TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio em Nutrição Clinica

Por:   •  20/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  10.346 Palavras (42 Páginas)  •  1.039 Visualizações

Página 1 de 42

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        ATIVIDADES DO ESTAGIÁRIO        4

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        23

REFERÊNCIAS        24

APÊNDICES        26

APÊNDICE  1        27

APÊNCICE  2 ............................................................................................................30

APÊNDICE  3.............................................................................................................37

APÊNDICE  4.............................................................................................................40

APÊNDICE  5.............................................................................................................44

  1. INTRODUÇÃO

Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica do Curso de Nutrição da Universidade da Unopar em função da pandemia precisou ser dividido em duas vigências. Sendo a primeira vigência com estudo conceitual em 100 horas, correspondendo do dia 03/08/2020 a 25/08/2020. A segunda vigência do estágio foi em campo com as preceptoras fazendo atendimento aos pacientes, do dia 14/05/2021 a 14/06/2021.

 A Clínica de Nutrição se encontra dentro da universidade, onde se tem um espaço para recepção do paciente, uma sala para se fazer avaliação e duas salas para realizar os atendimentos nutricionais.

As atividades realizadas se deram através do atendimento clínico nutricional, de anamneses nutricionais, orientações nutricionais, avaliação antropométrica, avaliação física, cálculos de necessidades nutricionais e proteicas, realização de diagnóstico nutricional. Foi possível promover educação alimentar e nutricional para os pacientes, bem como interagir com as preceptoras.

As atividades realizadas durante o período de estágio possibilitaram a aplicação do conhecimento teórico na prática, possibilitou uma maior compreensão da atuação do profissional Nutricionista no âmbito clinico. O estágio é um processo de aprendizagem indispensável a um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de uma carreira e entrar no mercado de trabalho. Por fim, o estágio, certamente refletirá no futuro do aprendizado da profissão como somatório, e possibilitou uma inesquecível e rica experiência.


  1. ATIVIDADES DO ESTAGIÁRIO

Em função da pandemia o estágio curricular em nutrição clínica precisou ser dividido em duas vigências. Sendo a primeira vigência com estudo conceitual em 100 horas, correspondendo do dia 03/08/2021 a 25/08/2021.  

A segunda vigência do estágio foi em campo com as preceptoras fazendo atendimento aos pacientes, do dia 14/05/2021 a 14/06/2021.

Primeira vigência

1º estudo de caso (03/05/2020 a 05/05/2020)

Foi realizado o estudo de caso sobre doença Renal Crônica. E na história clínica dessa paciente ela apresenta diabetes mellitus e hipertensão arterial há 7 anos. Devido aos anos de tratamento descompensado da Diabetes e hipertensão a paciente desenvolveu doença renal crônica e no momento está em tratamento conservador. Durante esse período expliquei sobre como o Diabetes mellitus e a hipertensão arterial pode comprometer o funcionamento renal. Fiz uma análise dos exames laboratoriais da paciente.  Elaborei um plano alimentar para esta paciente em tratamento conservador da doença renal crônica. Fiz uma orientação nutricional referente aos alimentos ricos em fósforo e potássio.

2º estudo de caso (06/05/2020 a 11/05/2020)

Foi realizado o estudo de caso sobre ulcera e gastrectomia em Y de Roux.  

Paciente com 38 anos deu entrada na emergência de um hospital público com hemorragia digestiva alta. Foi submetido a uma endoscopia e diagnosticado com úlcera gástrica. Foi realizado também raio X que diagnosticou RGE até terço médio do esôfago. Na história clínica observamos: paciente tabagista desde os 12 anos de idade, etilista crônico com consumo de destilados.

Fiz uma avaliação nutricional e calculei as necessidades de macronutrientes e micronutrientes e fiz o planejamento dietético e as orientações nutricionais.

Após 6 meses, retorna ao hospital com forte dor retro-esternal, disfagia mesmo comendo alimentos líquidos, episódios repetidos de melena e hematêmese. Fez um novo exame e a equipe médica concluiu que devido a ineficácia do tratamento medicamentoso, o paciente seria submetido a uma gastrectomia em Y de Roux.

Fiz uma avaliação nutricional e calculei as necessidades de macronutrientes e micronutrientes. Fiz o planejamento dietético para introdução de alimentos orais após a cirurgia. Realizei uma pesquisa sobre a relação da gastrectomia com a anemia megaloblástica.

3º estudo de caso (12/05/2020 a 17/05/2020)

Foi realizado o estudo de caso sobre Dieta Enteral. Neste caso a paciente com 75 anos, diabético tipo 2 há 30 anos, em uso de 60 unidades de insulina diariamente. É hipertenso e com diagnóstico de Alzheimer há 5 anos. Recentemente diminuiu a quantidade de alimentos ingeridos, devido a disfagia. Paciente apresentou febre de 39°C e fadiga. Diagnosticado com broncoaspiração, o médico solicitou uso de dieta enteral nasogástrica. De acordo com a descrição do caso foi analisado qual dieta enteral teria que ser prescrita, qual o valor calórico total que o paciente deveria ingerir e seu fracionamento, e qual volume inicial a ser ofertado. Qual a quantidade de água a ser ofertada ao paciente. Como seria a orientação para a família em relação aos cuidados com a sonda e administração da dieta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66.9 Kb)   pdf (265 Kb)   docx (735.8 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com