TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões - Nutrição do Idoso

Por:   •  18/12/2016  •  Exam  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  831 Visualizações

Página 1 de 2

27 – Diferencie geriatria de gerontologia

A Geriatria é a especialidade médica que trata de doenças de idosos ou de doentes idosos, mas também se preocupa em prolongar a vida com saúde. No entanto, Gerontologia envolve todo o estudo do envelhecimento humano, em todas as áreas do desenvolvimento bio-psico-social, abrangendo áreas como Psicogeriatria, Nutrição, Fisioterapia, Terapia Educacional, Educação Física e outras especialidades, ou seja, é o estudo dos problemas do envelhecimento em todos os aspectos, fisiológico, econômico e social.

28 - Quais são as alterações que frequentemente acompanham o processo de envelhecimento e que podem prejudicar a qualidade da alimentação?

O olfato, paladar e a visão diminuem, podendo reduzir o consumo alimentar, assim como a capacidade de mastigação. O idoso passa a ter escolhas alimentares alteradas que podem diminuir o valor nutritivo da alimentação e com isso, aumentar o risco de desnutrição.

29 - A velhice seria sinônimo de doença?

A alimentação correta, as atividades físicas e o bom estado psicológico formam a base destas mudanças. O sal e a gordura animal são os grandes vilões da alimentação e devem ser evitados. A atividade física feita com regularidade produz inúmeros benefícios com destaque para as doenças cardiovasculares. A depressão, o stress, a ansiedade são muito prejudiciais para nossa saúde, repercutindo inclusive em nossa imunidade e devem ser combatidas. A utilização constante de nossa mente é fundamental, tão importante quando os exercícios físicos.

30 - Quais são os principais fatores de risco de ocorrência de desnutrição em idoso?

Os fatores que podem ocasionar a desnutrição em idosos está relacionada aos recursos econômicos, ingnorância nutricional, padrão alimentar inadequado, dificuldade na confecção e ingestão, falta de refeições, isolamento social, solidão e viuvez, alcoolismo, depressão, latrogenia medicamentosa dentre outros. No entanto, esses fatores também podem desencadear um aumento do risco de doenças infecciosas, diminuição da capacidade funcional, anemia, úlceras de pressão, quedas e fraturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com