TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entendendo os Nutrientes

Por:   •  31/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.643 Palavras (7 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 7


[pic 1]

UNIVERSIDADE TIRADENTES

NUTRIÇÃO

BRIZA E. FERREIRA

LUANA CAROLYNE BARBOSA BATISTA

NATÁLIA DUARTE DA SILVA CÉSAR

ANA KAROLYNE MENEZES DA ROCHA

RELATÓRIO

PRÁTICA 02:

MACEIÓ

2018

BRIZA E. FERREIRA

LUANA CAROLYNE BARBOSA BATISTA

NATÁLIA DUARTE DA SILVA CÉSAR

ANA KAROLYNE MENEZES DA ROCHA



RELATÓRIO

PRÁTICA 02:

Relatório solicitado pela professora Maria de Lourdes da Silva Gomes de Azevedo, referente à disciplina de Técnica e Dietética para fins avaliativos da primeira unidade.

Maceió

2018

                                                       Sumário 
1 Introdução........................................................................................................................03
2 Objetivo.............................................................................................................................04
3 Metodologia......................................................................................................................05
4 Desenvolvimento e Resultados......................................................................................06
5 Considerações finais.......................................................................................................08

6 Referência Bibliográficas................................ ...............................................................09

        

 

1 - Introdução

Durante o processo de pré-preparo e cocção dos alimentos ocorrem várias modificações. Para entendermos melhor à cerca dos índices aplicados ao preparo de alimentos devemos aprender conceitos importantes, como o de peso bruto, que é o peso total do alimento sem retiramos nada, o de peso líquido que se refere ao alimento já limpo (sem cascas, sementes, aparas) e o peso cozido, ou seja o peso final do alimento já pronto.

Para um melhor planejamento tanto de dietas como de cardápios se faz necessário conhecer acerca do IPC ou Fator de correção (FC) que é o indicador de parte comestível do alimento, que é a razão entre o peso bruto e o peso líquido do alimento. Esse resultado é de extrema importância para a melhor avaliação do valor nutritivo da preparação.

Têm-se também o indicador de conservação que está relacionado a ação de fatores externos, como fatores químicos, físicos e biológicos. Este pode ser medido pela razão entre o peso do alimento processado e o peso do mesmo no seu estado inicial. Referente ao alimento cozido poderíamos calcular o índice de cocção, que seria a razão entre o peso do alimento cozido e líquido. Por fim, temos o índice de reidratação, que seria a capacidade do alimento de receber água. Este é calculado pela razão do peso do alimento reidratado e seco.

Nesse trabalho realizamos a preparação do purê de cenoura e batata, estes dois ingredientes principais pertencem ao grupo de verduras e legumes que são grandes fontes de vitaminas, como por exemplo a cenoura que é uma ótima fonte de betacaroteno. Diante do que foi exposto, o presente trabalho justifica-se para que através deste haja uma melhor compreensão das modificações que ocorrem nos alimentos, bem como observar e calcular os seus fatores de correção.

2- Objetivo

  • Avaliar as modificações que ocorrem nos alimentos durante o processo de pré-

preparo e cocção.

  • Identificar e calcular os fatores de correção dos diferentes alimentos e comparar com a literatura.
  • Diferenciar per capita de porção.

3 - Metodologia         

Primeiramente, a professora dividiu a turma em grupos e delegou as receitas que os mesmos iriam preparar. Para a preparação do purê foi utilizado 01 cenouras (Unidade média), 04 batatas (Unidades pequenas),01 colheres de sopa rasa de sal, 01 colheres de sobremesa cheia de manteiga e 100 ml de leite integral.

Foi solicitado a pesagem do peso bruto, e após este procedimento foram retiradas as cascas e em seguida foram cortadas todas as batatas e a cenouras, com os ingredientes limpos houve outra pesagem, agora para saber o peso líquido. Em seguida os alimentos foram cozidos por 20 minutos em água numa panela normal, e devido ao pouco tempo para a preparação, o cozimento da cenoura foi transferido por 10 minutos para a panela de pressão, afim de acelerar a sua cocção. Com o alimento cozido houve uma terceira pesagem, sendo esta com o objetivo de checar o peso após a cocção.

O passo seguinte foi amassar bem os ingredientes cozidos com o auxílio do amassador de batatas e acrescentar a manteiga e o leite. Com o purê pronto foi feita uma quarta pesagem para se chegar ao peso do produto final.

Vale ressaltar que as pesagens foram realizadas utilizando a técnica de tarar a balança com o recipiente vazio, em seguida foi feita a pesagem e logo depois anotamos os valores obtidos no relatório.

Com a preparação da receita executada com êxito, foi feita uma divisão por partes para cada integrante do grupo para a confecção deste relatório.

4 - Desenvolvimento e resultados

  • Determinação de fator de correção e cocção dos diferentes alimentos:

TABELA DE FATOR DE CORREÇÃO E COCÇÃO

ALIMENTO

MEDIDA CASEIRA

PESO

FATOR  

BRUTO

LÍQUIDO

APÓS COCÇÃO

CORREÇÃO

COCÇÃO

Batata inglesa

4 unidades

400,63 g

349,09 g

284,72 g

1,14

0,81

Cenoura

1 unidade

199,46 g

180,79 g

87,19 g

1,10

0,49

O produto final pesou = 571,23 gramas

  • FATOR DE CORREÇÃO:

Prevê perdas inevitáveis ocorridas durante a etapa de pré-preparo, quando os alimentos são limpos, descascados, desossados ou cortados.

- Fórmula fator de correção

FC= PESO BRUTO(PB)

         P. LÍQUIDO(PL)

  • FATOR DE COCÇÃO:

             Após as operações de pré-preparo os alimentos são submetidos ao processo de cocção, que modificam suas características sensoriais e, às vezes, suas composições químicas, por ação do calor.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (115.1 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com