TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E FUNCIONAL

Por:   •  23/7/2021  •  Bibliografia  •  2.736 Palavras (11 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

nutrição

DENISE ANDRADE FARIA

LAIS REGINA MONTEIRO MACIEL

MARIANE MOURA SILVA

TAÍS MONTEIRO MACIEL

TATYELLE APARECIDA RIBEIRO DE FREITAS

THAIS ALVES TELES

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E FUNCIONAL

[pic 3]

ITUMBIARA - GO

 2020

DENISE ANDRADE FARIA

LAIS REGINA MONTEIRO MACIEL

MARIANE MOURA SILVA

TAÍS MONTEIRO MACIEL

TATYELLE APARECIDA RIBEIRO DE FREITAS

THAIS ALVES TELES

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E FUNCIONAL

Produção textual em grupo apresentada à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral

Orientador: Prof. Aline Menezes   Tiburcio Roque

Daniele Cristina Fernandes Niehues

Flavia Maronesi

Naiara Lourenço Mari

ITUMBIARA - GO

2020

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        DESENVOLVIMENTO        6

2.1.        Receita Funcional de Coxinha de Frango        6

2.1.1.        Recheio        6

2.1.2.        Massa        7

2.2.        TABELA NUTRICIONAL        10

2.3.        ANÁLISE SENSORIAL        10

2.4.        RESTAURANTE POPULAR        13

3.        REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        15

  1. INTRODUÇÃO

A presente pesquisa tem como intuito de demonstrar os benefícios de uma alimentação saudável e funcional, buscando fornecer alternativas saudáveis de alimentos tradicionais da culinária Brasileira. Podendo assim facilitar a implementação de uma alimentação mais saudades por meio de sabores já conhecidos. Neste contexto este trabalho terá como o foco e tema a Alimentação saudável e funcional, com foco principal na receita de coxinha de frango.

A coxinha pode ser considerada um dos quitute mais tradicionais do Brasil, dificilmente tenha algum brasileiro que não tenha experimentado uma coxinha, esse salgado se trata de uma marca registrada da culinária brasileira, sendo de fato uma paixão nacional (BELLONI, 2019).

A origem da coxinha e incerta, mas se sabe que ela não é brasileira acredita-se na versão que:

Circula na internet uma versão curiosa, que tomou fôlego após ser publicada, em 2000, no livro Histórias e receitas – Sabor, tradição, arte, vida e magia, de Nadir Cavazin, editado pela Sociedade Pró-Memória de Limeira. Reza a lenda, segundo a autora, que o salgado nasceu no século 19, na fazenda Morro Azul, onde a princesa Isabel e o Conde d’Eu mantinham um filho com deficiência mental, que se recusava a comer qualquer coisa além de coxas de galinha fritas. Um belo dia, sem aves à disposição, a aflita cozinheira teria inventado o quitute a partir de sobras, na tentativa de enrolar o patrãozinho (PINHO, 2016).

Essa receita sofreu diversas alterações durantes os anos, porem a base da coxinha trata-se de uma massa macia de farinha de trigo, podendo levar batata encobrindo um recheio de frango com ou sem catupiry, e frito em óleo de soja (BELLONI, 2019).

Para orientar este estudo apresenta-se como problema de pesquisa a seguinte questão: Como a alimentação funcional pode ajudar na qualidade de vida de um individuo?

Baseando-se na importância do trabalho de pesquisa formula-se a seguinte hipótese: Acredita-se hipnoticamente que uma dieta rica em alimentos funcionais acarreta um maior bem estar do indivíduo, dando mais disposição e energia para os mesmos, contribuindo assim, para uma melhoria da qualidade de vida.

Tendo ainda como objetivos específicos que norteiam esta pesquisa: entender os benefícios da Alimentação; compreender as dificuldades para implantar nossas receitas no mercado e verificar sobre o surgimento dos restaurantes populares. Serão ainda discutidas outras questões que possam ser levantadas ou aprofundadas no decorrer da elaboração do estudo.

Apresenta-se como justificativa social que este trabalho possa demonstrar a sociedade como se alimentar de maneira saudável e funcional pode ser acessível e saboroso, enfatizando os benefícios fornecidos pela alimentação funcional.

 Já, como justificativa científica este estudo poderá abrir caminhos para os acadêmicos e profissionais da área em questão fornecendo conhecimentos sobre esta temática, contribuindo para ampliar e verificar a necessidade da implantação de novas receitas funcionais a nutrição.

De tal modo, este trabalho procura definir a funcionalidade da alimentação para melhor compreensão da Temática, buscando a partir do embasamento teórico demonstrar os benefícios de optar por alimentos naturais.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Receita Funcional de Coxinha de Frango

Ingredientes

1 Batata doce grande

1 Cebola média

1 Colher de sopa de azeite extra virgem

3 dentes de alho

1 tomate s/ pele e sementes

½ Peito de frango

Sal do Himalaia

Semente de chia

Farinha de Linhaça

  1. Recheio

Em uma panela de pressão coloque meio peito de frango, cubra com agua acrescente 2 colheres de sal do himalaia, e deixe ferver por 20 min. Desfie e reserve. Em outra panela quente coloque uma colher de azeite extra virgem, adicione uma cebola picada em cubos, acrescente o alho e deixe dourar.

[pic 4][pic 5]

Acrescente o peito frango desfiado, adicione os tomates sem sementes e deixe apurar, coloque sal a gosto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (940.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com