TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biodisponibilidade da Colina

Por:   •  28/9/2016  •  Resenha  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  1.079 Visualizações

Página 1 de 3

COLINA

     A colina é uma amina e o homem pode biossintetiza-la em pequenas quantidades, é conhecida por ser um componente de fosfolipídios. Dentre as funções associadas a essa vitamina , muitas atenções tem sido dadas aos efeitos de suplementação de colina na função cerebral, existem cinco evidências para fundamentar a colina como um nutriente essencial para o homem:

1- Crescimento celular humano em cultura depende da colina.

2- Em indivíduos saudáveis , dietas deficientes em colina provocam diminuição na concentração plasmática da mesma.

3- Pessoas mal nutrida tem concentração plasmática ou sérica diminuídas

4- Administração intravenosa com solução contendo pouca ou nenhuma colina desenvolve, no homem, disfunção hepática similar a verificada em animais deficientes em colina

5- Em outros mamíferos, a deficiência de colina resulta em disfunção hepática grave.

 

FUNÇÃO

     A importância da colina como um nutriente foi inicialmente descrita no trabalho pioneiro sobre a insulina, a partir desse fato, foi identificado o componente ativo, a colona, que era proveniente da fosfatidilcolina pancreática designado para descrever a ação da colina e de outras substâncias que previnam o deposito de gordura do fígado.

     A colina é um componente dietético essencial para a integridade estrutural e função sinalizadora das membranas celulares.

FONTE E BIODISPONIBILIDADE

     A colina é amplamente distribuída nos alimentos, estando sua maior parte na forma de fosfatidilcolina. É encontrada nos alimentos nas formas livres e esterificada, tais como fosfocolina, glicerolfosfocolina, esfingomielina e fosfatidilcolina. A lecitina é uma fração rica em fosfatidilcolina e frequentemente, adicionada a alimentos como um agente emulsificante.

     Além da ingestão alimentar a única fonte de colina é obtida a partir da biossíntese de novo da fosfatidilcolina , que é catalizada pela fosfatidiletanolamina.
    Secreções pancreáticas e da mucosa intestinal contem enzimas capazes de hidrolizar a fosfatidilcolina da dieta. A colina livre formada entra na circulação portal para o fígado, enquanto a fisfatidilcolina pode entrar, via linfática , nos quilomícrons

     A biodisponibilidade da colina depende da eficiência do processo de absorção no intestino. Parte da colina ingerida é metabolizada antes que ela possa ser absorvida pelos enterócitos. As bactérias intestinais degradam para  formar betaína e metilaminas. A colona livre qua permanece intacta a esse processo é absorvida ao longo do intestino delgado, sem que haja competição no seu transporte pelos carreadores intestinais.

EFEITO DA INGESTÃO INADEQUADA

     Embora existam fortes evidencias da essencialidades da colina a vida, há poucos estudos examinando os efeitos da ingestão alimentar inadequada na saúde do homem. Os achados clínicos estão relacionados a estoques de colina reduzidos e a danos hepáticos, caracterizados pela elevação da alanina aminotrasferase.

     Investigações posteriores demonstraram que a deficiência de colina, manifestada pela baixa concentração de colina livre no plasma e enjuria hepática , pode desenvolver- se em pacientes que necessitam de nutrição parenteral total prolongada, em crianças fazendo o uso de NPT sem suplementação de colina tem risco aumentado para desenvolver deficiência de colina associadaa disfunção hepática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com