TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento de Produtos Alimenticios

Por:   •  5/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.419 Palavras (18 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

FLÁVIA ROBERTA DE AZEVEDO – RA C56984-4

FERNANDA DE CÁSSIA G. FARIAS – RA C606FH-0

JULIANA FERNANDES SILVEIRA – RA C64DFA-0

MÔNICA REGINA BALSANELLI– RA C008FH-6

NÁDIA AP. DOS SANTOS LEITE – RA C650GB-8

PRISCILA ROGÉRIO – RA A41GJJ-2

STHEFANI BORATTI TRUYTS LIMA – RA C567IF-0

VALDINÉIA LUIZA DE JESUS – RA C63477-8

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO ALIMENTÍCIO:

CAKE DE BETERRABA

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2018

FLÁVIA ROBERTA DE AZEVEDO – RA C56984-4

FERNANDA DE CÁSSIA G. FARIAS – RA C606FH-0

JULIANA FERNANDES SILVEIRA – RA C64DFA-0

MÔNICA REGINA BALSANELLI – RA C008FH-6

NÁDIA AP. DOS SANTOS LEITE – RA C650GB-8

PRISCILA ROGÉRIO – RA A41GJJ-2

STHEFANI BORATTI TRUYTS LIMA – RA C567IF-0

VALDINÉIA LUIZA DE JESUS – RA C63477-8

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO ALIMENTÍCIO:

CAKE DE BETERRABA

Trabalho desenvolvido à disciplina Desenvolvimento de Produtos Alimentícios do Curso de Nutrição, 6 º e 7º semestre à Universidade Paulista - UNIP.

Professor: Teresa C. O. Marsi

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2018

                RESUMO[pic 1][pic 2]

Na busca por inovações na indústria de alimentos, o objetivo principal é o lançamento de novos produtos para atender necessidades e gostos dos consumidores, com produtos mais atrativos, saborosos e digestivos, ou direcionados ao público com necessidades específicas. É imprescindível uma ampla quantidade e variedade de alimentos com valor agregado com custo acessível, para atender a demanda do consumo atual. Desenvolver um novo produto alimentício, é uma atividade complexa e multidisciplinar, por envolver diversas áreas de uma empresa. Trata-se da descoberta de preferências, tendências e comportamento dos consumidores. As tendências do mercado podem ser direcionadas para inovação do produto ou seu posicionamento, por meio de estratégia para cada segmento de consumidor que se deseja atingir, o que envolve riscos e incertezas. O objetivo pretendido do estudo foi desenvolver um alimento funcional, pelo interesse por uso de alimentos mais saudáveis e naturais por praticantes de atividades físicas, isento de glúten, açúcar e lactose, que beneficiem atletas com intuito de ingerir uma alimentação saudável para um pré treino, consumidores com sensibilidade ao glúten e/ou lactose, diabéticos, etc. A inovação no setor alimentício envolve um processo complexo de interação que liga as necessidades do consumidor com os novos desenvolvimentos da ciência e tecnologia. A aceitação pelo mercado da introdução de novos produtos é um componente importante na determinação do impacto em longo prazo no valor da empresa.

Palavras-chave: Alimento funcional, glúten, lactose.

ABSTRACT

In thesearch for innovations in thefoodindustry, themainobjectiveisthelaunchof new productstomeettheneedsandtastesofconsumers, withproducts more attractive, tastyanddigestive, ortargetedtothepublicwithspecificneeds. A wide range andvarietyofvalue-addedfoodsatanaffordablecostisessentialtomeetcurrentconsumptiondemand. Developing a new foodproductis a complexandmultidisciplinaryactivity, since it involvesseveralareasof a company. It isthediscoveryofconsumerpreferences, trendsandbehavior. The markettrendscanbedirectedtoproductinnovationor its positioning, throughstrategy for eachconsumersegmentthatisdesiredtoachieve, whichinvolvesrisksanduncertainties. The objectiveofthestudywastodevelop a functionalfood, duetotheinterest in usinghealthierand natural foodsbyphysicalactivitypractitioners, freeofgluten, sugar and lactose, thatbenefitathletes in ordertoeat a healthy diet for a preworkout, consumerswithsensitivitytoglutenand / or lactose, diabetics, etc. Innovation in thefoodindustryinvolves a complexprocessofinteractionthat links consumerneedswith new developments in scienceandtechnology. Market acceptanceoftheintroductionof new productsisanimportantcomponent in determiningthelong-termimpactonthecompany'svalue.

Keywords: Functionalfood, gluten, lactose.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

2 OBJETIVO        9

2.1 Geral        9

2.2 Específico        9

3 DESENVOLVIMENTO        10

4 RESULTADOS        13

4.1 Informações Nutricionais        13

4.2 Análise sensorial        14

5 DISCUSSÃO        16

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

   REFERÊNCIAS        18


1 INTRODUÇÃO

Na busca por inovações na indústria de alimentos, o objetivo principal é o lançamento de novos produtos para atender necessidades e gostos dos consumidores, com produtos mais atrativos, saborosos e digestivos, ou direcionados ao público com necessidades específicas, É imprescindível uma ampla quantidade e variedade de alimentos com valor agregado com custo acessível, para atender a demanda do consumo atual. O mercado competitivo exige criação de novos produtos e estratégias de inovação para diferenciação. Para tanto, é necessário conhecer a necessidade do consumidor, de acordo com as legislações (Bragante, 2014).

O lançamento de um novo produto é essencial para empresas, e consumidores, tem aumentado as expectativas nisso, assim, diminuindo a fidelidade às marcas, tornando o mercado de alimentos altamente competitivo e acarretando a diminuição do ciclo de vida dos novos produtos. Para isso, as empresas se obrigam a trabalhar com maior agilidade e eficiência nessa questão. (Wille, Wille, Koehler, Freitas, Haracemiv, 2004).

A indústria alimentar, aproveitando-se da pressão exercida por nutricionistas, clínicos e consumidores, responde colocando à disposição os alimentos industrializados para fins especiais, como de baixa caloria, com gordura modificada e sem colesterol, ao mercado consumidor. (Pontinha, Penteado, Maccoppi, Carlotto, 2005)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (485.5 Kb)   docx (527.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com