TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÁGUA E ESTRATÉGIAS DE HIDRATAÇÃO

Por:   •  7/3/2019  •  Resenha  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 6

ÁGUA E ESTRATÉGIAS DE HIDRATAÇÃO

A água é indispensável para o bom funcionamento do corpo humano, já que este é
homeotérmico, com temperaturas na faixa da normalidade entre 36 a 37° C, sempre que houver alterações nessa faixa de temperatura o corpo estimula a ação de mecanismos de ajustes.

Importância da agua:

A água é vital para a manutenção da homeostase;

Está envolvida em todos os processos metabólicos;

Transporta nutrientes pelo organismo;

Atua na excreção de produtos residuais;

Atua no controle da temperatura corporal

A água é vital para a manutenção da homeostase;

-Está envolvida em todos os processos metabólicos;

-Transporta nutrientes pelo organismo;

-Atua na excreção de produtos residuais;

-Atua no controle da temperatura corporal

- Representa de 50 a 65% da massa corporal total e 75% da composição do músculo.

 A necessidade diária de água varia individualmente, sendo influenciada por uma série de fatores, como as condições ambientais e as características da atividade física, como duração da sessão, intensidade do exercício e necessidade de vestimentas que interferem na termo regulação, por exemplo.

A manutenção do volume de líquidos corporais é extremamente importante para o equilíbrio das funções em nosso organismo. Perdemos uma quantidade grande de líquidos nos processos fisiológicos naturais.

A água do organismo provém de várias fontes, sendo ingerida sob a forma de água pura e de água que compõe os alimentos, inclusive os sólidos, que são as fontes exógenas. Existe, ainda, a produção endógena de água, decorrente da oxidação dos macro nutrientes. A soma das fontes exógena e endógena precisa oferecer ao organismo humano a quantidade de água correspondente às perdas diárias, mantendo o balanço hídrico equilibrado. São perdes diárias o débito urinário, perdas pela pele e pelo trato respiratório, perda pelo suor, além das perdas pelas fezes.

Hidratação e desempenho físico:

A performance ótima no exercício ocorre quando os atletas mantém o balanço hídrico durante o exercício, condição está comprometida por progressiva desidratação, aumentando o risco de injúrias causadas pelo calor. Com a desidratação (Perda >2% peso corporal) pode comprometer o desempenho físico, especialmente em exercícios aeróbios praticados em ambientes quentes. Tendo como consequência muitos sintomas, começando pela sede. Pode causar também fadiga, pele vermelha, tontura, urina escura, cãibras, etc., então, o ideal é evitar que esses sintomas apareçam.

Importância da hidratação para o desempenho físico

Apresentando de 1 a 2% de desidratação inicia-se o aumento da temperatura corporal em até 0,4° C para cada percentual subsequente de desidratação. Em torno de 3%, há uma redução importante do desempenho; chegando de 4 a 6% pode ocorrer fadiga térmica e a partir de 6% existe risco de choque térmico, coma e morte.    

Durante a atividade física o corpo aumenta a produção de energia química(ATP), sendo que a maior parte dessa energia é transformada em energia térmica(calor).  A produção de calor pelo músculo ativo pode chegar a 100 vezes mais que a do músculo inativo.

Contração muscular →ATP (energia química) = 25% trabalho 75% calor

Acumulo de calor →Com perda adequada de calor = Equilíbrio térmico
Acumulo de calor →  Sem perda adequada de Calor  = Superaquecimento (hipertermia)

O aumento da temperatura corporal diminui o desempenho físico. Assim o calor produzido pela contração muscular tem que ser dissipado. Para isso o corpo usa estratégias para essa o controle da temperatura corporal como:

-Vasodilatação dos vasos sanguíneos perto da superfície, o que permite o aumento de fluxo de sangue e a perda de calor por irradiação;

-Sudorese: produção de suor pelas glândulas sudoríparas que, ao libertar-se, absorve calor da superfície e evapora-se;

-Diminuição da taxa metabólica: diminuição da atividade muscular e de todas as reações geradoras de calor são inibidas.

Outra estratégia usada pelo corpo é a transferência de calor do corpo para o meio ambiente através das seguintes maneiras:

Condução: envolve a transferência de calor de um material para o outro, através do contato molecular direto.  Exemplo: Ao sentar num banco que ficou exposto ao sol, parte do calor banco será transferido para o corpo.

Convecção: envolve a mobilização de calor de um lugar para outro através do movimento de um gás ou de um líquido pela superfície aquecida. Quanto maior for o movimento do gás ou do líquido, maior será a remoção de calor. Exemplo: Ao realizar corrida numa esteira em frente ao ventilador, o ar ao circular ao redor da nossa pele retira as moléculas que foram aquecidas pelo seu contato com a pele.

*A condução e a convecção são responsáveis por apenas 10 a 20% da perda total de calor do corpo

Radiação: é a perda de calor por meio de raios infravermelhos (ondas eletromagnéticas) emitidos pelo corpo. Em temperatura ambiente variando entre 21 e 25ºC, o corpo despido perde cerca de 60% do calor por radiação; OBS: O corpo pode tanto perder quanto ganhar calor via radiação, isso vai depender se a temperatura corporal interna é superior ou inferior a dos objetos localizados nas proximidades.

Evaporação: é a perda de calor decorrente da evaporação do suor em contato com a pele quente. É responsável por cerca de 20% e 80 % da perda de calor no repouso e exercício, respectivamente.

PERDA HÍDRICA INSENSÍVEL (remove cerca de 10% do calor metabólico total produzido pelo organismo): ocorre sempre que o líquido corporal entra em contato com o ambiente externo.

A dissipação do calor pelo suor leva a desidratação que limita a capacidade de realização do exercício. A desidratação prejudica as respostas fisiológicas e o desempenho físico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (203.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com