TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consumo de Whey protein em praticantes de atividade física em Teresina

Por:   •  15/4/2015  •  Monografia  •  4.427 Palavras (18 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 18

ASPECTOS RELACIONADOS AO CONSUMO DE WHEY PROTEIN EM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO DE ACADEMIAS EM TERESINA-PI.

Título resumido: Aspectos relacionados ao consumo de Whey Protein em Praticantes de Musculação.

Short title: Aspects related to the consumption of  Whey Protein in bodybuilders.

FRANQUIMAR FREIRE FARIAS FILHO

 

Teresina, maio de 2013.

RESUMO

        O presente trabalho teve por objetivo verificar o consumo de suplementos nutricionais à base de proteína do soro do leite, chamados de Whey Protein em praticantes de musculação. Como procedimento foi realizada uma pesquisa de campo em cinco academias situadas na zona leste da cidade de Teresina, por meio da aplicação de um questionário adaptado delimitado nas variáveis: suplemento utilizado, finalidade do uso, quem indicou, dentre outros. Foi estudada uma amostra de 103 alunos e verificou-se que 74,7% consumiam algum tipo de suplemento alimentar, destes 58% afirmaram consumir Whey Protein. Concluiu-se que a prevalência do uso de suplementos no grupo analisado  foi alta e percebeu-se que a maioria desses consumidores não consultou um profissional adequado, no caso o nutricionista, para a prescrição do produto. Ficando então clara a necessidade de ações para a educação nutricional do consumidor de suplementos, com o objetivo de aumentar o nível de informações sobre os mesmos e garantir segurança na sua utilização.

Palavras Chave: Suplementos Nutricionais, Whey Protein, Academias, Praticantes de Musculação.

ABSTRACT

This study aimed to verify the consumption of nutritional supplements based on whey protein in milk practicing bodybuilding. Procedure was performed as a field research at five colleges located in the east of the city, through the application of a questionnaire adapted bounded in the variables: adding more used, purpose of use, correct use, who stated, among others. The sample consisted of 103 students and found that 74.7% consumed some type of food supplement, said to consume 58% of Whey Protein. It was concluded that the use of supplements in the group analyzed is very high and found that the majority of consumers do not consult an appropriate professional to prescribe the product, showing the need for nutrition education of consumers in order to increase the level of information about them and ensure safety in use.


Keywords: Nutritional Supplements, Whey Protein, Academies, Practitioners of Bodybuilding.

 

INTRODUÇÃO

A suplementação vem se tornando cada vez mais comum no meio esportivo porque os atletas ou mesmo as pessoas que praticam atividade física geralmente visam um melhor rendimento e/ou ganho de saúde ou forma física, além de os freqüentadores de academias de ginástica serem indivíduos que geralmente possuem um alto nível de escolaridade, possuindo recursos para a prática de atividade física e para uma alimentação saudável, obtendo um acesso a informações sobre nutrição e atividade física (LIBERALI et al,2008).

Suplementos Nutricionais são definidos como substâncias adicionadas à dieta principalmente: vitaminas, minerais, ervas e botânicos, aminoácidos, metabólicos, constituintes, extratos ou combinações de qualquer desses ingredientes. Recomenda-se que suplementos dietéticos não sejam considerados alimentos convencionais da dieta. É consenso, na comunidade científica, que a dieta pode fornecer todos os nutrientes necessários a uma vida saudável. Sendo assim, a suplementação da dieta é recomendada apenas em situações específicas ( PELUZIO et al, 2007).

   O Ministério da Saúde,  por meio da Portaria de nº. 33, institui como suplementos apenas vitaminas ou minerais isolados ou combinados entre si, desde que não ultrapassem 100% da ingestão diária recomendada. Já os alimentos para praticantes de atividade física, um subgrupo dos chamados alimentos para fins especiais, de acordo com a portaria de n.222 publicada pelo MS, em 1998, são definidos como alimentos especialmente formulados e elaborados para praticantes de atividade física, incluindo formulações contendo aminoácidos oriundos da hidrólise de proteínas, aminoácidos essenciais e aminoácidos de cadeia ramificada (BEISEK et al, 2005).

Exercícios físicos, principalmente os resistidos com pesos, são de extrema importância para impedir a atrofia e favorecer o processo de hipertrofia muscular, melhorando a qualidade de vida dos indivíduos. Além disso, a nutrição exerce papel fundamental nesse processo. Pessoas fisicamente ativas e atletas necessitam de maior quantidade protéica que as estabelecidas para indivíduos sedentários (HARAGUCHI, 2006).

O exercício físico, em geral, requer um maior aporte protéico, o que se deve a uma maior utilização de aminoácidos como fonte energética no metabolismo. Na atividade física, a diminuição da disponibilidade de aminoácidos pode limitar o efeito estimulatório da insulina sobre a síntese tecidual de proteínas. Excessos na ingestão de proteínas podem, contudo, proporcionar efeitos negativos no metabolismo hepático e renal (SGARBIERI, 2004).

As proteínas do soro do leite têm sido muito utilizadas com base em suas propriedades funcionais. A Whey protein, também chamada de lactoalbumina, é uma proteína do leite bastante concentrada e estudos reconhecem que a suplementação com esta proteína tem proporcionado melhores resultados em atletas e esportistas tornando-se, por este motivo, uma das substâncias mais consumidas no meio esportivo (BACURAU, 2006).

Nas últimas décadas, numerosas pesquisas vêm demonstrando as qualidades nutricionais das proteínas solúveis do soro do leite, também conhecidas como Whey Protein. As proteínas do soro são extraídas da porção aquosa do leite, gerada durante o processo de fabricação do queijo. Durante décadas, essa parte do leite era dispensada pela indústria de alimentos. Somente a partir da década de 70, os cientistas passaram a estudar as propriedades dessas proteínas (HARAGUCHI, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (374.8 Kb)   docx (941.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com