TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ALIMENTOS SAUDAVEIS

Por:   •  16/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

Após termos realizado a territorialização no CCVP e na Mansão do Caminho, apresentamos pela primeira vez (16/10/15) uma mesa demonstrativa acompanhada de uma roda de conversa para aproximadamente 30 adultos responsáveis de crianças de 4 a 6 anos de idade, a fim de tirar as duvidas e mostrar alguns conhecimentos . Nessa mesa, nós levamos macro modelos bucais, fotos impressas, escova de dente nova e velha, dentifrícios e fio dental. Começamos interagindo com as pessoas passando uma escova de dente para que cada um deles se apresentassem com seu nome, nome do seu filho(a) e idade, com intenção de ouvir um pouco eles.

Em seguida nos apresentamos e começamos perguntando se eles achavam importante a saúde bucal e o por que. Assim começamos a nossa roda de conversa, sempre visando esclarecer as duvidas que eles nos trouxessem, frisando a importância da higiene bucal como saúde e não como estética, mostramos como se faz uma escovação completa, algumas doenças, quantidade de creme dental ideal, a escolha da escova de dente correta, etc. Conseguimos utilizar uma linguagem não formal para o entendimento de todos que ali estavam, por exemplo, chamando a gengiva de carne; mostrando a escovação como trenzinho, vassourinha e bolinha; dentes posteriores de dentes de trás, etc.

No dia 23 de outubro de 2015 repetimos a mesa demonstrativa com a roda de conversa, dessa vez em um ambiente maior com cerca de 70 mães. Fizemos igual a anterior, só não passamos a escova para a apresentação pois tinham mais pessoas e não tínhamos muito tempo. Nesse dia tivemos mais perguntas, inclusive sobre a saúde bucal das próprias mães. Uma das cisas que chamou nossa atenção foi uma das mães falarem que utilizava sal de cozinha uma vez na semana para clarear seus dentes, pois ela tinha escutado falar que era bom para tirar as sujeiras mais grossas, então explicamos a ela a agressão que o sal iria fazer com o esmalte dentário dela ao longo do tempo e falamos que saúde bucal é a higiene que temos na nossa cavidade oral e não necessariamente os dentes brancos.

No dia 30 de outubro de 2015 fomos ao CCVP para realizar cadastramento de famílias, marcar consultas para as pessoas ali presentes ou pessoas indicadas e ter uma breve roda de conversa. Foi uma experiência muito interessante, pois nós conseguimos criar vínculos com nossos pacientes e ouvimos de alguns deles que aquela conversa foi tão legal que serviu como uma terapia, pois colocamos em pratica o aprendizado que tivemos em sala que é o saber escutar/ouvir. Uma paciente se sentiu tão segura/confortada por um de nossos amigos que chegou a contar que tinha HPV sem ter vergonha. Outro caso interessante foi uma mãe que estava com seu filho presente e observamos que ela estava interessada apenas em marcar a consulta pois na hora da roda de conversa ela chegou a ficar de costas para nós sem dar importância ao que estávamos falando e ao realizar o cadastramento ela estava impaciente, reclamando da quantidade de pergunta, respondendo sem nem ouvir direito as perguntas, apenas para conseguir marcar a consulta e ir embora.

No dia 6 de novembro de 2015 fomos ao CCVP repetir a mesa demonstrativa e a roda de conversa que fizemos na mansão do caminho, mas dessa vez para cerca de umas 20 agentes comunitárias. Conseguimos interagir muito bem com elas realizando uma roda de conversa muito longe de ser uma palestra pois elas perguntavam bastante e sempre traziam duvidas que nós conseguimos esclarecer de forma clara.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com