TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidratação em idosos

Por:   •  31/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 6

ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL

Projeto: Hidratação

[pic 3]

  1. Introdução sobre educação nutricional e o tema do projeto

Introdução - Hidratação do Paciente Idoso:

O envelhecimento populacional acomete inúmeras implicações sobre as políticas sociais e representa um dos maiores desafios da saúde pública . A população brasileira vem envelhecendo de forma rápida e intensa e já conta com mais de 14,5 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade, sendo estimando que, em 2020, existam 32 milhões de idosos.

O processo de envelhecimento provoca modificações biológicas, psicológicas e sociais no organismo. Dentre as principais alterações decorrentes do envelhecimento está o declínio da quantidade de água corporal, decorrente da diminuição da massa muscular. O volume hídrico do organismo depende da composição corporal do indivíduo, sexo, idade, entre outros fatores. Em um idoso, a redução da massa muscular leva a um declínio de 10% na quantidade de água total no organismo, a qual representa cerca de 50% do peso de seu corpo.

O Guia Alimentar para a População Brasileira preconiza a ingestão de 2000 ml de água por dia. Assim, a reposição diária de água deve suprir as perdas pelo suor e pela urina, e alcançar as recomendações de ingestão que são diretamente influenciadas pela sensação de sede. Porém, muitas vezes o equilíbrio hídrico está alterado na população idosa, o que pode ocorrer devido às perdas excessivas deste líquido e/ou mudanças na percepção da sede, resultando em ingestão inadequada de água .  

A baixa aceitação de líquidos via oral, devido à necessidade de jejum prolongado, por doenças do trato gastrointestinal, pós-operatórios ou confusão mental também interfere na homeostase hídrica do idoso. Sabe-se que a desidratação em idosos acarreta sintomas como distúrbios eletrolíticos, cefaleia (dores de cabeça), constipação, perda de peso, deterioração do estado cognitivo, boca seca, alteração da pressão sanguínea, alteração da cor ou débito urinário e outras complicações.  

Foi pensando nestes problemas da falta ou ingestão baixa de líquidos, que nós, acadêmicos do curso de  Nutrição da Uniritter, recebemos uma proposta de trabalho diferente dos demais. Nosso objetivo foi promover uma educação nutricional através de uma visita técnica no Asilo Padre cacique, localizada no bairro Menino deus em Porto Alegre. Demostrando aos idosos os benefícios que a ingestão hídrica proporciona, bem como, incentiva-los á ingerir mais água durante o dia, com a proposta da garrafinha de água colorida, atrativa para estimular mais o consumo, juntamente com um cartaz com informações sobre os impactos do consumo no nosso organismo, informando e os orientando sobre a importância da hidratação.

  1. Identificação dos objetivos de aprendizagem do projeto de educação proposto

A água é um componente natural indispensável para o bom funcionamento do organismo desempenhando várias funções orgânicas. O presente projeto de educação nutricional para o idoso tem como objetivo incentivar o consumo de água através da explanação dos benefícios que seu consumo proporciona ao corpo como um todo. Benefícios estes que serão eficazes com o consumo regular de água (total de água somando água pura e a intrínseca contida nos alimentos) para pessoas acima de 70 anos de 2,7 litros por dia (conforme DRI /RDA - Recommended Dietary Allowances and Adequate Intakes).

Segundo Vitolo (2008), se o indivíduo consumir uma dieta com porções recomendadas de frutas, legumes e verduras, que contêm muita água, não é necessário ingerir tanto líquido quanto a recomendação de 8 copos/dia. Mas em se tratando de idosos onde pode-se observar diminuição do paladar com ingestão alimentar insuficiente, ou mesmo a presença de próteses dentárias que muitas vezes dificultam a mastigação por estarem frouxas, por exemplo, o consumo de água pura deve ser recomendado para ser atingida a quantidade ideal.

Com a ingestão na quantidade aconselhada de água (na sua forma pura ou contida nos alimentos) obtemos:

  • Melhora o funcionamento do organismo;
  • Regulação da temperatura do corpo;
  • Prevenção da desidratação (atentar para sintomas como: boca seca, respiração acelerada, diminuição de saliva que indicam que o consumo de água deve ser imediato).

Para auxiliar na ingestão há disponíveis, aplicativos que lembram o usuário de beber água na hora e na quantidade correta, além de alarmes e lembretes contidos em qualquer aparelho celular. No projeto de educação nutricional para os idosos disponibilizaremos garrafinhas plásticas individuais, que acreditamos ser um auxílio para que o hábito da hidratação seja inserido de maneira satisfatória no cotidiano dos idosos, incluindo também os cuidadores na educação, sendo importantes para o alcance e sucesso do objetivo que visa saúde e bem estar.

 

  1. Metodologia da atividade de educação nutricional (detalhada: cartaz, folder, palestra, jogo e conteúdo que foi abordado)

O objetivo do cartaz é transmitir a importância de manter-se hidratado durante o verão e o inverno, mas devemos passar essa importância de forma clara e simples, evitando termos técnicos e utilizando frases divertidas e criativas para que os idosos consigam ler e compreender o conteúdo. Também foram utilizadas imagens ilustrativas para chamar mais a atenção e complementar conteúdo escrito.

No cartaz teremos escrito os seguintes tópicos:

“É IMPORTANTE BEBER ÁGUA:

  • Você sabia que a água constitui a maior parte do corpo humano? E que uma boa hidratação é fator importante para o melhor funcionamento do organismo?
  • Fraqueza, dor de cabeça, sonolência, pele seca e tontura podem ser sinais de desidratação.
  • Alimentos que contém água: imagens ilustrativas.

HIDRATE-SE:

  •  Seja inverno ou verão beba água de montão!
  • Não deixe a sede aparecer!
  • Tenha sempre uma garrafa perto de você!”.

  1. Materiais necessários (papel, computador, impressora, garrafas..)

Para promoção da atividade no local, foram produzidos 2 cartazes em papel especial, com dicas de hidratação e sua importância que foram impressos na gráfica além de 50 garrafas tipo squeeze de plástico coloridas que foram distribuídas aos idosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (840.3 Kb)   docx (905.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com