TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: Agricultura Familiar e Alimentação Saudável nas Escolas

Por:   •  18/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 6

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Elisângela Moro

Irene Alves de Moura

Roseli da Silva Leonardo

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: agricultura familiar e alimentação saudável nas escolas.

                                                                                            Trabalho final de conclusão do                        

                                                                                             Curso do PNAE no âmbito do

                                                                                             Programa Formação pela Escola

                                                                                                                Tutoras: Fabiana Hobold

                                                                                                                                Marciana Murer

Quedas do Iguaçu – Paraná

2017

Introdução

Alimentação escolar é um fator importantíssimo que contribui para o  crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional.

Vivemos em uma época acelerada, onde os dias passam muito rápido, faltando tempo para funções básicas do dia-dia como uma alimentação variada e necessária.

Através de estudos realizados sobre o PNAE, percebe-se que a LDB, Lei 9394/96, regulamenta e traz uma série de princípios e objetivos a serem aplicados e buscados pela educação, em seus vários níveis. Segundo ela o ensino fundamental tem por objetivo desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania. Sendo assim, é obrigação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios ofertar a alimentação escolar de qualidade, cabendo ao governo federal repassar recursos complementares através do PNAE, garantindo pelo menos uma refeição diária para os estudantes com base em um cardápio balanceado elaborado por nutricionista.

A preocupação do PNAE não é só ofertar recursos financeiros para as escolas adquirirem merenda escolar, mas considera que uma alimentação escolar de qualidade é um instrumento fundamental para a recuperação de hábitos alimentares saudáveis.

 

Análise dos dados

Sendo um programa voltado à alimentação, o FNDE, através do PNAE repassa o valor de R$ 0,30 por dia, para cada aluno matriculado em turmas de pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos. Às escolas indígenas e quilombolas, o valor recebido é de R$ 0,60. Os valores são depositados diretamente em contas destinadas a receber estes recursos, administradas pelos Estados e Municípios. Cumpre ressaltar que estas entidades têm, ao lado do governo federal, a obrigação de complementar estes valores para melhoria do cardápio escolar. Os depósitos são realizados em dez parcelas mensais, a partir do mês de fevereiro, e tomam como base o censo escolar realizado no ano anterior ao do atendimento.

O programa do PNAE visa atender e garantir aos alunos pelo menos uma refeição ao dia com os nutrientes necessários, envolvendo de preferência alimentação da sua região, aproveitando assim seus costumes, crenças, tradições, evitando o êxodo rural. Proporcionando aos trabalhadores da agricultura familiar uma renda extra.

Objetivos:

- Suprir necessidades nutricionais oferecendo ao menos uma refeição diária completa;

- Melhorar as condições fisiológicas contribuindo para seu desempenho escolar;

- Promover a aquisição de bons hábitos alimentares, reduzindo a evasão escolar.

Causas e consequências:

- Um aluno bem alimentado tem um rendimento escolar maior;

- Melhora seu desempenho físico e psíquico;

- Fica mais ativo;

- Automaticamente melhora sua saúde.

O  Município de Quedas do Iguaçu conta com uma nutricionista, para elaborar cardápios balanceados para seus estabelecimentos de ensino, incluindo produtos da agricultura familiar de acordo com o PNAE. Também conta com o  Programa da Agricultura familiar onde  como em todos os demais municípios, há necessidade de se fazer a chamada pública para que os agricultores possam se cadastrar para participar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (74.1 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com