TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversos

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 4

1 – Contextualização

           Através do microscópio de luz é possível enxergar micro organismos cujas estruturas são de impossível observação a olho nu. A incidência de luz e as lentes objetivas denominadas 4,10,40 e 100 , são encontradas nestes instrumentos de pesquisa, promovendo um aumento de até 1000x o tamanho real do objeto ou organismo analisado, tornando o estudo de cada um deles mais prático e claro. A célula hoje tem todas as suas estruturas exploradas, devido ao desenvolvimento das técnicas citológicas que possibilitam a coleta de material biológico, para específicas análises. Um bom material para estudo básico, utilizando o microscópio de luz, é a mucosa oral, cuja camada mais superficial é um tecido epitelial formado por células relativamente grandes, achatadas e com núcleo central. Essas células e suas estruturas são incolores e translúcidas, e precisam ter o tecido que as compõe “colorido” para possível visualização, neste caso pode-se usar o corante azul de metileno que nos permite ver com maior clareza a organização celular básica: membrana, citoplasma e núcleo.

2 - Resultados

           Em nossa análise, o procedimento se iniciou com a apresentação do microscópio de luz. Vimos suas principais peças, componentes ópticos (lente ocular, lente objetiva, condensador e fonte de luz) e componentes mecânicos (base, braço, canhão, revólver, mesa ou platina, Charriot e parafusos de foco), e  ajustamos a fonte de luz ao máximo, como nos foi instruído fazer. Coletamos o material no laboratório, tendo o auxilio do
suwab, onde se raspou a parte interna da bochecha do colega ou de nós mesmos, com movimentos leves e repetitivos. Em seguida o suwab, que se assemelha a um cotonete, foi esfregado no centro de uma lâmina histológica, deixando assim o material colhido sobre a mesma. Foi adicionado sobre o material uma gota de corante básico, o azul de  metileno e aguardamos aproximadamente 1 minuto para retirar seu excesso e acrescentar uma gota de óleo de imersão. Colocamos a lamínula inclinada a  45º sobre a lâmina e a soltamos, deixando nosso material um pouco mais protegido e ao centro. Com a amostra pronta para ser observada, a mesma foi colocada sobre a platina (mesa) e presa. Com a ajuda do condensador a lamina foi posicionada, e o foco ajustado pelos parafusos macrométrico e micrométrico. As células foram observadas com um aumento de 100x o seu tamanho real, onde foi possível analisar mais de uma unidade, e perceber a presença do núcleo no seu centro.  Com o uso de outra lente, proporcionando um aumento de 1000x, observamos menos unidades celulares, porém, com muito mais detalhes do núcleo, do citoplasma e dos limites celulares.
           A observação destas células ocorreu  de forma simples e natural, uma vez que nos foi instruído sobre o manuseio do microscópio de luz. Porém, o tempo disponibilizado para o estudo não foi suficiente para todos os alunos completarem a análise. Assim sendo, alguns integrantes do grupo não encontraram o foco e localização da célula, outros localizaram apenas com a visualização 100x, e outros completaram o estudo visualizando suas células da mucosa bucal 100x  e 1000x maior que o tamanho real.

3 - Discussão

             Ao analisarmos no microscópio o material colhido com aumento de 100x o seu tamanho real, observamos sua organização celular podendo distinguir o núcleo do citoplasma, que por conta do corante azul de metileno se mostra um pontinho de cor azul mais escuro no centro. Nesse caso, observamos varias células e seus núcleos, mas sem muitos detalhes.
          Ao trocarmos a lente, o aumento de 1000x  nos permitiu observar as células em quantidade menor (nós analisamos apenas uma), mas com detalhes surpreendentes na sua estrutura, composta também por membrana, citoplasma e núcleo.
           Desenhamos as células visualizadas (segue em anexo), e é nítida sua cor e estrutura apresentada para estudo.  O núcleo é delimitado pela carioteca, característica da célula eucariótica que possui um envelope nuclear. A parte mais volumosa que dá uma impressão de gelatina, na cor azul arroxeada é o citoplasma, que
  é o espaço intracelular entre a membrana plasmática e a carioteca que envolve o ponto mais corado denominado núcleo, onde contém o DNA. A membrana plasmática, estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma e o ambiente extracelular. É uma “porta” seletiva que a célula utiliza para captar os elementos do meio exterior que lhe são necessários e para libertar as substâncias que a célula produz e deve ser enviada para o exterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (107.1 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com