TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Transtornos Alimentares

Por:   •  6/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução 

Os Transtornos Alimentares são caracterizados como um comportamento alimentar errado que podem causar o emagrecimento extremo (caquexia- devido à inadequada redução da alimentação) ou à obesidade (devido à ingestão de grandes quantidades de alimentos). Geralmente as manifestações de Transtornos aparecem na infância e na adolescência. E temos dois tipos de Transtornos Alimentares: Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa.  

Anorexia Nervosa: é uma síndrome psicossomática caracterizada pela limitação voluntaria da ingestão alimentar devido ao medo mórbido de engordar, perdendo assim peso gradativamente. Outra característica é a distorção da autoimagem corpórea, em que mesmo possuindo um corpo magro, percebem-se algumas vezes com o corpo acima do peso.  

Bulimia Nervos: é uma síndrome caracterizada por ingerir uma grande quantidade dos alimentos compulsivamente, compensando o exagero com episódios de vômitos auto induzidos, podendo ser acompanhado do uso de laxantes e diuréticos.  

Metodologia

Fontes de busca

O projeto foi realizado através de mecanismos de busca: EFDesportes, UFRG, Scielo, UFMG, FIO, Plenamente.

Estratégia de busca para as bases de dados eletrônicas

Esta pesquisa utilizou-se dos seguintes termos descritos: “patologia”, “artigos sobre transtornos alimentares”, “transtornos alimentares”, “projeto de transtornos alimentares”, “objetivo”, “projeto”, “metodologia”, “cronograma”, “tcle”, respeitando a peculiaridade de casa base de dados.

Após as pesquisas, os estudos foram revisados e a partir do conhecimento que adquirimos, criamos o projeto.

Os critérios de inclusão foram os seguintes:

- Patologias

- Estudos qualitativos em português

- Projetos já realizados

- Artigos publicados

- Conhecimentos básicos sobre o assunto.

Objetivo

Segundo estudos, a quantidade de diagnósticos de distúrbios alimentares vem aumentando conforme os anos e está tornando o problema cada vez mais comum e agravante principalmente em cidades grandes. Dessa forma a pesquisa tem como objetivo:    

a)      Objetivos gerais: Determinar cientificamente quais os índices de distúrbios alimentares presentes em estudantes da cidade de São Paulo

b)      Objetivos específico: Comprar os equipamentos necessários para ter um diagnóstico, contar com apoio de psicólogos e nutricionistas, criar documentos que comprovem a aceitação e cooperação destes profissionais e também dos estudantes que serão examinados, observar e acompanhar os hábitos alimentares dos estudantes entre a faixa etária de 10 a 25 anos, escrever sinais e sintomas que estejam relacionados aos sintomas dos distúrbios, exercer exames rotineiros nos estudantes que aceitarem participar da pesquisa, diagnosticar distúrbios, adquirir dados concretos, fazer uma média conforme a idade, o sexo, classe social daqueles que apresentarem.

Justificativa 

O projeto sobre Transtornos Alimentares é para orientar a população sobre as consequências de uma alimentação exagerada ou reduzida. Esse projeto foi feito com base em estudantes de 10 a 25 anos, visando o desenvolvimento de atitudes preventivas que acompanhem essas crianças e adolescentes por toda sua vida, minimizando as manifestações de Anorexia Nervosa e Bulimia 

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

Seg

1) Decisão do tema

2) Separação do trabalho

3) Buscas sobre o tema decido

4) Análise e interpretação

5)  Junção do trabalho

6) Correção do trabalho

7) Norma Padrão ABNT

Cronograma
Calendário Março/2015 (do dia 10/03 ao dia 23/03)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com