TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SEMANAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE NUTRIÇÃO EM EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Por:   •  3/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  1.396 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

COLEGIADO DE NUTRIÇÃO

SANDRA CARVALHO ARCELINA

RELATÓRIO SEMANAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE NUTRIÇÃO EM EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

TEMA: PIRÂMIDE ALIMENTAR, CARBOIDRATOS.

VITORIA DA CONQUISTA

AGOSTO 2016

[pic 3][pic 4]

COLEGIADO DE NUTRIÇÃO

SANDRA CARVALHO ARCELINA

RELATÓRIO SEMANAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE NUTRIÇÃO EM EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

TEMA: PIRÂMIDE ALIMENTAR, CARBOIDRATOS.

Relatório apresentado como requisito avaliativo, referente ao estágio de nutrição em educação alimentar e nutricional, do curso de nutrição da Faculdade de Tecnologia e Ciências, campos Vitória da Conquista, orientado pela professora Renata Ferreira.  

VITORIA DA CONQUISTA

 AGOSTO 2016

SUMÁRIO

  1. Introdução...........................................................................................4
  2. Materiais e metados............................................................................5
  3. Resultados e discussão .....................................................................6
  4. Considerações finais...........................................................................7
  5. Referencias.........................................................................................8

Anexos e Apêndices


1.INTRODUÇÃO

A pirâmide alimentar foi elaborada para ensinar alimentação saudável a indivíduos e populações. Seu primeiro modelo foi criado em 1991 pela Agência Regulamentadora de Alimentos e Medicamentos do Estados Unidos da América (FDA), com base nos conceitos da pirâmide foram emitidos vários modelos por diferentes instituições, cada uma com um propósito (VILARTA, et al, 2007). A Pirâmide alimentar é um instrumento de orientação nutricional usado por profissionais com objetivo de proporcionar mudanças de hábitos alimentares tendo em vista a saúde global do indivíduo e a prevenção de doenças. (PHILIPPI,2013).

Para a população brasileira foi proposta uma pirâmide alimentar adaptada no estudo desenvolvido por Philippi et. al. (1999). Ao analisarem a pirâmide original proposta nos Estados Unidos, os autores perceberam que o tipo, consumo e modo de preparo de alimentos nos Estados Unidos e no Brasil eram diferentes, apesar disso a estrutura da pirâmide permaneceu, pois mostra claramente como escolher os alimentos a ser consumidos, mais foi necessário adaptá-los aos alimentos disponíveis e aos hábitos alimentares brasileiros. O consumo diário previsto na pirâmide alimentar adaptada aos brasileiros varia entre 1600 a 2800 kcal por dia, os alimentos estão distribuídos na pirâmide em quatro níveis e oito grupos compostos com alimentos semelhantes e com números de porções diárias definidos para cada grupo de acordo com alimento ou nutriente que mais se destaca na sua composição (Gonçalves,2009).

Na base da pirâmide estão os alimentos energéticos, ricos em carboidratos, como pães, massas, cereais e arroz. Segundo Goveia, (2007) os carboidratos oferecem a maior parte da energia necessária para manutenção das atividades das pessoas, a sua ingestão diária recomendada é de 50% a 60% do valor calórico total, eles são encontrados nos amidos e açúcares e, com exceção da lactose do leite e do glicogênio do tecido animal, são de origem vegetal. Os carboidratos são classificados em simples e complexos.

Os carboidratos simples têm uma quantidade maior de glicose do que os complexos e são digeridos mais rapidamente, consequentemente sente-se fome pouco depois de comer, já os complexos têm digestão mais lenta, mantendo uma saciedade prolongada (SALGADO, 2015).

Assim para a preservação da saúde, nutrientes como os carboidratos devem estar presentes na dieta pela sua eficácia em proporcionar a energia necessária aos processos metabólicos, responsáveis pela manutenção da vida. Este trabalho teve o objetivo geral, apresentar a pirâmide alimentar e a importância de consumir alimentos fontes de carboidratos na alimentação dos escolares.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

         Dadas continuidade as atividades em educação nutricional na Escola Municipal Maria Rogaciana da Silva, localizada na rua Deraldo Mendes S/N no bairro brasil na cidade de Vitória da Conquista - BA, com os alunos do 3 ano, com idade entre 8 a 10 anos, frequentadores da instituição.

        No dia 18/08/2016 foi apresentada a pirâmide alimentar aos educandos, onde a estagiaria Fabiana mostrou a sua estrutura geral e a importância da mesma, logo após a estagiaria Sandra falou sobre a base da pirâmide, falando sobre a importância dos carboidratos na alimentação em geral, em quais alimentos são encontrados, sua classificação, simples e complexos, sendo que os carboidratos simples foi explicado pela estagiaria Sandra, em seguida a estagiara Debora abordou sobre os carboidratos complexos falando suas fonte e funções no nosso organismo.

        Logo após a palestra sobre a pirâmide alimentar e sua base, foram colocadas sobre uma mesa várias figurinhas de alimentos fontes de carboidratos e outros tipos como frutas, industrializados e alguns fontes de proteína, foi escolhido três alunos, onde eles tinham que pegar 5 figuras que representasse os alimentos fontes de carboidratos e depois colassem na base da pirâmide.

        Em seguida foi entregue aos alunos uma atividade avaliativa, para avaliar o conhecimento adquirido na aula, o questionário era composto por duas perguntas, onde a primeira eles tinham que circularem alimentos fontes de carboidratos e a segunda questão foi uma cruzadinha com vários nomes de alimentos fontes de carboidratos. Para encerrar as atividades do dia foi servido um lanche a base de carboidratos.

3.RESULTADO E DISCUSSÃO

        As atividades apresentadas aos alunos propuseram a construção do conhecimento em nutrição, em que, foram apresentadas as informações sobre os alimentos através da pirâmide alimentar. Segundo Freitas (2002) a pirâmide alimentar funciona de orientação no que precisamos usar com maior e menor quantidade, basta acompanharmos este modelo e teremos uma alimentação com maior qualidade, principalmente entre as crianças que necessitam de orientação nesta questão.

        Observou que na construção da base da pirâmide a grande maioria não tinha conhecimento sobre os alimentos fontes de carboidratos e tão pouco a sua importância, sendo que a maioria das figuras de alimentos distribuídas para colarem na base da pirâmide era do conhecimento de todos, porém alguns não conseguiram identifica-los, necessitado a ajuda das estagiarias, o que possibilita enfatizar sobre o tema e trazer para o cotidiano dessas crianças a importância de seu consumo e onde encontrar suas fontes. Desse modo, a ingestão de carboidratos deve ser feita diariamente, na quantidade suficiente para manter as reservas corporais de glicogênio, que são relativamente limitadas (CUNHA, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (290.7 Kb)   docx (180.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com