TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Manual de Estagio Uniandrade

Por:   •  7/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.642 Palavras (27 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 27

2014

CURITIBA

2018

________________

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO 3

2. OBJETIVOS DO ESTÁGIO 5

3. NORMAS GERAIS 7

4. COORDENAÇÃO GERAL 8

4.1 ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR GERAL DO CURSO 8

4.2 ATRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES ORIENTADORES DE ESTÁGIO 8

5. ATRIBUIÇÕES GERAIS DO ALUNO 10

6. ESPECIFICAÇÕES DAS ÁREAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 11

6.1 ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO 11

6.1.1 Condições mínimas necessárias ao local de estágio supervisionado em Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição 11

6.1.2 Atribuições do aluno para o estágio supervisionado em Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição 11

6.2 ATRIBUIÇÕES DO ALUNO PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE PÚBLICA 11

6.2.1 Roteiro básico de estágio em saúde pública 14

6.3 ATRIBUIÇÕES DO ALUNO PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA 15

6.3.1 Roteiro básico de estágio em clínica 15

7. DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO 17

8. AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR 18

9. ANEXOS 19

1. APRESENTAÇÃO

Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa a preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos (LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008).

O presente regulamento dispõe dos procedimentos inerentes aos estágios curriculares obrigatórios do curso de Nutrição do Centro Universitário Campos de Andrade, Curitiba/PR. Para uma adequada formação do profissional Nutricionista a instituição universitária deve garantir o desenvolvimento de estágios curriculares, sob orientação de docente da instituição de ensino e por supervisor da parte concedente, comprovado por vistos em folha de frequência. Este estágio deverá ser desenvolvido de forma articulada e com complexidade crescente ao longo do processo de formação.

As atividades do estágio curricular obrigatórios serão realizadas no último ano letivo, divido em quatro partes (4 bimestres). Os estágios contemplam as três áreas de atuação do nutricionista: Nutrição Clínica; Nutrição em Saúde Pública e Gestão em Unidades de Alimentação e Nutrição, em conformidade com as Diretrizes Curriculares (Parecer CNE / CES N. º 1.133/2001). O estagiário irá cumprir a carga horária total de 776 horas, divididas em 4 etapas de 194 horas cada uma. As duas primeiras etapas serão realizadas durante o 7º período e as seguintes no 8º período. As atividades relacionadas ao desenvolvimento de relatórios de estágio e encontros presenciais com o professor supervisor de área serão contabilizadas na carga horária total da atividade, não excedendo 20% da carga horária total do estágio.

Uma das etapas a serem realizadas é denominada Optativa, a qual será de escolha do aluno ou mediante sorteio, conforme vagas disponíveis junto aos concedentes vinculados à instituição por meio de Convênio de Cooperação Técnica previamente firmados. Essa escolha poderá ser realizada nas áreas contempladas na Resolução nº 380/2005. Para o estágio Optativo o aluno poderá repetir uma das 3 grandes áreas já realizadas ou, em outra área de atuação no nutricionista conforme Resolução supracitada, com a premissa que o local estabeleça o devido convênio com a instituição de ensino.

Todas as atividades de estágio deverão estar pautadas na Legislação vigente e acompanhar as orientações, Leis e Resoluções pertinentes a Regulamentação do profissional Nutricionista (Lei nº 6583, de 20 de outubro de 1978); Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996); Lei da regulamentação dos Estágios (Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008), além das discussões da categoria e escolas de Nutrição.

Os estágios propiciam a complementação do ensino e da aprendizagem pela participação do estudante em situações reais de vida e trabalho e seu meio (hospitais, ambulatórios, rede básicas de serviços de saúde, Unidades de Alimentação e Nutrição, entre outros). Fortalecendo a articulação da teoria com a prática o estudante é contemplado com orientações para as suas atividades que integrem o saber acadêmico à prática profissional, pois sua participação no processo de formação dar-se-á de modo ativo, criativo, crítico, num exercício contínuo, construindo seu conhecimento a partir da reflexão e indagação de sua prática.

Este manual tem por finalidade orientar os alunos do curso de Nutrição sobre a sistemática e os procedimentos para a execução do Estagio Supervisionado. Os alunos devem conhecer o conteúdo deste Regulamento, no tocante aos objetos dos estágios, atividades e prazos, atendendo desta forma aos requisitos legais.

2. OBJETIVOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

* Proporcionar o processo ensino-aprendizagem, mediante o fortalecimento das potencialidades do estudante e seu aprimoramento pessoal, profissional e social.

*

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.6 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com