TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO NUTRIÇÃO ESPORTIVA

Por:   •  11/11/2020  •  Resenha  •  1.821 Palavras (8 Páginas)  •  779 Visualizações

Página 1 de 8

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

NUTRIÇÃO ESPORTIVA

Ana Flavia Silva de Paula Costa

201620375

VOLTA REDONDA - RJ

2020

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

NUTRIÇÃO ESPORTIVA

Ana Flavia Silva de Paula Costa

201620375

Orientador: Elton Bicalho de Souza

VOLTA REDONDA – RJ

2020

Ana Flavia Silva de Paula Costa

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Elton Bicalho de Souza

Preceptor de Estágio no Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Elton Bicalho de Souza

Orientador de Estágio no Curso

Paula Alves Leoni

Supervisora de Estágio no Curso

VOLTA REDONDA - RJ

2020

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO.........................................................................................................5

2.OBJETIVOS.............................................................................................................6

3. REFERENCIAL TEÓRICO......................................................................................6

4.METODOLOGIA.......................................................................................................8

5. CASO CLÍNICO.......................................................................................................8

6.CONCLUSÃO.........................................................................................................11

REFERÊNCIAS..........................................................................................................12

1. INTRODUÇÃO

Que uma alimentação adequada, balanceada e diversificada é fundamental para o bom funcionamento do organismo não é novidade, porém vale destacar a importância da boa nutrição na prática de atividades físicas.

É a partir de uma alimentação saudável que se obtem nutrientes fundamentais para o funcionamento do organismo. Assim, é necessário que a dieta seja variada, equilibrada e forneça quantidades necessária para o desenvolvimento e crescimento. (BARROS; PINHEIRO; RODRIGUES, 2017).

A nutrição participa como uma ferramenta fundamental dentro da prática esportiva e, quando bem orientada, promove a manutenção da saúde do atleta amador ou profissional que favorece o funcionamento das vias metabólicas associadas ao exercício físico, como por exemplo, o armazenamento de energia através da formação do glicogênio muscular (BARROS; PINHEIRO; RODRIGUES, 2017).

Com isso, vem se tornado frequente o interesse por academias de ginástica. A qualidade de vida, a recuperação e/ou manutenção da saúde, a prática regular de exercícios físicos, a estética, o ganho e definição da massa muscular, a perda de peso, as relações interpessoais, o treinamento para competições (amadoras e profissionais), entre outros, são alguns dos motivos que têm levado as pessoas a procurar cada vez mais as academias. Com o crescimento da população que pratica exercícios, surgiu também o interesse por uma alimentação adequada que é além de ser importante para o desempenho, desenvolve papel fundamental para manutenção da saúde (DE ALMEIDA et al., 2009).

Para melhor entender a individualidade de cada pessoa deve-se analisar de forma equilibrada a ingestão de nutrientes advinda da alimentação e suplementação, resultante de uma orientação profissional adequada com um o nutricionista, que irá melhorar o rendimento na atividade física, bem como, permitir modificações positivas na composição corporal, melhoria do condicionamento físico, estética e autoestima com a prática da atividade física (GRACIELLY et al., 2017).

Desse modo, a nutrição esportiva tem como fator fundamental para atlegtas e praticantes de atividades físicas o desempenho máximo em treinamentos e competições, amenizando efeitos negativos do excesso de exercício físico sobre o organismo humano. (OLIVEIRA; TORRES; VIEIRA, 2008).

1.1 Objetivos

Por fim, os objetivos do estágio de nutrição esportiva é contribuir na formação do perfil profissional do estudante para desempenhar de forma consciente e espontânea as funções da área. Além disso, proporcionar a oportunidade de vivência de situações de estágio e aplicação dos conhecimentos da área.

2. Referencial Teórico

2.1 CREATINA

A creatina já era conhecida desde o século passado; porém, sua função no metabolismo muscular e no desempenho físico tornou-se motivo de interesse nos anos recentes. (PERALTA; AMANCIO, 2002)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com