TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL

Por:   •  12/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.803 Palavras (16 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 16

ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL

Ao ler o estudo clínico a ser analisado de uma paciente que foi à procura dos serviços de um SPA, por estar enfrentado alguns problemas no seu dia-a-dia. Estes problemas relatados pela mesma envolvem dor muscular com comprometimento articular, pois a mesma se queixa de acordar diariamente com dor no pescoço, mas que vai melhorando durante o dia, porém continua doendo com o movimento.

Outro problema verificado está relacionado com a nutrição, pois a mesma possui falta de apetite, queda de cabelo e unhas quebradiças.

E o terceiro problema se relaciona com a estética, pois a paciente notou pequenas manchas na pele do rosto e das mãos, sendo estas claras e pequenas.

Esta pessoa pode então estar estressada, com problemas emocionais, com problemas de estética que podem ocasionar nesta pessoa um desconforto tal que não consegue nem se socializar.

Assim, definida a problemática, pode-se formular questões sobre este caso clínico.

As questões que podem ser formuladas são as seguintes:

  1. Quais os motivos que levam esta paciente a levantar diariamente com dor no pescoço?
  2. Por que esta dor melhora durante o dia, mas incomoda com o movimento?
  3. Quais os motivos que levam a paciente ter insônia e falta de apetite?
  4. O que está faltando na alimentação da paciente para que ela tenha um quadro de queda de cabelo e unhas quebradiças?
  5. Por que estão aparecendo manchas em sua pele, principalmente, no rosto e nas mãos?
  6. Alguns destes sintomas podem advir de estresse?
  7. Todos esses sintomas podem levar a pessoa a ter problemas de convívio social?

Existem inúmeras causas que podem levar a este quadro clínico do caso em estudo.

Os motivos que podem levar uma pessoa a levantar com dor no pescoço, que se trata de uma dor tensional, podem estar ligados a dormir de mau jeito, a utilizar um travesseiro que não está adequado com a sua coluna cervical. Também pode ser ocasionada por ter uma postura ruim, ou por carregar muito peso normalmente. Este sintoma também pode ocorrer devido à pessoa não estar tendo boas noites de sono por estar estressada ou com problemas, pois quando se está dormindo faz-se vários movimentos involuntários, principalmente se não se está conseguindo dormir, o que pode desequilibrar a cabeça, provocando dores no pescoço.

Como esta dor vai melhorando durante o dia, pode estar relacionada com o dormir de mau jeito, ou com o travesseiro ou com insônia, porque durante o dia a pessoa vai se movimentando, se alongando e aquece a musculatura do pescoço fazendo com que a dor diminua.

Porém, como esta dor incomoda com o movimento é porque já se trata de uma dor muscular mais aguda que está se tornando crônica, e que pode ter outras causas que devem ser pesquisadas.

Outras queixas da paciente são a insônia e falta de apetite. A insônia pode ser causada por estresse, depressão ou maus hábitos de sono e de alimentação.

Como se pode perceber estão interligados os sintomas, pois a dor no pescoço pode ser devido a problemas com o sono, e a mesma se queixa de insônia. E a insônia pode ter como causa também maus hábitos alimentares o que se encaixa com a falta de apetite.

Queda de cabelo e unhas quebradiças, são um sinal de que algo está errado com o organismo, que o corpo está sentindo falta de alguma coisa ou que está aparecendo algum tipo de doença.

O que pode estar ocorrendo é uma falta de vitaminas, proteínas e minerais que o corpo necessita para se manter saudável.

A queda de cabelo pode ser pela falta de queratina no organismo, como também pela falta de vitamina C e E. Outro fator que pode provocar a queda é a falta de ferro que além de causar anemia pode fazer com que os cabelos caiam.

As unhas quebradiças é outro sinal de problemas com a alimentação, porque também ocorre pela falta de alguma substância no organismo. Um exemplo é a falta de cálcio, que ajuda na formação dos ossos, dentes, como também deixa as unhas mais fortes.

Outro mineral que pode estar faltando no organismo da paciente é o magnésio, que além de provocar quebra das unhas também provoca contração muscular.

E ainda a falta de vitamina A que pode provocar o envelhecimento e a morte de células e as unhas quebradiças.

O aparecimento de manchas brancas na pele do rosto e das mãos, pode ser excesso de sol, ou seja, uma pessoa que não fez uma devida proteção solar., ao longo da vida.

Também estas manchas claras ocorrem já em pessoas de mais idade, que é o que pode estar ocorrendo com a paciente, que é a falta de melanina, porque pode ter ocorrido a morte dos melanócitos que produzem esta substância, tratando-se assim de uma acromia que é a ausência de pigmentação da pele.

Posto isto, pode-se analisar os exames que a paciente levou para o SPA, onde mostra que a mesma está com um quadro de anemia leve, ou seja, se estes exames já eram anteriores e ela fez tratamento, está ocorrendo uma recorrência, isto é, o tratamento foi inadequado ou a paciente não o fez com seriedade. Logo a anemia pode provocar a insônia que ela alegou estar tendo, e que, por conseguinte pode provocar a dor no pescoço.

Os exames também mostraram a falta de ferro, cálcio, magnésio, vitaminas C e E. todos esses resultados dos exames se encaixam nos sintomas descritos pela paciente e que foram descritos acima.

Enfim, todos esses problemas que estão ocorrendo com a paciente podem fazer com que a mesma não consiga viver socialmente, pois está com manchas na pele, cabelo caindo, unhas quebradas. Logo, isso faz com que ela tenha vergonha de estar com outras pessoas.

Verificando todos esses aspectos, o que se pode indicar como tratamento seria, fazer fisioterapia para tentar solucionar o problema muscular da dor no pescoço, como também verificar o tipo de travesseiro usado para verificar se está adequado à pessoa. Como foi descoberto no SPA que a paciente está com encurtamento da musculatura do pescoço e ombro, o que pode estar provocando a dor contínua ao levantar como também a dor nos movimentos a fisioterapia é uma opção de tratamento. Também podem ser feitas massagens relaxantes através da utilização de óleos que ajudam no fortalecimento da musculatura.

No caso da anemia, queda de cabelos, unhas quebradiças e falta de apetite, o que se aconselha é a consulta com um nutricionista que reveja a dieta alimentar da paciente, enriquecendo esta dieta com proteínas, vitaminas e minerais que ajudem no equilíbrio do organismo e, por conseguinte diminuir os sintomas da paciente e até curá-los.

E, por fim, no que diz respeito à estética do rosto e das mãos aconselha-se consultar um dermatologista que venha a indicar dermocosméticos que ajudem a melhorar o aspecto da pele, diminuído as manchas, e como foi verificada a aparência de pele fotoenvelhecida na paciente receitar creme rejuvenescedor para não só para melhorar a aparência de pele, como também para retardar o seu envelhecimento e o aparecimento de mais manchas. Receitar filtro solar que deve ser utilizado diariamente, mais de uma vez por dia, principalmente em dias mais ensolarados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com