TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPÇÕES DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS PARA FESTAS VEGETARIANAS INFANTIS

Por:   •  20/5/2015  •  Monografia  •  2.024 Palavras (9 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 9

COLÉGIO ADVENTISTA DA GRANJA VIANA

ROSICLER TERESINHA PINTO

OPÇÕES DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS PARA FESTAS INFANTIS VEGETARIANAS

COTIA

NOVEMBRO DE 2013

JULIO CESAR CANDELARIA

ROSICLER TERESINHA PINTO

OPÇÕES DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS PARA FESTAS INFANTIS VEGETARIANAS

COTIA

NOVEMBRO DE 2013

Dedicamos esse trabalho aos nossos familiares, amigos, educadores, e todos aqueles que nos apoiaram durante nossa jornada.

AGRADECIMENTOS

RESUMO

Palavras-chave: Vegetarianismo, Infância e Alimentação.

Pretende-se com esse trabalho elaborar uma cartilha com opções de alimentos saudáveis para festas infantis vegetarianas. Com facilidade de acesso a refrigerantes, frituras, guloseimas etc., que associados à substituição das refeições balanceadas por lanches rápidos, têm criado uma geração de jovens obesos e com vários problemas de saúde, antes só encontrados em pessoas com mais de 40 anos, como pressão alta, diabetes, doenças cardiovasculares, câncer, etc. Diante desse cenário promissor, e da falta de programas e cartilhas voltadas especificamente para esse público, sentiu-se a necessidade de abordar o tema e elaborar uma cartilha para facilitar o acesso de indivíduos que se interessem por uma alimentação mais saudável e balanceada, e também dar opções práticas de receitas testadas e aprovadas (pelas crianças) para a fase infantil. Para tanto, utilizou-se um trabalho realizado na disciplina de Técnica Dietética II, no 3º semestre, desenvolvido pela turma 1613 do Colégio Adventista de Granja Viana, em Cotia, que elaborou uma cartilha com receitas vegetarianas. A partir disso foram selecionadas as receitas de maior aceitação pelas crianças, que em seguida foram todas testadas em laboratório, pesadas (balança marca Toledo, 25 kg), calculado o valor calórico de cada porção através do sistema Avanutri e digitadas numa nova cartilha. Diante de estudos analisados foi possível perceber a aceitação (receptividade) das crianças sobre o tema, porém as intervenções devem ir muito mais além de apenas conhecimentos nutricionais, é preciso trabalhar de forma prática, por isso sugere-se novos cardápios com uma alimentação adequada para as crianças, oferecendo às mães e as crianças interatividade no desenvolvimento de uma culinária saborosa e nutritiva. Percebeu-se através da revisão bibliográfica a falta de projetos específicos e de programas com cartilhas envolvendo os infantis. Conclui-se que se fazem necessárias mais ações e estudos nessa área.

ABSTRACT

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO 8

2- OBJETIVOS Erro! Indicador não definido.

3- METODOLOGIA Erro! Indicador não definido.

4- DESENVOLVIMENTO Erro! Indicador não definido.

5- CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

6- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

1 - INTRODUÇÃO

O interesse e a adesão ao vegetarianismo têm crescido nos últimos anos. Esse crescimento torna necessária a informação dos profissionais da saúde, particularmente médicos e nutricionistas, sobre essa dieta, assim como a população também. (Johnston, 2003)

De acordo com os criacionistas, sua origem vem desde a criação do homem e um de seus registros mais amplamente explicito encontra-se na Bíblia Sagrada, na passagem em que Deus diz a Adão e Eva qual deveria ser seus alimentos. "Eis que vos tenho dado todas às ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento” (Gênesis 1:29)

Segundo Melina (1998) o vegetarianismo tem sido uma opção nutricional desde que se começou há registrar o tempo.

A primeira pessoa reconhecida como promotora e difusora do vegetarianismo no oriente foi Pitágoras. (Melina, 1998)

A palavra vegetarianismo foi adotada (surgiu) no final do século XIX, onde o movimento explodiu-se consideravelmente com a formação de grupos, publicações literárias e a abertura de restaurantes promotores desse tipo de dieta. Essa explosão consolidou-se no século XX, com o aumento do interesse e conhecimento sobre dieta vegetariana. (Johnston,2003)

Segundo pesquisa a realizada pelo guia alimentar de dietas vegetarianas para adulto, o principal motivo para a adoção dessa dieta é a ética, seguido da saúde e religião. (qual a referência)

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, “é considerado vegetariano todo aquele que exclui de sua dieta alimentação de todos os tipos de carne, ovos e peixes e seus derivados, podendo ou não utilizar laticínios ou ovo”. Suas vertentes são: ovolacto vegetariano – utiliza ovos, leite e derivados na alimentação; lacto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com