TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Métodos de Controle do Desenvolvimento Microbiano

Por:   •  30/9/2018  •  Resenha  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Leonardo Ferreira Leão

Profª Denise

Resenha: Métodos de controle do desenvolvimento microbiano

Na área da microbiologia o controle de desenvolvimento microbiano nos alimentos é um das principais preocupações, visando eliminar riscos à saúde e alterações indesejáveis nos alimentos. A forma ideal é evitando o acesso dos micro-organismos aos alimentos, mas quando é impossível devem-se adota medidas de controle do desenvolvimento dos microrganismos nos produtos alimentícios.

O controle de microrganismos é influenciado por varias condições, sendo pelo seu numero, ambientais, tempo de exposição prolongado. Pode se controlar o microrganismo pela ação bacteriostática, onde não há multiplicação ou bactericida, que é a morte do microrganismo. O controle microbiano pode ser feito através da esterilização, desinfecção, degermação, prevenção de auto decomposição do alimento através da destruição ou inativação das enzimas, e a prevenção de injurias provocadas por insetos ou causas mecânicas. A lavagem é a remoção de m.o poeiras e resíduos de tóxicos, já a centrifugação tem mais eficácia no tratamento de água e na industrialização do leite. O tratamento térmico é utilizado para destruição de patógenos e redução dos m.o deteriorantes sendo muito utilizados pela indústria de alimentos.

Existem fatores que podem afetar a termo resistência como a água, gordura e alguns sais. Já os lipídeos proteínas e carboidratos tem efeito protetor para alguns esporos, e a desidratação previne o crescimento microbiano e alterações químicas e físicas nos alimentos que são auxiliadas pela umidade podendo ser pela exposição ao sol sendo natural e controlada, ou secagem à vácuo ou tuneis de ar quente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com