TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biodisponibilidade

Por:   •  3/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 2

Biodisponibilidade vitamina A

A vitamina A em sua forma livre ou esterificada só se apresenta na natureza em alimentos de origem animal. Ou seja, a vitamina A pré-formada, ou retinol esterificado. Nos alimentos de origem vegetal encontramos as provitaminas A ou carotenoides, dentre eles o β-caroteno tem maior representatividade.

Ao relacionarmos sua biodisponibilidade, a vitamina A pré-formada tem uma maior eficiência de absorção, cerca de 70% a 90%, comparada as provitaminas que tem uma eficiência absortiva de cerca de 20% a 50%, após a ingestão de alimentos ricos nesses compostos.

Vários fatores podem afetar a biodisponibilidade de vitamina A, como: a quantidade ingerida, a influência de outros nutrientes ou componentes do alimento na absorção, como a vitamina E, proteínas, gordura, sexo e idade dos indivíduos.

Sua eficiência absortiva continua alta mesmo quando a quantidade de vitamina ingerida está acima das necessidades fisiológicas. A presença da vitamina E, quando ingerida conjuntamente com a vitamina A, aumenta a absorção dessa ultima, sendo que seu efeito antioxidante protetor nos lipídios carreadores da vitamina A pode ser uma das explicações desse fenômeno.

A presença de proteínas e gordura é essencial na formação de micelas, sendo as proteínas agentes ativos de superfície, tanto no lúmen quanto na superfície das células epiteliais, e a gordura veiculo de transporte de vitamina A e estimulador do fluxo biliar. A absorção de retinol é apreciavelmente reduzida com ausência ou redução de proteínas e gorduras na dieta.

A forma química dos carotenoides ingeridos numa refeição, o tamanho da partícula do alimento e a quantidade e tipo de fibras pode afetar a biodisponibilidade de compostos pro vitamínicos. Estudos mais recentes tem demonstrado que uma pequena quantidade de lipídios (3 a 5g na refeição) já assegura uma absorção eficiente de α e β caroteno.

A quantidade e tipo de fibra presente no alimento ou em uma refeição também podem influenciar na absorção da pró-vitamina A.  Especialmente a pectina cítrica tem demostrado reduzir a absorção de β caroteno. Isso acontece pois, a fibra tipo a pectina aumenta a quantidade de ácidos biliares e gordura total nas fezes, mostrando assim que a biodisponibilidade da provitamina A é afetada negativamente pelo consumo de alimentos ricos em pectina e outras fibras.

                                                                                   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com