TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resoluçaõ de Questões Relacionadas ao Comportamento do Consumidor

Por:   •  3/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES SOBRE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

JUAN GABRIEL ADAMYK

GABRIEL DIEHL

PROFESSOROR GILBERTO MAZETTI

MARKETING

JOINVILLE

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                                                              

Neste Trabalho respondo a questões propostas pelo professor Gilberto Mazetti sobre comportamento do consumidor baseadas em um texto proposto como referencia. Questões serão abordadas por tópicos diretos em ordem crescente conforme as questões foram apresentadas.

Entre as respostas irei abordar temas como atividade de comportamento do consumidor, estimulo versus respostas, grupos de referencia e seus graus, CVF, fatores psicológicos que influenciam na compra, percepções do consumidor e o processo de decisão de compra.

1.Quais são as atividades do comportamento do consumidor? Cite e Explique.

Todos os consumidores são pessoas e possuem uma cultura, uma história, uma percepção de mundo diferente. Essa percepção de mundo se da pela forma como viveu, lugares que frequentou, pessoas que conheceu etc. Todos esses fatores interferem diretamente na decisão de compra e no pós compra.

O estudo do comportamento do consumidor busca entender as ações de compra e o papel do consumo em sua vida. Essa analise, busca todas as informações necessárias para entender o consumidor, oque ele compra, onde, como e principalmente o porquê de estar comprando.

Quando compramos algo por necessidade ou apenas desejo, somos chamados de consumidores finais ou usuário final. É um consumo de pessoas normais para manterem geralmente uma casa (comida, móveis, eletrodomésticos). Já o consumidor organizacional é aquele q efetua as compras para fim de manter sua empresa/organização no mercado.

2.Explique o processo “estimulo X respostas” com as suas respectivas variáveis

        Estímulos influenciam o consumidor a tomar a decisão de comprar ou não um produto/serviço. Alguns podem ser controlados pela empresa dona do produto/serviço(estimulantes internos) como: Produto, preço, praça, promoção já outros são estimulantes externos e não podem ser controlados entre eles Economia, cultura, politica, tecnologia(avanço ou estagnação).Esses dois citados somados as características do consumidor interferem diretamente no processo de decisão de compra levando o consumidor a comprar ou não o produto/serviço.

3.Explique os grupos de referencia e seus graus de influencia conforme Shiffman e Kanuk.

        Os costumes ,atividades e produtos/serviços consumidos por uma pessoa podem variar de acordo com seus grupos de influencia os quais podem interferir ou aproximar a relação de um indivíduo com produtos/marcas. Cada grupo exerce mais ou menos influencias dependendo da quantidade de pessoas, finalidade (forma como o grupo e o indivíduo interagem), frequência com que se relacionam etc.

Entre esses grupos estão (em ordem decrescente de influencia):

Grupos primários-Família, amigos, colegas, vizinhos.

Grupos secundários-Organizações religiosas, clubes de lazer

Grupos formais-Estruturas pré-determinadas como partidos políticos

Grupos Informais-Encontro de formandos, encontro de ex-soldados.

4.Com relação a 3ª  questão conceitue CVF.

CVF ou ciclo de vida da família é um método para prever possíveis alterações de compra que ajuda a definir um público alvo para seu produto/serviço. Para isso são criados

grupos de indivíduos que tem em comum estado cívico, quantidade de filhos, idade assim separando e delimitando os membros da família que irão consumir o produto.

5.Como os fatores psicológicos influenciam na compra? Quais as suas variáveis, comente cinco delas.

Os fatores psicológicos são motivação, percepção, aprendizagem, crenças e atitudes.

A motivação tem como tem como principal objetivo o impulso é basicamente estabelecer um objetivo e ir atrás dele.

         A percepção depende de cada um é a sua própria forma de ver e entender o mundo, é um fator interno. No ambiente de marketing isso tem extrema importância já que a forma como o consumidor vai ver seu produto é decisiva na hora da compra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com