TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO DE CASO

Por:   •  30/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade de Tecnologia de Itabuna.

Data:12/11/18

Discente: Filipe Oliveira Soares

Docente: Anderson

Disciplina: Hidrologia

Resposta referente a questão do Estudo Dirigido.

Diante conceitos estudados, a implantação de uma barragem em um determinado rio, vai depender da sua adequação nos conceitos ecológicos. Os barramentos em si, proporcionam em seus aspectos positivos, regularização do fornecimento de água, produção de energia nas hidrelétricas, a padronização das cheias em si, e etc. Mas claro sempre levando em conta que todos estes aspectos citados, devem estar fixados na mente e “debaixo do braço” a legislação ambiental, segundo o ministério do meio ambiente.

Decorrente disto, apesar de existir normas e leis que protegem o meio ambiente, os barramentos em rios, ocasionam pontos negativos, problemas (impactos) ambientais irreversíveis ou muito graves. Como por exemplo, o alagamento de florestas, comunidades, cidades, ocasionando assim a destruição de habitats naturais dos animais e pessoas, alterando assim o padrão das águas dos rios e etc.

Trazendo este assunto para o campo da Engenharia, podemos citar como um grande agente causador de impactos ambientais, as hidrelétricas, ocasionando a degradação da cadeia dos ecossistemas. Ainda se tratando de áreas degradadas pode-se levar em conta as áreas dentro das hidrelétricas, usadas para estocagem de materiais, materiais pesados dentre outros diversos problemas causados pela implantação de uma hidrelétrica.

Na construção em si de um barramento se torna importante, o que os especialistas chamam de revegetação, decorrentes das obras na construção das barragens, para isso são requisitadas técnicas especificas, levando em consideração a interação entre a adubação verde com a mineral, decorrentes de que no processo de construção de uma hidrelétrica são removidas áreas férteis do solo e toda uma grande camada de vegetação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com