TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMIDA COMO EXPRESSÃO DA CULTURA E MEMÓRIA DO ESTUDO DO ACARAJÉ

Por:   •  24/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

COMIDA COMO EXPRESSÃO DA CULTURA E MEMÓRIA DO ESTUDO DO ACARAJÉ

Adriana Santos da Ressurreição

Profª: Lucicléia Passos

A cultura de um povo é constituída através de vários aspectos históricos e sociais que juntos originalizam a identidade de cada região. Os hábitos alimentares bem como os ingredientes usados em um determinado meio é uma das maiores maneiras de expressão e memória de um povo.

Sendo assim, o acarajé, alimento expressado pelo candomblé. É um prato típico que trás consigo a história da cultura de um povo especificamente do continente africano. Mais que um mero lanche rápido, o acarajé representa a religiosidade que relaciona seu significado com a história de Xangô com sua esposa Yansã. E apesar de ter sua história ainda pouco conhecida, o acarajé atrai milhares de pessoas por seu sabor e aroma irresistíveis.

Produzido quase exclusivamente pela classe feminina, as mães de santo, esse bolinho de feijão-fradinho é tipicamente frito no azeite de dendê e servido juntamente com o caruru, camarão, vatapá e vinagrete. Esse prato é a verdadeira expressão da memória dos ancestrais africanos que ofereciam como oferenda a seus deuses.

Durante a exportação dos escravos da África para o Brasil, o acarajé, foi trazido através dos costumes regionais, assim como as religiões afrodescendentes. Trazido a décadas, esse alimento tornou-se a identidade de uma outra região, a Bahia. Sua comercialização consiste no uso de um tabuleiro, onde o bolinho é a peça principal e que reúne pessoas do Brasil inteiro por ter sido tombado como patrimônio histórico.

A influência do acarajé na história do Brasil misturou a fé com o alimento e o tornou a mistura mais atrativa da região. Muitas especiarias brasileiras foram trazidas exclusivamente da África, assim como a devoção aos santos, o dendê, a pimenta de cheiro e o coco, esses são exemplos de ingredientes que ao chegarem no Brasil, construíram um grande simbolismo local.

Diante da significativa importância do alimento para expressar a história de uma região, a cultura está associada ao acúmulo de costumes que ao serem enraizadas perduram por séculos. Esta é uma maneira de resgatar a memória de pessoas e acontecimentos tão importantes para a riqueza cultural e religiosa.

Entender a cultura de diferentes povos torna os indivíduos cada vez mais tolerante a costumes diferentes, uma vez que o saber enaltece e amplia a visão das pessoas e nos dá oportunidade de conhecer histórias que muitas vezes são rejeitadas pela massa social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com