TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Stress nos tempos atuais

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 4

  1. INTRODUÇÃO

Ao fazer uma pesquisa na sociedade, busca-se descobrir as causas do estresse, este sendo o motivo de muitos problemas tanto profissionais quanto emocionais, físicos, e psicológicos. Neste trabalho irei me aprofundar mais e explicar o que é o estresse em si, quais são seus efeitos, os tratamentos usados para o combate e o efeito que ele vem causando nos profissionais no mercado de estética.


  1. DESENVOLVIMENTO

A palavra estresse tem sua origem no latim e significa aflição e adversidade, seja ele de natureza social, psicológica ou física, este é um conjunto de reações fisiológicas que em grande intensidade ou duração causam um desequilíbrio no organismo.

Um levantamento realizado pela associação internacional do controle de estresse, ISMA (International Stress Management Associotion) revelou que o Brasil é o segundo país do mundo com níveis de estresse altíssimos (BITTENCOURT p. 1)

Um dos primeiros estudos realizados foi pelo pesquisador Hans Selye que em 1936 submeteu cobaias a estímulos estressores e observou um padrão na resposta comportamental e física dos animais, com isso ele introduziu o termo estresse na área da saúde. Mais tarde, a palavra passou a ser utilizada para delinear a situação que desencadeiou seus efeitos. Entre as principais causas do estresse estão: Mudanças, sobrecarga, drogas em geral, ruídos, baixa auto estima, esforços físicos, esses fatores geralmente geram efeitos que prejudica a saúde física, mental, e emocional do individuo, aqui estão alguns exemplos;

- Diminuição da libido;

- Diminuem os interesses e o entusiasmo;

- Aumento na dificuldade de dormir;

- Aumento no índice de erros;

- Aumento da hipocondria;

- Abaixam os níveis de energia;

- Surgem padrões bizarros de comportamento;

- Aumento de problema na articulação Verbal;

- Aumento nas tensões físicas ou psicológicas;

- Cresce o uso de drogas;

- Diminuição significativa da auto estima;

-Redução na velocidade das respostas;

- Aumentam as explosões emocionais;

- Diminuição da concentração e do estado de atenção;

- Perda de memória de curto e longo prazo;

- Aumento da desatenção

Entre vários outros, as incidências desses efeitos variam de pessoa pra pessoa e pouquíssimas apresentam todos os sintomas de uma vez. Sendo assim essas pessoas precisam de um tratamento adequado pois o estresse se não tratado pode acarretar a problemas mais sérios como a depressão, hoje em dia com a evolução dos estudos e da medicina nós encontramos várias medidas que podem ser tomadas tanto para a prevenção como para o tratamento e auxilio dessa doença, aqui irei citar alguns deles:

A Atividade Física que proporciona uma sensação de bem estar no corpo pois a praticando é liberada uma substancia chamada endorfina que proporciona uma sensação relaxante e calmante, entre outros benefícios.

Tratamento medicamentoso, este só pode ser prescrito por um médico, entre os remédios mais usados estão: calmantes, antidepressivos e ansiolíticos.

Alimentação, uma dieta balanceada, incluindo Verduras(Alface, rúcula, acelga, agrião) frutas ricas em Vitamina B, Vitamina C, Magnésio e Manganês, o Cálcio que está presente em suplementos, no leite e derivados e sempre lembrando da água.

Além desses tratamentos existem os tratamentos alternativos como Fitoterapia que é feito a base de plantas e produtos naturais, aromoterapia á base de odores, cromoterapia a base de aplicação de cores, Reiki que é uma técnica de energização através da troca de energia, acupuntura que é baseada na medicina tradicional chinesa e a massagem terapêutica que abrange o Shiatsu, a Quick Massage, Massagem Ayurvédica, Terapia com pedras quentes, entre outras.

Com todas essas observações e tratamentos disponíveis ainda há pessoas que não as procuram as vezes por falta de tempo ou informação, estas acabam aumentando seu problema, como foi o caso de uma das esteticistas que apliquei o questionário, mesmo com todo o conhecimento pois trabalha nessa área não encontra tempo e acha que estes sintomas são consequência do cansaço, contudo a base que tive foi que cada vez mais elas buscam perfeição na profissão que exercem pois o este mercado de trabalho exige cada vez mais esforços da parte delas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (207.2 Kb)   docx (136.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com