TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Atividade de Educação Alimentar e Nutricional

Por:   •  3/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  1.336 Visualizações

Página 1 de 6

Projeto de Atividade de Educação Alimentar e Nutricional

- Alimentação Saudável nos ciclos da vida -

O que é Educação Alimentar e Nutricional?

Ao longo dos anos, discussões sobre o tema foram se fortalecendo e, atualmente, adota-se o termo “Educação Alimentar e Nutricional” e não o termo “Educação Nutricional” ou “Educação Alimentar”. O termo completo se torna mais abrangente, referindo-se a aspectos relacionados ao alimento e à alimentação, aos processos de produção, abastecimento e transformação até os aspectos nutricionais. Segundo o conceito do Marco de Referência de EAN para as Políticas Públicas (BRASIL, 2012), a Educação Alimentar e Nutricional no contexto da realização do Direito Humano à Alimentação Adequada e na garantia da Segurança Alimentar e Nutricional é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar e multiprofissional que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis. A prática da EAN deve fazer uso de abordagens e recursos educacionais problematizadores e ativos que favoreçam o diálogo junto a indivíduos e grupos populacionais, considerando todas as fases do curso da vida, etapas do sistema alimentar e as interações e significados que compõem o comportamento alimentar.

Atualmente, a EAN faz parte de um conjunto de estratégias criadas para promover a alimentação adequada e saudável e é tão importante que foi incorporada a um dos objetivos do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. As estratégias de EAN devem ter como referência o Guia Alimentar para a População Brasileira e tem como objetivo principal contribuir para a realização do direito humano à alimentação adequada e garantia da segurança alimentar e nutricional, a valorização da cultura alimentar, a sustentabilidade e a geração de autonomia para que as pessoas, grupos e comunidades estejam empoderados para a adoção de hábitos alimentares saudáveis e a melhoria da qualidade de vida.

Objetivo da atividade: Estimular a aplicação do conhecimento sobre alimentação saudável nos ciclos da vida, por meio da elaboração de um projeto de Educação Alimentar e Nutricional baseado no documentário “ Muito além do peso”.

ATIVIDADE PROPOSTA (individual) - 1 ponto (Grau A)

- Data da entrega: 30.04.2018

1) Assistir o documentário muito além do peso (disponível no site: http://www.muitoalemdopeso.com.br/)

2) Elaborar um projeto para uma atividade de intervenção nutricional para mudança da característica atual da população (transição nutricional e a contemporaneidade), considerando o ciclo da vida “ESCOLARES”. Escolher a faixa etária a ser elaborada a atividade.

No projeto deverão constar as seguintes informações (exemplo em anexo):

  1. Título da atividade proposta
  2. Introdução
  3. Objetivo
  4. Recursos necessários
  5. População alvo
  6. Metodologia de desenvolvimento da atividade proposta para alcançar o objetivo
  7. Resultados esperados
  8. Material informativo: folder ou infográfico com informações sobre a temática escolhida (elaborado pelo aluno)

  1. Após a elaboração os projetos serão apresentados aos demais grupos.

ANEXO – MODELO DE FORMATAÇÃO DE ENTREGA DA ATIVIDADE

UNIRITTER

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CURSO DE NUTRIÇÃO

Unidade Curricular: Prática Dietética I - Professora: Rafaela da Silveira Corrêa

PROJETO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Porto Alegre, 30 de abril de 2018.

ATIVIDADE PROPOSTA

DIFERENCIANDO ALIMENTOS DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

Introdução

A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) compreende a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis (Art. 3º da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional – LOSAN).

Reconhecendo o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) como uma das ferramentas que garante a SAN, promovendo a saúde e a construção de hábitos alimentares saudáveis, a realização de ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com crianças e adolescentes é considerada uma das estratégias de intervenção que interfere nas condições de saúde dos destes, uma vez que é por meio de estímulos, experiências e influências do ambiente, que os hábitos alimentares são formados, sendo estes levados para toda a vida. A alimentação é um fenômeno complexo e multifatorial, que deve envolver abordagens pluridisciplinares, abrangendo todas as dimensões biológicas, econômicas, ambientais e socioculturais dos indivíduos (SILVA & FONSECA,2009).

No contexto do Programa Nacional de Alimentação Escolar, a Educação Alimentar e Nutricional (EAN), é definida segundo a Resolução/CD/FNDE nº 26, de 2013, como o conjunto de ações formativas, de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional, que objetiva estimular a adoção voluntária de práticas e escolhas alimentares saudáveis que colaborem para a aprendizagem, o estado de saúde do escolar e a qualidade de vida do indivíduo (BRASIL, 2013).

Dessa forma, reconhece-se o ambiente escolar como oportuno ao desenvolvimento de ações para a promoção de saúde e educação alimentar e nutricional. Entretanto, são identificadas nesse espaço, ações de EAN isoladas, sem comunicação entre os atores envolvidos, dificultando a permanência e a continuidade destas ações, tornando-as insuficiente para conscientização e mudança de comportamento e atitudes perante a alimentação e práticas de saúde individuais e coletivas (RAMOS et.al, 2013).

Referências:

Brasil. Lei Orgânica de Segurança Alimentar Nutricional (Losan). Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional-SISAN com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências. Diário Oficial da União 2006; 18 set.

BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento e Educação. Resolução/CD/FNDE nº 26, de 17 de junho de 2013. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (413.6 Kb)   docx (317.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com