TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura de elite e de massa

Por:   •  6/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  4.929 Visualizações

Página 1 de 5

Cultura de Massas e Culturas de Elite

Cultura de Elite: É definido como o conjunto de conhecimentos, atitudes, estilos de vida e os estereótipos que caracterizam um grupo pequeno, muito pequeno, e hermético sociedade consideram econômica e socialmente superior. Por exemplo, a cultura light são organizações cientificas cultural e políticas. 

A cultura de massa: geralmente afeta grandes grupos de pessoas, mas sempre afeta toda uma sociedade, por exemplo, o famoso emo, classe católica ou simpatizantes com X político do partido.

Região Centro-Oeste: Nos estados do Mato Grosso do Sul localizado na região centro-oeste, que se desdobra por 1.612.077,2 km e geograficamente integrada também pelo Estado de Goiás e Brasília. As cores, a fauna e a flora do Pantanal mato-grossense deslumbram por sua infinidade de aves, peixes e répteis, a mesa é farta em pesca de grande porte, que em Cuiabá, capital do Mato Grosso, é transformado no peixe cuiabano.

Outra característica marcante da culinária Sul-Mato-grossense é a presença de temperos como Urucum, que não serve apenas para dar coloração avermelhada, e outras ervas que tornam bem forte o sabor da comida. Entre os pratos mais apreciados estão os peixes de água doce, especialmente o Pintado. O plantio de alimentos também contribuiu bastante para a diversificação da cozinha pantaneira, principalmente para a preparação de doces, que são feitos com frutas regionais. Entre as bebidas típicas estão os licores caseiros e o já conhecido Tereré, uma espécie de chimarrão, porém preparado com água gelada.

Alguns pratos da culinária Goiânia merecem destaque são eles: A galinhada, o arroz defumado, o peixe na telha, o peixe com suã – que se trata de espinha do porco - e o angu com leitão à pururuca.

Região Sul: Colonizado por europeus, o Sul, com 577. 214 KM2, oferecendo uma culinária muito variada, da carne bovina aos frutos do mar. Em seus três estados – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul-, há churrascos servidos no espeto, pratos à base de frutas do mar, siris, camarões, lagostas, e peixes elaborados ao forno, na brasa, ou em caldeiras.

Há, ainda, a típica cozinha do interior, com destaque para o mocotó de campo, o arroz-de-carreteiro e o barreado.

Com forte presença italiana em sua colonização, é ampla a oferta de massas. Marcante, também, são os traços da colonização alemã com excelentes embutidos. Após a refeição principal, doces de ovos, como ambrósias e papos-de-anjo, e de frutas cristalizados e em calda. No litoral sul, restaurantes oferecem saladas guarnecidas por palmitos macios colhidos na Mata Atlântica.

Região Sudeste: Na Região dos Lagos, a nordeste do Estado do Rio de Janeiro, um dos pratos típicos é a carapeba frita. Entretanto, a Cidade Maravilhosa é marcada pela feijoada criada, na época colonial, pelos negros. A feijoada teve origem nos tempos coloniais, e foi criada através da mistura de hábitos alimentares europeus, africanos e indígenas. Senhores da terra cozinhavam o feijão preto com partes menos nobres do porco, como orelha, rabo, língua e costela, e serviam o preparado aos escravos. Aos poucos, a feijoada foi incorporada no cardápio dos fidalgos e de todos os brasileiros.

Tanto no Rio, como em São Paulo é conhecida como a Capital Gastronômica Mundial devido aos seus inúmeros restaurantes de comidas internacionais. A pluralidade de sabores é proveniente de pratos trazidos por povos imigrantes, que mesclaram suas culturas e transformaram a comida em algo totalmente novo.

Aqui em São Paulo há vários restaurantes que oferecem a tradicional comida italiana e em qualquer esquina paulistana também é possível encontrar fortes representantes da típica culinária da Itália: As pizzas, que são capazes de surpreender até mesmos os italianos em razão da diversidade de sabores encontrados na cidade.

Já a comida oriental pode ser encontrada em bairro em que a maioria dos imigrantes japoneses, chineses e coreanos adotaram quando chegaram ao País. A gastronomia japonesa é muito procurada por ser bem leve e saudável. Assim como os japoneses, os portugueses também apareciam peixes, mas estes são preparados de modo totalmente diverso.

Os pratos portugueses mais tradicionais são as sopas, o bacalhau , o vinho. Em São Paulo há muitos restaurantes, e até fast- food, de comida árabe.

Enfim, em São Paulo se encontra qualquer tipo de comida, desde as mais simples até as mais sofisticadas, transformando a cidade em um pólo gastronômico não apenas do Brasil , mas do mundo. A especialidade é de o que menos importa, pois nenhum outro lugar existe tantas opções capazes de agradar a todos os gostos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com