TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Whey Protein Provoca Acne

Trabalho Escolar: Whey Protein Provoca Acne. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 5

A acne é atualmente a doença de pele mais prevalente no mundo ocidental, ao ponto de já ser mesmo considerada uma epidemia, que afeta até 90% por cento dos adolescentes (1) e também uma percentagem significativa de indivíduos adultos, especialmente mulheres (2).

Muitos desses indivíduos afirmam que a ingestão de determinados alimentos, tais como o leite, chocolate, e outros, têm tendência a agravar a acne.

Da mesma forma, uma boa percentagem das pessoas que começam a ingerir de suplementos de proteína, especialmente de whey protein, também costumam referir o surgimento de acne ou o agravamento da acne pré-existente após alguns dias ou semanas de consumo.

Na verdade, este parece ser um problema cada vez mais comum à medida que o consumo de whey protein tem vindo a tornar-se cada mais popular entre os praticantes de musculação. Fenómeno esse que também foi notado por vários dermatologistas e nutricionistas (3).

Mas será que o consumo de lacticínios, especialmente de suplementos de proteínas do leite, tais como a whey protein (soro de leite) e a ingestão de leite provocam ou agravam a acne?

A whey protein provoca acne?

Já tínhamos publicado anteriormente um artigo que relacionava o consumo de whey protein ao aparecimento ou aumento da severidade da acne já existente num grupo de 5 adolescentes (4).

Entretanto, desde a data da publicação desse artigo (em 2012), já foram realizados várias outras investigações que nos poderão ajudar a obter uma resposta mais fidedigna a esta questão.

Como exemplo, em 2013 foi publicado um estudo observacional que foi realizado na cidade de João Pessoa, no Brasil, que envolveu 30 participantes com idades entre os 18-30 anos e que tinham iniciado recentemente a toma de um suplemento de proteína (5).

Durante a investigação, cada participante foi examinado em três ocasiões e acompanhado ao longo de um período de 60 dias. O primeiro exame ocorreu antes dos participantes terem iniciado o uso do suplemento de proteína, o segundo exame ocorreu passado 30 dias de uso e o terceiro após 60 dias de uso.

De notar que o whey protein (proteína do soro de leite) foi o tipo de suplemento de proteína que praticamente todos os participantes do estudo consumiram.

Durante esse período de tempo, os investigadores registaram a presença de acne, bem como um aumento do número de lesões provocadas pela mesma.

Estes escreveram:

No início do acompanhamento, apenas 56,7% dos indivíduos apresentaram lesões acneiformes, com graus que variaram de I a II.

Após dois meses de uso do suplemento protéico, todos os pacientes apresentaram lesões acneiformes, 30% deles de grau III.

Na tabela abaixo poderá observar a evolução do agravamento da acne que ocorreu nesses indivíduos.

Tipo de lesão Mês 0 Mês 1 Mês 2

Comedões 11.7 16.6 19.7

Pápulas 1.87 10.2 15.8

Pústulas 0.3 9.5 14

Cicatrizes 3.1 4.1 4.9

Nº total de lesões 17.1 40.4 54.4

Os investigadores concluíram:

Este estudo demonstrou o surgimento de acne com o uso progressivo de um suplemento de proteína, num período de dois meses.

Sugere-se que o uso deste tipo de suplementação seja desencorajado.

Porque motivo é que o whey protein provoca acne?

Recorde que os suplementos de whey protein são um concentrado de proteína do soro de leite. Proteína essa que constitui cerca de 60% da proteína presente no leite materno e de 20% do leite de vaca.

A acne pode ser considerada um problema de pele derivado de uma dieta que produz uma libertação exagerada de insulina. Considera-se que o leite e a whey proteín contribuem para elevar de forma significativa os níveis de insulina e de IGF-1.

Na verdade, o seu consumo resulta num aumento de insulina e de IGF-1 comparável ao de alimentos de elevado índice glicémico, como o pão branco (6).

De fato, a whey protein parece ser a principal responsável pelas propriedades estimuladoras de libertação de insulina do leite (7), e a inclusão de whey protein numa refeição com carboidratos promove uma maior segregação de insulina e também uma redução mais rápida dos níveis de glucose no sangue (8).

A insulina induz a secreção de IGF-1 no fígado e os níveis elevados de ambas as hormonas estão associadas a uma maior produção de sebo e atuam de forma negativa no crescimento epitelial folicular, e no processo de queratinização da pele, estimulando assim o surgimento ou agravamento da acne (9).

Apesar de não existir um grande número de estudos que associem o consumo de proteína do soro de leite à acne, existe um grande número de investigações que associa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com