TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMIDAS TIPICAS

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 6

COLÉGIO MILITAR TIRADENTES

3º ANO E

BIANCA VALÉRIA LOPES PEREIRA

CLÁUDIO JEAN PINHEIRO PEREIRA JÚNIOR

KRIZAN LESLEY FREITAS PIRES

LUCAS PEREIRA SILVA

SOCIOLOGIA

São Luís

Abr – 2015

COLÉGIO MILITAR TIRADENTES

3º ANO E

BIANCA VALÉRIA LOPES PEREIRA

CLÁUDIO JEAN PINHEIRO PEREIRA JÚNIOR

KRIZAN LESLEY FREITAS PIRES

LUCAS PEREIRA SILVA

Sociedade disciplinar e Sociedade de controle

Trabalho apresentado à disciplina de Sociologia, ministrada pela professora Lavínia, para obtenção de nota.

São Luís

Abr – 2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 04

A SOCIEDADE DISCIPLINAR E A SOCIEDADE DE CONTROLE ......................... 05

CONCLUSÃO ........................................................................................................... 08

REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 09

1        INTRODUÇÃO

            O presente trabalho busca expandir o conhecimento sobre a Sociedade disciplinar e a sociedade de controle, mostrando as consequências, características e onde podem ser identificadas em nosso cotidiano.

Ressalte-se ainda, que na sociedade disciplinar  o elemento central da produção é a fábrica, já na sociedade de controle é a empresa.

Certamente, nosso trabalho visa responder essas questões, e, ainda aumentar o interesse pela busca de maior conhecimento da área.

2         A SOCIEDADE DISCIPLINAR E A SOCIEDADE DE CONTROLE

A sociedade passa  por mudanças constantemente - é dinâmica- , principalmente no  que  diz  respeito  a  concepção  de  vida  em  sociedade e  trabalho.

Caminhamos muito desde  as primeiras  sociedades  formadas pelo homem, tomemos  por exemplo as sociedade tribais,  que as  atividades  trabalhistas  eram  divididas  por idade e gênero, a maneira de vivência  era comunitária, a sociedade medieval que teve uma economia essencialmente rural, baseada no  sistema feudal,  sociedade estratificada, quase sem mobilidade social, que evoluiu  com  a emergência do  mercantilismo  e capitalismo, dando lugar a sociedade  moderna.

Na sociedade moderna começou  o que chamamos de sociedade disciplinar, que é a sociedade que busca organizar, disciplinar e  gerir a conduta do individuo através do  controle do  tempo, hierarquias, regras regulamentadoras de ações  e de instituições como escola, família, trabalho, etc. Fazendo que a todo momento  o indivíduo  seja vigiado e  adestrado nesses espaços, já que saem  de um meio de convivência  para o outro  constantemente.

A sociedade moderna disciplinar se organizou pouco  a pouco  desde o  fim do período  medieval com a separação do  local de trabalho  e moradia,  trabalhador e seu instrumento de trabalho, instituição  do  salário, horário fixo  de trabalhar, hierarquias trabalhistas, mudança da visão  do  trabalho -porque antes  era visto  como instrumento  de tortura- e regras  rígidas de trabalho.

Para melhor entendimento de sociedade disciplinar, tomemos, por exemplo, a família e a  fábrica. A família  é  o  primeiro  meio  do  individuo onde  é  vigiado  e  ensinado pelos seus  pais, aprende a obedecer  as regras e  respeitar hierarquias. A fábrica  traz exemplo  no  mundo  do  trabalho, na qual o  funcionário é vigiado  pelos seus chefes,  recebe ordens constantemente e deve respeitar as normas internas  do  trabalho, é o  que percebemos no  texto  da pagina 69 do  livro  de Sociologia para Ensino  médio de Nelson Dacio  Tomazi, além de que no  horário  de trabalho não pode haver distrações( conversas), as  ausências para o  banheiro  devem ser comunicadas e aguardar a ordem do  supervisor, tudo  isso  por um salário baixíssimo  que os funcionários  não  veem nenhuma saída, a não  ser aceitar. Percebe-se aqui, uma das teorias de Karl Marx sobre a mais-valia e que o produto fica cada  vez mais longe do  trabalhador.

Nessa sociedade, o que identifica os  indivíduos são  sua carteira  de identidade ou profissional, senhas, assinaturas, chamadas. Através disso, verificamos que somos disciplinados e organizados, sem muitas vezes nem perceber, sendo  “obrigados” em nome de uma coletividade  obedecer  a regra especifica  de  cada  lugar, somos  frequentemente  listados com presença ou  falta, mostrando  que é possível  saber onde está e onde não está o individuo.

Com o avançar da tecnologia, observa-se que a sociedade  disciplinar está  sendo  substituída  pela sociedade controle que é como uma prisão  ao  “ar livre”, na  expressão do  alemão Theodor Adorno, filósofo e  sociólogo. Nesta sociedade os meios de controles são contínuos, os comandos  são  dados em qualquer  lugar e  a qualquer momento. O controle nessa sociedade tem como símbolo a WEB, vejamos, uso de celulares, cartões de créditos, redes sociais,  câmeras, etc. Todos estes  instrumentos tecnológicos facilitam o  controle  e a vigilância em massa, percebe-se uma forma de controle muito  mais  cruel, que  tira  a individualidade das pessoas , que deixa a ideia de privacidade  apenas no abstrato  do  consciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com