TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Higiene e Legislação

Por:   •  17/9/2019  •  Artigo  •  2.428 Palavras (10 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 10

DESENVOLVIMENTO DE RECEITAS SUSTENTÁVEIS.

TUCKUMANTEL, Alessandra Munhoz

SANTANA, Ana Caroline Silva

BERNINI, Caroline

PIERRE, Danielly do Carmo        

CAMARGO, Julia Vitória

FLORIANO, Maria Eduarda

LASTORIA, Pietra Boianosk

ANDRADE, Thiago

RESUMO

O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo e produz toneladas de resíduos orgânicos por ano. Uma das alternativas para minimizar a geração desses resíduos ou se evitar o desperdício seria o Aproveitamento Integral dos Alimentos (AIA), no qual um determinado alimento é usado na sua totalidade, como as cascas, talos e sementes. Neste sentido, este trabalho teve o objetivo de realizar receitas sustentáveis e nutritivas, como uma forma alternativa tanto para restaurantes de grande porte, quanto para pessoas que não possui acesso aos alimentos. Para isso, foi aplicado um projeto para todos os membros da sala pudessem criar suas próprias receitas, com os alimentos mais inusitados possíveis. Os resultados apontaram, que sim, é possível realizar receitas saborosas com partes que normalmente joga-se fora e que propicia muitos benefícios, como a redução da produção de lixo, redução de custos, sabor natural dos alimentos, uso dos orgânicos e seus inúmeros benefícios a saúde. Conclui-se que é possível estimular e conscientizar as pessoas do quão importante essa prática sustentável nos traz benefícios nos dias atuais. E com isso, podem ser elaboradas preparações nutritivas, saborosas, e principalmente que o aproveitamento total dos alimentos.

Palavras-chave: Aproveitamento integral dos alimentos; Desperdício de alimentos; Sustentável.

ABSTRACT

Brazil is one of the largest food producers in the world and produces tons of organic waste per year. One of the alternatives to minimize the generation of these residues or to avoid waste would be the Integral Food Utilization (AIA), in which a particular food is used in its entirety, such as the husks, stems and seeds. In this sense, this work had the objective of achieving sustainable and nutritious recipes, as an alternative way for both large restaurants and people who do not have access to food. For this, a project was applied so that all members of the room could create their own recipes, with the most unusual foods possible. The results pointed out that, yes, it is possible to make tasty recipes with parts that are usually thrown away and that offers many benefits, such as reduction of garbage production, reduction of costs, natural flavor of food, use of organic and its numerous benefits the health. It is concluded that it is possible to stimulate and make people aware of how important this sustainable practice brings us benefits in the present day. And with that, nutritious, tasty preparations can be made, and especially that the full use of food.

Keywords: Whole food utilization; Waste of food; Sustainable.

  1. INTRODUÇÃO

No Brasil são produzidos 76,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano no Brasil. Cada brasileiro gera em torno de um quilo de lixo por dia, sendo que 65% desse total é representado por lixo orgânico. Esse fato aponta um dos maiores problemas da sociedade atual, com desperdício de alimentos e assim contribuindo para o impacto ambiental (INSTITUTO AKATU, 2004).

Para evitar esse desperdício, o correto seria a elaboração e a utilização de receitas sustentáveis, ou seja, aquelas que aproveitam 100% do alimento. Folhas, casas, talos e sementes são exemplos de algumas partes dos alimentos que joga-se fora, por não ser tão convencionais na alimentação. Porém o que muitos não sabem é que nessas “sobras” existem nutrientes riquíssimos para uma alimentação balanceada.

Além do menor impacto ambiental, o AIA possibilita maior aporte nutricional para a população. Partes de frutas e hortaliças são, geralmente, desprezadas e poderiam ser utilizadas como fontes alternativas de nutrientes, com o objetivo de aumentar o valor nutritivo das refeições, visto que vitaminas, sais minerais, proteínas e fibras estão concentradas em partes não aproveitáveis dos alimentos que e, em alguns casos, estão presentes em quantidade maior que na parte costumeiramente utilizada (PEREIRA et al, 2003). Dessa forma, devemos aproveitar tudo que o alimento pode oferecer como fonte de nutrientes.

É através dos alimentos que se consegue os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento e um bom crescimento, através dos processos bioquímicos e fisiológicos existentes. Segundo a Antropologia da Nutrição, o ato de comer está relacionado a diversos fatores, como por exemplo a valores sociais, culturais e sensoriais. E com isso muitas vezes, comer realça ainda mais os laços afetivos.

De acordo com o Ministério da Saúde, no Guia Alimentar para a População Brasileira, uma alimentação saudável é aquela que reúne seis atributos, que estão relacionados a uma alimentação acessível (acessibilidade física e financeira), variedade incluindo vários grupos alimentares, colorida para melhor oferta de nutrientes, harmônica em quantidade e qualidade, saborosa, segura sanitariamente e que respeita a cultura alimentar da população (BRASIL, 2014a). No Brasil, o Ministério da Saúde em parceria com a Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição (CIAN) lançou em 1999, a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), que age por meio de um conjunto de políticas públicas que propõem respeitar, proteger, promover e prover os direitos humanos à saúde e à alimentação (SANTOS et al, 2005).

BANANA

A banana (Musa spp.) pertencente à família Musaceae é uma das frutas mais consumidas no mundo, sendo explorada na maioria dos países tropicais, e no Brasil, é cultivada em todos os estados, desde a faixa litorânea até os planaltos (SILVA et al, 2005).

Este fruto é rico em carboidratos, potássio, vitamina A, B e C. seu consumo pode ser in natura, frita assada, cozida em doces caseiros, produtos desidratados (banana liofilizada, flocos e frutas na forma de passa) ou em produtos industrializados (Gouveia et al., 2004).

A cultura da banana tem uma elevada importância econômica e social em todo o mundo. Constitui o quarto produto alimentar mais produzido no planeta, precedido pelo arroz, trigo e milho, e em muitos países é a principal fonte de arrecadação e geradora de emprego e renda para uma parte expressiva da população (VIEIRA, 2009).

BRÓCOLIS

O brócolis é um vegetal cujas folhas, flores e talos são comestíveis. Ele é um alimento rico em cálcio (importante para a formação e manutenção dos ossos e dentes), fonte de vitaminas A e C. Além disso, apresenta ácido fólico, selênio e potássio (RODET,2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (375.6 Kb)   docx (164 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com