TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica nos tempos atuais

Por:   •  11/3/2016  •  Artigo  •  6.004 Palavras (25 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 25

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3                                                                                                      

2 ÉTICA        4                                                                                                                  

2.1 DIFERENÇA ENTRE MORAL E ÉTICA           4                                                            

2.1.1 HISTÓRICO DA ÉTICA            5                                                                            

2.2 ÉTICA PROFISSIONAL         8                                                                              

2.2.1 CONCIÊNCIA E VIRTUDE ÉTICA         9

2.2.2 CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL                10                

2.3 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES         11

2.3.1 PERFIL ÉTICO DAS ORGANIZAÇÕES        12                                       7                                          

2.3.2 EMPRESA ÉTICA         14                 8                                                                      

2.4 ÉTICA DO ADMINISTRADOR            14                                                                  

2.4.1 CÓDIGO DE ÉTICA DO ADMINISTRADOR             15                                                                                            

        

3 CONCLUSÃO            16                                                                                                

REFERÊNCIAS             17                                                                                                

APÊNDICES                  18        

                                                                                             

ANEXOS         19                                                                                                              


1 INTRODUÇÃO

2 ÉTICA

 A expressão ética deriva do grego ethos, que significa etimológico “modo de ser” ou “caráter”. Vásquez (1999) admite que a ética é isenta de atribuir normas em atos insolados, analisa-se atentamente a moral.

Segundo Vásquez (1999) a ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, ou seja, é a ciência de uma forma específica de comportamento humano. Como ciência, a ética parte de certo tipo de fatos, visando discernir os princípios gerais. Neste sentido, embora parta de dados empíricos, isto é, da existência de um comportamento moral afetivo, não pode permanecer no nível de uma simples descrição ou registro dos mesmos, mas os transcendem com seus conceitos, hipóteses e teorias. Enquanto conhecimento científico, a ética deve aspirar à racionalidade e objetividade mais completas e, ao mesmo tempo, deve proporcionar conhecimentos sistemáticos, metódicos e, no limite do possível, comprováveis. A ética é a ciência da moral, isto é, de uma esfera do comportamento humano.

A ética pode ser refletida de forma científica ou filosófica e, em muitos casos, até como uma ciência teológica, afirma Valls (1994). De forma mais abrangente, pode-se considerar a palavra em questão como: o estudo das ações ou costumes de uma sociedade. A ética é um valor importante na formação de caráter do ser humano. 

2.1 DIFERENÇA ENTRE MORAL E ÉTICA

Perante o cotidiano social tal qual o indivíduo enfrenta diversas situações diárias, na qual, para resolvê-los, recorre-se a determinados argumentos, normas, atos, juízo ou razões para justificar a decisão tomada.

 A partir do argumento, ditado por Vásquez (1999, p.), “que a ética aparece como um comportamento redigido por normas, que consiste o fim, visado pelo comportamento moral, visto que faz parte do indivíduo,” muita gente confunde ética com moral, de modo que essa diferença é facilmente esclarecida pela citação supracitada. A moral é um conjunto de ideias estabelecidas dentro de uma sociedade sem que haja um estudo cientifico, seguido por um grupo de pessoas, independente de se conhecerem.

Salienta-se que a moral vincula-se com o comportamento pessoal diante de uma situação, ou seja, cada ser apresenta um posição diante de um acontecimento, no qual pode ocorrer divergências. Quando se fala em ética, admite-se o estudo científico elaborado com normas generalizadas que se emancipa dos problemas morais da vida cotidiana. No que diz respeito à ética, aceita-a como teoria que apura a forma de um comportamento dos homens, da moral, considerando sua totalidade, variedade e adversidade.

Segundo Srour (2003, p.31), “as morais vem a ser conjunto de regras de comportamentos e códigos de conduta que coletividades adotam, quer seja nação, uma categoria social, uma comunidade religiosa ou uma organização qualquer.” Compreende-se que a definição de moral está ligada às atitudes cotidianas de todos aqueles que atuam na sociedade, tornando-se desta forma objeto de estudo da ética, o que se remete às palavras de Vasquez (1999).

Diante das ideias supracitadas, não se pode confundir ética e moral, mesmo que essas estejam interligadas. Por fim, a conduta que o indivíduo pratica na sociedade, ou melhor, o comportamento moral do homem auxilia na análise da ética.

2.1.1 HISTÓRICO DA ÉTICA

A idade antiga, marcada pelos pensadores e filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles, estes definem ética como o caminho da sabedoria, desse modo, da felicidade. Em suma, os filosóficos vêm a ética a partir de uma reflexão ontológica. Enquanto na idade média, o renascimento considerava uma época ofuscada e marcada pelo preconceito, contudo teve feitos relevantes no plano cultural, na formação de pensamentos filosóficos e científicos. Neste período, a política e a sociedade existentes eram mais complexas, do qual, nas questões ideológicas, a teoria dominava a prática, uma vez que o cristianismo era a religião oficial que dominava tudo, inserindo a prática moral. Passos (2013), em seus estudos salienta que a ética cristã compõe a afinidade entre o homem e Deus, a partir das verdades reveladas. Essa estudiosa traz em sua obra a divergências entre esses períodos, do qual a era média concentra-se na fé, deixando a filosofia para segundo plano. Destaca o bem estar em Deus, melhor, antes a felicidade era atingida pelo próprio ser, enquanto na idade média a felicidade se encontra no campo transcendental e para alcança-la requer compreender o fim último, que se encontra em Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (182.2 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com