TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO NUTRICIONISTA NA COVID-19

Por:   •  11/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE NUTRIÇÃO

MARGAIR DA CONCEIÇÃO EVANGELISTA RA c008dj8

O PAPEL DO NUTRICIONISTA NA PANDEMIA

SANTOS

2020

MARGAIR DA CONCEIÇÃO EVANGELISTA RA c008dj8

O PAPEL DO NUTRICIONISTA NA PANDEMIA

Trabalho de conclusão de estágio na área de Saúde Pública – Professor Orientador: Roberta Hegedus – Nutricionista da Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande/SP e Docente da Universidade Paulista, UNIP, Santos/SP. 

SANTOS

2020

O Conselho Federal de Nutrição (CFN) emitiu em 20 de março de 2020 divulgou um arquivo onde constam as recomendações para os profissionais nutricionistas e técnicos, os cuidados que devem ser mantidos em todas as áreas da nutrição em relação à pandemia do novo coronavirus.

Segundo este arquivo, para a segurança dos pacientes e dos profissionais, a critério das unidades e em acordo com a equipe multiprofissional, é recomendável que seja evitado o contato físico do Nutricionista e do TND com os pacientes, especialmente aqueles suspeitos ou confirmados com coronavírus.

O nutricionista pode utilizar-se de outros meios de contato com o paciente, como o contato telefônico ou intermédio de outros membros da equipe multiprofissional que estejam em contato direto com aquele paciente, como por exemplo, os membros da enfermagem.

Em parecer da BRASPEN, de acordo com as diretrizes da terapia nutricional, é recomendado que em até 48 horas após a internação, seja realizada a avaliação nutricional do paciente admitido, porém, em situação de COVID19, esta diretriz esta suspensa, a fim de evitar contato do nutricionista com o paciente infectado.

A avaliação nutricional é muito importante no paciente internado, pois ela avalia o estado em que o paciente esta ao ser admitido e o nutricionista acompanha a evolução daquele paciente, podendo fazer adaptações na dieta e ofertar se necessário suplementação para evitar a desnutrição ou simplesmente para a manutenção do estado nutricional do individuo.

O nutricionista tem papel fundamental no âmbito da saúde, desde a atenção primária, onde ele pode realizar atendimentos a indivíduos não enfermos e indicar uma alimentação mais rica em vitaminas e minerais com o objetivo de fortalecer a imunidade do individuo, e no ambiente já hospitalar na evolução das dietas, sempre verificando o quadro respiratório do paciente para adequar a consistência correta.

O nutricionista deve adotar sempre a melhor conduta possível, a maioria dos pacientes infectados possuem doenças associadas como HAS, DM, doenças cardiovasculares, obesidade entre outras, o que necessita de maior atenção por ser um paciente de alto risco.

A direção geral de saúde de Portugal, em estudo, declara que um pior estado nutricional associa-se a um pior prognóstico e a um risco aumentado de complicações em caso de doença aguda. Podemos reduzir este risco com alguns cuidados alimentares básicos.

E cabem aos nutricionistas estes cuidados alimentares básicos tanto em ambiente hospitalar tanto no atendimento primário, ou até mesmo em consultório.

Em resolução recém-publicada, o CFN em razão da pandemia, permitiu aos nutricionistas o atendimento online, Decisão está publicada na Resolução CFN nº 646, de 18 de março de 2020, que permite o atendimento online até 31 de agosto de 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com