TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Consumo de suplementos de whey protein

Por:   •  14/12/2017  •  Monografia  •  5.331 Palavras (22 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

SANTO ANDRÉ

2017


thalita casemiro pires de souza

ra: 1835613368

nutriçÃo[pic 6]

[pic 7]

Consumo de suplementos de proteína do soro do leite por praticantes de treinamento de força: possibilidades de intervençÃo do nutricionista

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Anhanguera, como requisito parcial para a obtenção de título de graduado em nutrição.

Orientadora: Cristiane Akemi Miyake Tanigava

SANTO ANDRÉ

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................04

  1. A PROTEÍNA DO SORO DO LEITE....................................................................06
  2. TREINAMENTO DE FORÇA................................................................................09
  3. INGESTÃO DE PROTEÍNAS DO SORO DO LEITE POR PRATICANTES DE TREINAMENTO DE FORÇA E A INTERVENÇAO DO NUTRICIONISTA .........13

CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................................

REFERÊNCIAS..........................................................................................................19

 INTRODUÇÃO

A suplementação alimentar através do consumo de proteínas do soro do leite, atualmente tem sido comercializado para indivíduos que praticam exercícios resistidos sem finalidade competitiva para ganho de massa muscular esquelética em academias, podendo ter consequências para a saúde pelo uso indiscriminado de suplementos sem a orientação de um nutricionista, onde o profissional de nutrição pode atuar e intervir em benefício da sociedade nos casos do consumo indiscriminado e inadequado de suplementos de proteína do soro do leite.

O nutricionista pode intervir nos casos de ingestão inadequada de suplementos alimentares, onde o profissional pode esclarecer que o indivíduo consuma suplementos alimentares a base da proteína do soro do leite também conhecido como whey protein, instruindo para uma dieta adequada as necessidades diárias de acordo com o tipo de atividade física, a intensidade e duração, evitando consequências para a saúde dos praticantes de exercícios resistidos com pesos em academias.

A relevância do estudo da suplementação de proteínas do soro do leite por praticantes de exercícios físicos resistidos com pesos sem a orientação de um profissional de nutrição além da conscientização por parte dos praticantes de exercícios resistidos de força da real necessidade da suplementação com proteínas do soro do leite para uma população fisicamente ativa que não pratica exercícios físicos profissionalmente. A recomendação do Nutricionista como um importante meio de informação e intervenção da ingesta adequada de Whey Protein pelos praticantes de exercícios resistidos com pesos em academias e as consequências de uma ingestão indiscriminada de suplementos alimentares por praticantes de exercícios de força.

Atualmente a incidência do consumo de suplementos alimentares a partir da proteína do soro do leite para a hipertrofia muscular em praticantes de treinamento de força frequentadores de academia e suas consequências para a saúde de pessoas fisicamente ativas que não praticam exercícios profissionalmente sem a orientação de um nutricionista.

Qual a incidência do consumo da proteína do soro do leite na hipertrofia muscular em praticantes de treinamento de força frequentadores de academias sem a orientação de um nutricionista na atualidade.

O objetivo deste estudo é analisar as possibilidades de intervenção do nutricionista no planejamento da dieta alimentar associada à suplementação da proteína do soro do leite do praticante de treinamento de força em academias. Compreender a origem da proteína do soro do leite, suas propriedades nutricionais, seus componentes e benefícios. Apresentar teoricamente o treinamento de força e estabelecer a relação com a maior ingestão proteica e o ganho de massa muscular esquelética. Esclarecer a recomendação da ingestão dos suplementos de origem da proteína do leite, a quantidade de ingesta necessária para o treinamento de força e a sua relação com outros suplementos para exercícios resistidos com pesos. Discutir a intervenção do nutricionista na conscientização da suplementação a base da proteína do soro do leite por praticantes de exercícios resistidos de força em academias e as reais necessidades do consumo de suplementos alimentares e seu uso indiscriminado por praticantes de treinamento de força.

Serão usados como metodologia do trabalho científico: a revisão bibliográfica através de revistas científicas, os fichamentos dos resumos das revistas científicas e de citações referenciadas das mesmas.

  1. A PROTEÍNA DO SORO DO LEITE

O mais antigo registro relacionando a dieta proteica e a maior performance esportiva foi na Grécia no século V antes de cristo. Nesta época a alimentação era rica em vegetais, legumes e cereais, tendo apenas o registro de dois atletas que consumiam carne e tiveram aumento de peso e ganho de força (DUNFORD, 2012 APUD ZAMBÃO ET AL, 2015).

O termo whey protein envolve um conjunto de partes proteicas solúveis que nos deparamos no leite (MARSHALL, 2004 APUD MELO E BORDONAL, 2009) que são retiradas da parte aquosa do leite na produção de derivados do leite (HARAGUCHI, ABREU E DE PAULA, 2006 APUD MELO E BORDONAL, 2009). O soro do leite é um produto da fabricação de queijos que pode ser destinado para várias finalidades (SIQUEIRA, SOUZA E CERQUEIRA, 2002; TORRES, 2005; PACHECO E COLABORADORES, 2005 APUD ZAMBÃO ET AL, 2015).

O soro é uma fração produzida do coalho no processo de produção de queijos, tido como um resíduo ambiental por causa de sua grande quantidade de material orgânico. Sua reutilização é analisada para a maior ganho financeiro da indústria de laticínios e redução de impactos no meio ambiente (MIZUBUTI, 1994; BIEGER e RINALDI, 2009 APUD OLIVEIRA ET AL, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)   pdf (290.4 Kb)   docx (48.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com