TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropometria de escolares

Por:   •  23/11/2015  •  Resenha  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

Antropometria e sua importância na avaliação dos estado nutricional de crianças escolares.

Com o aumento constante de modificações corporais na fase infantil da vida, sendo estas de origens variadas, diferentes métodos de avaliação podem ser utilizados, entre eles os dados antropométricos. O destaque da aplicação da antropometria em crianças e dá ao fato de ser um método simples, de baixo custo, e pouco invasivo, além de ser a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para avaliação nutricional.

As medias antropométricas são utilizadas para avaliar se há um excesso de peso, ou alguma desnutrição, sendo importante instrumento para prevenção de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis relacionadas ao consumo excessivo de alimentos.

O artigo em questão foi feito com base em uma revisão de literaturas publicadas a partir de 2001, com público-alvo infantil e enfoque na avaliação do estado nutricional.

No ano de 2006/2007 a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um padrão de referência chamado Curva de Crescimento, onde podiam ser avaliadas crianças até 05 anos pelos parâmetros de sexo, idade, IMC, e estatura. Porém, avaliando que o monitoramento do crescimento da criança deveria se dar até o final da adolescência, em 2007 foi lançada uma revisão da referência anterior, A centers for Diasease Control (CDC) criada em 2000 nos Estados Unidos, sendo uma continuidade para o estudo de curvas lançado em 2006.

Para avaliação de crianças, as curvas são: Peso para Idade (P/I), Peso para Estatura (P/E), Estatura para Idade (E/I) e Índice de massa corpórea para Idade (IMC/I), sendo estas curvas chamadas de índices antropométricos preconizados pela OMS.  

Devido ao aumento constante de crianças com sobre peso e obesas há uma maior necessidade de avaliar e monitorar os escolares; sendo o principal foco no momento  melhoria do estado nutricional  e dos hábitos alimentares.

Fatores ambientais tem sido mais importante quando avaliada a prevalência de obesidade, se comparada a fatores genéticos. E estudos comprovam que a obesidade na infância é fator de ridco para doenças cardiovasculares quando adultos.

Quanto a desnutrição, apesar de ainda presente nos países em desenvolvimento, houve uma redução gradativa ao longo dos anos.

Diante da situação apresentada, é comprovado o problema de saúde pública, e se faz necessário o acompanhamento (avaliação) antropométrico nos cuidados pediátricos de rotina, e um dos indicadores de saúde mais sensíveis e utilizados universalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com