TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ATIVIDADES DE ESTUDOS DE CASO

Por:   •  19/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.197 Palavras (17 Páginas)  •  1.371 Visualizações

Página 1 de 17

ATIVIDADES DE ESTUDOS DE CASO

8.1 Atividade 1

Estudos têm mostrado que o trabalhador que recebe benefícios da empresa se compromete mais com seu trabalho e valoriza mais a empresa. A legislação trabalhista atual não obriga o empregador a ofertar o benefício alimentação para os funcionários, esse benefício se torna obrigatório somente quando está estabelecido em convenção coletiva com o sindicato da classe do trabalhador.

Os benefícios relacionados com a alimentação, não apresenta vantagem somente para o trabalhador, pois pode gerar concessão de incentivos fiscais às empresas, por meio do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). O PAT tem o objetivo de estimular a melhoria de sua situação nutricional dos trabalhadores, para promover saúde e prevenir doenças profissionais, reduzindo acidentes de trabalho e aumentando a produtividade.

Um dos desafios das empresas é identificar qual seria a melhor forma de oferecer o benefício alimentação. Existem algumas opções, dentre elas ter um serviço próprio: um restaurante dentro da empresa. A Lei 6.321/76 e o Decreto 5/91, que instituem e regulamentam o PAT, determinam que as empresas com mais de 300 empregados devem disponibilizar refeitórios para seus empregados. Nesses casos, é responsabilidade da empresa garantir que a refeição supra as necessidades alimentares dos empregados e para isso é obrigatória a contratação de nutricionista para gerenciar a Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN).

Sabendo disso, vamos conhecer a situação descrita abaixo para desenvolver os desafios propostos na sequência.

Vestecenter é uma fábrica que produz roupas que são destinadas para venda por atacado, essa unidade da fábrica tem 400 funcionários. Recentemente, a fábrica recebeu uma visita de fiscais da Secretaria do Trabalho da cidade, após registrarem algumas denúncias. Durante a visita os fiscais e representantes da empresa visitaram todos os espaços que são utilizados por funcionários para constatar os relatos das denúncias. Foram verificadas e registradas todas as não conformidades, e ao fim da visita os fiscais comunicaram os representantes da Vestecenter que a empresa precisará passar por uma adequação considerando tudo que foi observado. Após alguns dias a empresa que recebeu um ofício apresentando todas as não conformidades e dentre elas está o ambiente que os funcionários utilizam para realizar a alimentação. Até o momento a empresa fornece vale alimentação para os funcionários e tem um somente um pequeno espaço com bancos que é destinado para o intervalo de descanso e alimentação.

Com o ofício da Secretaria do Trabalho em mãos, os representantes da Vestecenter se reuniram e decidiram que as adequações solicitadas estavam realmente impactando na segurança e saúde dos funcionários e consequentemente na qualidade dos serviços realizados, então realizaram uma mobilização para conseguir planejar as adequações necessárias. Diante disso, a Vestecenter que tem um generoso espaço para conseguir ampliar sua estrutura buscou profissionais que trabalhassem como consultores, e você foi contratado(a) para participar dessa equipe e auxiliar no desenvolvimento do planejamento de uma UAN para a Vestecenter.

Você foi visitar a fábrica Vestecenter para conhecer e registar os parâmetros necessários para conseguir elaborar um relatório e assim contribuir no planejamento da UAN. Seguem os registros realizados:

•        Total de funcionários: 400 trabalhadores;

•        Funcionamento da fábrica: segunda a sábado das 7h às 18h;

•        Modalidade de gestão: autogestão (a própria empresa gerencia)

•        Refeições servidas: café da manhã e almoço; (800 refeições) – médio porte

•        Categoria do cardápio: básico (prato base, prato principal, guarnição, salada, sobremesa);

•        Modalidade de distribuição das refeições: self-sevice.

Considerando seus registros apresente as seguintes informações em seu relatório:

a)         Realize o dimensionamento da UAN, incluindo todos os setores essenciais da unidade e apresente as definições de áreas de cada setor.

R= Para o dimensionar essa UAN, levando em consideração que não há informações a respeito da quantidade de área a qual a mesma ocupa e os cálculos foram feitos com baseados em autores consagrados pela literatura. Todavia, ao final foi escolhido o método proposto por Silva Filho (1996), na qual apresentou um maior quantitativo de setores importantes para a adequação dessa UAN.

Sendo assim, é possível observar não apenas o método escolhido para a construção da planta baixa, e sim, ferramentas utilizadas por outros autores.

DIMENSIONAMENTO DA UAN:

Supondo que a maior refeição realizada seja o almoço com 400 refeições servidas e o cardápio seja básico como foi apresentado no início, logo essa para adequação e construção da UAN é necessário que a mesma tenha:

400 refeições x 0,40 (m²\pessoa) = 160 m².

No qual essa UAN precisa ter 160m ² para encontrar-se de acordo com o proposto por Silva Filho (1996). Sendo assim, na tabela 1 abaixo são demostradas as áreas para cada setor:

Setor

Percentual (%)

Resultado (m²)

Recebimento

5 %

 8 m²

Estoque geral

7 %

11,2 m²

Estoque de frios\ congelados

8 %

12,8 m²

Espaço da gerência

4 %

6,4 m²

Vestiário e Sanitários

8 %

12,8 m²

Depósito de materiais de limpeza

2 %

3,2 m²

Pré-preparo de alimentos

24%

38,4 m²

Despensa diária

3 %

4,8 m²

Copa suja

3 %

4,8 m²

Copa de lavagem de panelas

4 %

6,4 m²

Expurgo

3 %

4,8 m²

Preparo\cocção dos alimentos

15 %

24 m²

Distribuição das refeições

7 %

11,2 m²

Despensa para produtos de limpeza

2 %

3,2 m²

Área de lavagem de louças

5 %

8 m²

Total

100 %

160m ²

Tabela 1- Cálculos do dimensionamento segundo Silva Filho (1996).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (450.6 Kb)   docx (311.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com