TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS IMPACTOS DA RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA NA SAÚDE HUMANA

Por:   •  30/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.964 Palavras (12 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 12

CURSO BIOMEDICINA

OS IMPACTOS DA RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA NA SAÚDE HUMANA

OS IMPACTOS DA RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA NA SAÚDE HUMANA

ALUNOS:

Camila Ferreira Queiroz

Camila Vanelli Moreira

Carolina Ribeiro Pereira

Glenda Figueiredo Sena

Reidianara Silva Ferreira

Wellington Henrique Barbosa Da Silva

 

NOME DO ORINETADOR E CO-ORIENTADOR:

Graziella Garcia

                 Projeto de Pesquisa apresentado à faculdade de ensino UNIBH, e aos professores que constituem a banca.

     

UNIBH - ESTORIL

2017

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.........................................................................4

2- OBJETIVOS.............................................................................5

3- JUSTIFICATIVA.......................................................................5

4- REVISÃO TEÓRICA................................................................5

5- METODOLOGIA......................................................................9

6- CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................10

7- BIBLIOGRAFIA........................................................................14

8- ANEXOS..................................................................................15


 

1. INTRODUÇÃO

Dentre as diversas doenças causadas pela exposição prolongada aos raios solares, o câncer de pele é a neoplasia mais frequente no Brasil (CASTILHO; SOUSA; LEITE, 2010).  Estima-se que 76% dos homens e 62% das mulheres se expõem ao sol sem nenhum tipo de proteção. Essas estimativas apontam ainda que o número de pessoas com câncer de pele vem crescendo a cada ano e isso se deve ao fato de muitas delas não possuírem qualquer tipo de conhecimento a respeito desse assunto ou até mesmo por falta de conscientização da população (ALMEIDA; NAI, 2010). Diante disso, existem algumas atitudes que induzem a proteção aos raios solares e que são de extrema importância para a prevenção de doenças cutâneas, como o consumo de alimentos fotoprotetores, uma prática essencial, porém pouco conhecida.

A fotoproteção compreende medidas preventivas e/ou terapêuticas utilizadas para a proteção da pele contra danos causados por radiação solar, tais como a utilização de roupas, chapéus, óculos de sol, filtros solares apropriados e a ingestão de alimentos antioxidantes, ou fotoprotetores (DOS SANTOS, Karina; 2015).

A fotoproteção dietética ainda é um assunto considerado novo e tem sido alvo de diversos estudos e hoje sabe-se que alimentos fotoprotetores podem prevenir e até mesmo atenuar casos clínicos dermatológicos negativos relacionados a doenças causadas pela exposição à radiações UV (DOS SANTOS, Karina; 2015). Tratam-se de meios de proteção obtidos através da ingestão de alimentos e outras suplementações capazes de aumentar a barreira dérmica protetora contra os raios UV.

Neste estudo, procurou-se caracterizar os hábitos de exposição solar entre crianças e pré-adolescentes do ensino médio com idades entre 6 a 15 anos, com o objetivo de ensiná-los a se proteger e a se prevenir contra doenças de pele futuras utilizando-se de um cardápio com alimentos fotoprotetores e ações de conscientização.

2- OBJETIVOS    

2.1- OBJETIVO GERAL

Conscientizar em uma escola pública os perigos causados pela radiação ultravioleta, e ensinar alguns alimentos que auxiliam para proteção solar.

2.2- OBJETIVO ESPECIFÍCO

Verificar os fatores ambientais que influenciam a intensidade da radiação ultravioleta que atinge a superfície terrestre.

Coletar dados da exposição solar e frequência da utilização do protetor solar.

Elaborar um cardápio para reforçar a proteção da radiação recebida.

     

3. JUSTIFICATIVA

O Tema tem como o intuito de alertar os riscos da radiação solar, seus malefícios e o uso da proteção vindo de alimentos fotoprotetores. O projeto vai conscientizar a prevenção de doenças futuras, provenientes da radiação, através do benefício da alimentação, aliada ao uso de protetor solar. A maior parte da população sofre incidência da radiação ultravioleta.

Esses dados mostram que a quantidade de pessoas com doenças relacionadas ao sol, vem aumentando cada vez mais o principal motivo dessa exposição agressiva, é pela falta de conhecimento dos perigos da esposição (ALMEIDA; NAI, 2010).

4 REVISÃO TEÓRICA

4.1 RADIAÇÃO ULTRAVIOETA

 A radiação ultravioleta se encontra entre a luz visível e os raios-X, consegue iniciar reações química na derme do corpo humano, sendo essas reações necessária para corpo humano. Mas o exagero a exposição aos raios UV, causam envelhecimento precoce da pele, e até mesmo câncer de pele (DAAMS et al., 2014).

Em todos seres vivos ocorre frequentemente reações, que possibilitam a produção de novos componentes necessário para a vida. Não seria diferente nos seres humanos, há uma dependência diária de oxigênio, glicose, proteína, lipídios e radiação solar. Essa radiação é responsável por manter a temperatura do planeta ideal para vida.

Segundo Ferreira et al. (2014), a falta de exposição ao sol, e um risco para a vida humana, é a principal causa relacionada e discutida da falta de vitamina D; sendo que a exposição solar é considerada a sua principal fonte para a maioria dos seres humanos. Há relatos que se expor ao sol durante 5 a 15 minutos entre 10h00min e 15h00min, seriam suficientes para cobrir todas as necessidades diárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (942.4 Kb)   docx (819.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com