TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mito ou verdade? A maçã limpa os dentes?

Por:   •  9/2/2022  •  Dissertação  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 2

Centro Universitário Brasileiro - UniBra

Acadêmica: Ilane Maria Cavalcanti Viana

Nutrição 1 A - Manhã

Atividade de Produção Textual

Prof. Fernanda

A MAÇÃ LIMPA OS DENTES? MITO OU VERDADE?

Desde pequenos escuta-se que comer maçã ajuda a limpar os dentes. E mediante pesquisa por artigo científico, será apresentado se de fato a maçã atua no conceito supracitado.

Para Kruel (2015, s.p.) “Supõe-se que, pela presença de fibras insolúveis, determinados alimentos naturais podem proporcionar uma ação mecânica sobre os dentes durante a mastigação, reduzindo a quantidade de biofilme nas superfícies dentárias supra-gengivais, sendo considerada um “alimento detergente”.” O Biofilme, çpor sua vez, consiste em uma ou mais comunidades de microrganismos, embebidos em uma matriz aglutinante, que recobre uma superfície sólida, sendo o termo utilizado para descrever o acúmulo de microrganismos na superfície dos dentes (placa bacteriana).

Na década de 70, foi observado por estudiosos que a potencialidade da maçã atuava como um “detergente” bucal, pois possuía capacidade de remover restos de alimentos através da mastigação dessa fruta. Por outro lado, estudos demonstraram que levando em consideração as propriedades acidogênicas da maçã, não se pode considerar essa fruta um auxiliar da higiene bucal e nem defini-la como um “detergente natural”. Contudo, ao mastigar a maçã ocorre uma capacidade relativa de desorganizar a placa bacteriana dentária (biofilme) recém-formado nas superfícies livres e lisa dos dentes, ou seja, remove as sujeiras recém-formadas e superficial, mas é incapaz de substituir a escovação dos dentes, deixando ainda microorganismos para evolução de cáries.  

“A dieta é considerada um fator determinante para a qualidade de vida, tanto sob o ponto de vista nutricional quanto da saúde dentária, sendo a escolha dos alimentos um aliado na prevenção de doenças metabólicas e bucais.” (KRUEL, 2015, s.p.).

Referência bibliográfica

Kruel, Marina Coelho Silva. A maçã limpa os dentes. Verdade ou Mito? Avaliação da capacidade da maçã no controle do biofilme dental. 2015. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Odontologia) - Universidade Fereral de Santa Maria, Santa Maria, 2015.

Disponível em:

http://coral.ufsm.br/odontologia/images/Documentos/TCC_2015/TCCMarinaCSKruel.pdf. Acesso: 3 nov. 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com