TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CORRELAÇÃO DO CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO COM A COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ESCOLARES PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA

Por:   •  1/11/2015  •  Artigo  •  9.511 Palavras (39 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 39

FACULDADES INTEGRADAS DO VALE DO IGUAÇU – UNIGUAÇU[pic 1]

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

CORRELAÇÃO DO CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO COM  A COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ESCOLARES PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA

União da Vitória - PR

2013[pic 2]

FELIPE MEDEIROS DA ROSA

CORRELAÇÃO DO CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO COM O ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Educação Física da Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu - UNIGUAÇU, como critério para a obtenção de Grau de Licenciado em Educação Física.

Orientador: Prof. Libardone José Ribeiro Brustulim.

União da Vitória - PR

2013

CORRELAÇÃO DO CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO COM A COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ESCOLARES PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA

POR

Felipe Medeiros da Rosa

Trabalho de conclusão de curso aprovado com nota _______, para obtenção do grau em Licenciado em Educação Física, pela Banca examinadora formada por:

BANCA EXAMINADORA

_____________________________________________

Prof. Libardone José  Ribeiro Brustulim

Presidente da Banca

_____________________________________________

Profª. Ivonilce Venturi

Membro da Banca

_____________________________________________

Profº. Marcos Vieira

Membro da Banca

_____________________________________________

Profº. Rafael Ruteski

Membro da Banca

União da Vitória, __ de dezembro de 2013.

Para meus pais Nelma e Renato, meus avós Lino e Delurdes e para minha irmã Sarah. Dedico este trabalho a vocês que sempre me deram motivos e apoio para seguir em frente e vencer meus desafios e em memória de Willian Alisson da Silva, meu pai biológico.

AGRADECIMENTOS

Primeiramente, agradeço a Deus por minha existência. Aos meus pais por me darem o dom mais precioso do universo, a vida e por me guiarem pelo caminho certo até os dias de hoje. Por isso já sou eternamente grato. Ensinaram-me a ser corajoso e destemido, a enfrentar minhas dificuldades sem hesitar, e me dedicar às coisas que realmente me fazer crescer na vida, dentre estas, o estudo. Muito obrigado.

Agradeço aos meus avós que desde pequeno sempre que podiam me incentivavam a estudar cada vez mais, e sempre estavam e estão ao meu lado me dando apoio e me auxiliando em meus desafios com suas sabedorias. Á minha namorada por dividir momentos complexos e difíceis durante o curso comigo, por noites em claro fazendo este trabalho, por ser além de namorada minha amiga de todas as horas. E á minha irmã por mais que às vezes não tenha conseguido, tentou me ajudar como podia. Muito obrigado.

À professora Ivonilce Venturi e Lina Sant Ana que me auxiliaram e dividiram seus conhecimentos comigo durante este longo período de estudos e pesquisas.

Agradeço em especial ao Prof. Libardone José Ribeiro Brustulim, pois sem suas orientações, seu conhecimento e sua dedicação e cobrança não saberia desenvolver de maneira precisa esse trabalho e com a qualidade que apresenta.

“Não importa por quantos desafios você passou em sua vida, mas sim, de que forma você passou por eles.”

Abraham Lincoln

RESUMO

ROSA, Felipe Medeiros da. Correlação do Consumo máximo de oxigênio com a composição corporal de escolares praticantes de atividades físicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Educação Física da Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu – UNIGUAÇU, União da Vitória, PR, 2013.

Visando um melhor aporte pedagógico aplicado as aulas de Educação Física, e a necessidade de se criar hábitos saudáveis em crianças e jovens através da prática esportiva, realizou-se esta pesquisa que tem como tema a correlação do consumo máximo de oxigênio com a composição corporal de adolescentes praticantes de atividades físicas. Para esse estudo trabalhou-se com a hipótese de que o esporte e as atividades físicas inseridas no ambiente escolar podem atuar como um multiplicador em larga escala do combate aos cada vez mais altos índices de obesidade e sobrepeso na adolescência, estimulando o consumo máximo de oxigênio bem como a composição corporal dos adolescentes contribuindo assim para um estado salutar melhor entre os jovens, conscientizando e evitando que os mesmos se tornem adultos sedentários. Considerando que a prática esportiva estimula as mais diversas musculaturas corporais e é muito bem aceita no ambiente escolar, principalmente no que se diz respeito aos esportes “clássicos” como o futsal, vôlei, tênis de mesa, handebol e dança, oportuniza aos alunos uma prática mais abrangente e específica ao contrário das aulas propriamente ditas. Este estudo torna-se relevante, pois através dos resultados obtidos comprovar-se-á que os esportes e as atividades físicas aplicados nas escolas em forma de projetos sociais além de manter os alunos no ambiente da própria escola lhes proporcionam melhoras significativas e manutenção de sua saúde, podendo ainda servir de base teórica para professores de Educação Física. Diante das afirmações citadas acima, surge a seguinte questão problema: Qual a correlação do consumo máximo de oxigênio com a composição corporal de adolescentes que praticam atividades físicas? Baseando-se nas afirmações acima, o estudo tem por objetivo correlacionar a influência da prática de atividades físicas no consumo máximo de oxigênio e na composição corporal dos adolescentes. Este estudo caracterizado como de campo, aplicado, descritivo, quantitativo e de característica experimental, investigou e analisou alunos participantes de projetos de dança, futsal, vôlei e tênis de mesa de um Colégio do Município de União da Vitória- PR, matriculados entre 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, caracterizando uma amostra probabilística não intencional. Os dados coletados foram digitados em um único banco de dados e analisados através de estatística descritiva. O trabalho foi aprovado pelo Núcleo de Ética e Bioética da Uniguaçu, garantindo a segurança e o sigilo de identidade dos participantes. Nesse estudo onde correlacionou-se a composição corporal com o VO2 máximo, concluímos que não houve relação significativa entre as variáveis estudadas para a amostra analisada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.9 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (735.3 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com