TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toxina Estafilocócica

Ensaios: Toxina Estafilocócica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/2/2014  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 2

TOXINA ESTAFILOCÓCICA:

Alguns alimentos são facilmente contaminados por diferentes agentes etioló-gicos, podendo levar a doenças, manifestações por ação de microrganismos patogênicos ou por suas toxinas, são um importante elo na cadeia epidemioló-gica de doenças transmissíveis, sendo fundamental observar sua conservação em condições não adequadas, favorecendo a multiplicação de microrganismos causando alterações e/ou produzindo sintomas de intoxicação alimentar nos consumidores.

O Staphylococcusspp. é um dos agentes mais comuns responsáveis por sur-tos de intoxicação alimentar, por serem normalmente transmitidos aos alimen-tos por meio de manipuladores, portadores assintomáticos, e por meio dos animais como o gado leiteiro portador de mastite, por sua versatilidade nutrici-onal e capacidade de crescimento em condições ambientais.

Intoxicação estafilocócica, causada por enterotoxinas produzidas por espécies de Staphylococcus, tem sido um problema constante em Saúde Pública, em vista da freqüência dos casos e da termoestabilidade das toxinas.

Os principais alimentos relacionados à contaminação com as toxinas estafilo-cócicas são os cremes, bolos e coberturas de bolo, produtos feitos com

ovos, carnes, frangos, atum e maionese. Este tipo de intoxicação não está re-lacionada a alimentos industrializados.

O mecanismo pela qual a toxina estafilocócica causa sintomas ainda não está clarammente definido, mas parece que a mesma estimula o sistema nervoso autônomo.

Os principais sintomas da intoxicação ocorrem geralmente em 6 horas após a exposição, tendo o aparecimento de náuseas, vômitos, diarréia e dores abdo-minais sendo a febre um achado ocasional.

Uma cuidadosa preparação dos alimentos pode prevenir a contaminação ali-mentar por estafilococos. Qualquer pessoa que tenha uma infecção estafilo-cócica na pele, como furúnculos ou impétigo, não deve manipular alimentos para os outros antes de se encontrar completamente livre da infecção.

O tratamento consiste normalmente em beber líquidos adequados. Quando os sintomas são graves, o médico pode administrar injecções ou prescrever supo-sitórios para ajudar a controlar as náuseas. Por vezes, a perda de líquidos é tal que têm de ser repostos por via endovenosa. A administração rápida de líqui-dos e de electrólitos por via endovenosa proporciona muitas vezes uma grande melhoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com