TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DIRIGIDO DE CASO

Por:   •  2/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.722 Palavras (7 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

O caso de 100% da disciplina de Avaliação nutricional em Técnica e Dietética refere-se a um paciente chamado André, de 50 anos, empresário residente em Salvador/ BA, que trabalha sentado, praticante de hidroginásticas ao menos duas vezes na semana, suas atividades de lazer são assistir TV e sair para comer. Recebeu o diagnóstico de hipertensão há quatro anos, desde então vem realizando o tratamento com medicamentos.

Na avaliação antropométrica observou-se o peso, altura, circunferências e exames bioquímicos, histórico clínico, entre outros fatores que são relevantes a avaliação em si e constatou – se obesidade devido a sua altura e peso. A obesidade pode estar associada à forma como o mesmo trabalha e a falta de exercícios físicos regulares e o consumo de determinados alimentos em excesso. Como também o crescimento exacerbado de peso nos últimos anos, além dos dados da análise quantitativa da ingestão alimentar, em especial a quantidade de colesterol e sódio ingeridos diariamente.

É certo que, com todos os dados coletados sobre o paciente, o nutricionista juntamente com uma equipe especializada e capacitada poderá atender aos desejos do mesmo, que tem o interesse de perder peso. É imprescindível antes de qualquer coisa buscar saber o histórico do paciente para que sejam tomadas as devidas providências e seja colocado em prática um programa adequado a suas necessidades.

2. DESENVOLVIMENTO

Delimitação dos problemas

2.1. Resumo dos problemas

André sente a necessidade de procurar ajuda nutricional, pois deseja perder peso, relata já ter realizado alguns procedimentos para a redução do peso, mas não consegui se adaptar a orientação de comer frutas nos intervalos das refeições. Possui uma sensibilidade muito grande quando a questão são alimentos mal higienizados, havendo diarreia, além do sobrepeso o mesmo é hipertenso, tratado com remédios para controle, sendo assim há necessidade de intervenção no qual o sobrepeso e hipertensão estão associados a má alimentação e falta de atividades física. No histórico familiar o pai faleceu de AVC e a mãe ainda viva hipertensa.

2.2. Fundamentação teórica e discussão

As problemáticas evidenciadas no referido caso comumente é algo que o ser humano atualmente está acostumado a viver. André, com já 50 anos e acima do peso desenvolve poucas atividades físicas e tem uma alimentação um tanto quanto inadequada para o estilo de vida que adotou nos últimos anos. O sobrepeso, o quadro clínico e o histórico familiar do paciente revela que sua saúde não se encaixa nos padrões de uma pessoa saudável.

É imprescindível que André depois de procurar o nutricionista tenha consciência que para o que mais deseja dê certo, ele deve tomar algumas decisões e renunciar a alguns hábitos por ele praticados. Para Dal Bosco e Conde (2013) para que o nutricionista obtenha informações quantitativas e/ou qualitativas sobre o consumo e os hábitos alimentares de uma pessoa se faz necessário utilizar um conjunto de procedimentos, com a finalidade de descrever o consumo alimentar, que é o chamado inquérito dietético.

Seu caso com mostra a avaliação antropométrica o classifica como um sedentário que trabalha sentado e tem uma alimentação desregulada rica em gorduras e sódio, entrando na categoria de obeso com histórico de sobrepeso. Para Viana e Leal (2013) em estudo reunindo vários autores sobre a obesidade relatam que ao procurar ajuda, o obeso faz não por estar nessa condição, mas pelo pretexto de não conseguir levar a sério a dieta imposta por outros profissionais, sendo um dos problemas relatados por André.

Seguir um rigoroso programa de tratamento é o que vai definir o sucesso do mesmo, analisando a dieta descrita por André demostra que em certos horários o consumo de determinados alimentos se configura como um excesso dos mesmos, o obeso, em sua maioria come por impulso, por ansiedade e pelo descontrole da ingestão da comida, o que demonstra um comportamento semelhante ao de André. Para isso, Kleiner e Greenwood-robinson (2016) ponta que todo programa nutricional que tem como ênfase a perda de gordura corporal e o desenvolvimento de músculos tem que ter como base um plano que privilegie a proteína magra, o carboidrato natural e a gordura boa. Outro ponto trazido pelos autores é a organização das refeições, isto é, se alimentar nos horários corretos e manter hábitos saudáveis.

Um individuo na idade de André não deveria ter uma vida como o mesmo leva atualmente, é imprescindível que nessa situação sejam observadas algumas ressalvas condizentes a idade, estado de saúde, alimentação, pratica de atividades físicas, para que doenças crônicas não sejam desenvolvidas, como o caso da hipertensão e obesidade mórbida, comuns nesse período da vida e por falta de cuidados essenciais. Segundo Gonçalves et al (2016) a obesidade se caracteriza como a alteração metabólica multifatorial de caráter epidêmico onde sua prevalência tem aumentado assustadoramente em todos os países.

Trabalhar sentado acaba ocasionando o acumulo de gordura e consequentemente o aumento de peso corpóreo. Evidentemente o histórico de peso de André demostra um aumento excessivo tendo chegado em 10 anos a 110kg, o que já configura como uma doença crônica e abre porta para outras do mesmo tipo, como doenças cardiovasculares, presentes no histórico familiar como também a hipertensão já descoberta e tratada via medicamentos. O controle e tratamento das DCV (Doenças Cardio Vasculares) e seus fatores de risco envolvem, além da prescrição medicamentosa, mudanças no estilo de vida, como a prática de atividade física e adoção de uma alimentação adequada e saudável. (SANTOS, 2012).

Ferreira & Wanderley (2010) apontam que as mudanças nos padrões de alimentação e o aumento do consumo energético estão relacionados com uma dieta rica em gordura (principalmente as de origem animal), açúcares e alimentos refinados. Outro fator a ser pontuado no caso de André, é que o aumento no consumo excessivo de alimentos que são ricos em açúcares simples e gordura, que dispõe de uma alta densidade energética, como também a pouca prática de atividades físicas, configuram os principais fatores que estão relacionados ao ganho de peso e obesidade. Além disso, o alto consumo de sódio e de gorduras saturadas aumenta consideravelmente o risco para doenças cardiovasculares.

A hipertensão arterial (HA) é caracterizada por valores elevados e sustentados de pressão arterial (PA). Trata-se de uma condição crônica, de causa multifatorial,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com