TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar Relatório Semanal

Por:   •  21/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.521 Palavras (7 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 7

Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar Relatório Semanal

[pic 1]

SUPERVISORA: Ester Cecília Fernandes Baptistella

ESTAGIÁRIA: Andressa K. M. de Oliveira

RA:004201902390

ESCOLA: EMEF/EJA Prof. André Tosello

DATA: 03/06/2022

HORÁRIO: 19h00 às 23h00

RELATÓRIO Nº: 9

AÇÕES PLANEJADAS: Observação

OBJETIVOS: Observar as relações no ambiente escolar

Descrição das atividades:

 A estagiária chegou na escola e logo na entrada mediram sua temperatura. Um aluno que estava na porta da escola conversando com a moça da segurança cumprimentou a estagiária: “Boa noite professora”, depois disse: “Ah, não, ela é aluna né”. A moça da segurança do trabalho corrigiu: “Ela é psicóloga".

 A estagiária se dirigiu às salas de aula, uma delas estava vazia  e as outras duas tinham poucos alunos, então juntaram essas duas salas em uma só. Quando entrou na sala estava a professora de ciências e mais 6 alunos, eles estavam comentando sobre o estudo do meio, que tinha sido no dia anterior. Eles fizeram um passeio ao Teatro Castro Mendes, foram assistir uma peça sobre o Golpe de 1964. Eles pareciam ter gostado bastante, muitos nunca tinham ido ao teatro antes. A professora explicou para a estagiária como foi o passeio, disse que a apresentação era só com danças e músicas da época da ditadura e que em um  momento da peça eles começaram a ler cartas “reais” de pessoas que sofreram com a ditadura com torturas e outras coisas piores, ela disse que nesse momento até se arrepiou e foi super emocionante. Explicou que foram outras escolas EJAS assistir a apresentação.

 Os alunos da outra sala se juntaram e no total tinham 12 alunos. Além da professora de ciências chegaram também o professor de história e dois professores de geografia. O professor de história elogiou a postura dos alunos no passeio do dia anterior, disse que se comportaram muito bem, enquanto alunos de outras escolas se comportaram como crianças. Ele estava com uma caixa de som que parecia nova, disse que era do grêmio estudantil e que deu um “Balão” neles. Um aluno riu e o professor comentou “ Na verdade eu peguei emprestado, só não sei se vou devolver”. A aula começou e o tema era O Golpe de 1964. O professor explicou que hoje estava sendo discutido se foi golpe ou revolução. Ele contextualizou sobre o assunto e passou um vídeo no Youtube do canal Nerdologia sobre o tema da aula. Ele também mostrou uma música do Chico Buarque e Milton Nascimento chamada “Cale-se”, mostrou uma versão censurada onde eles não podiam cantar a letra da música, apenas tocavam a melodia. Ao longo das explicações os outros professores na sala também acrescentavam comentários sobre o assunto. O professor de língua portuguesa apareceu na porta e acompanhou um pouco a aula também.

 Às 20h00 o sinal do intervalo tocou e todos foram ao refeitório jantar. A estagiária sentou-se na mesa junto com os professores e uma aluna, eles estavam conversando sobre filmes e séries. A professora de ciências comentou sobre o filme “Jurassic Park” que era lançamento no cinema, disse que achou o filme ruim e que falava muito sobre genética. A aluna começou a falar sobre filmes de terror e disse que seu filho adorava assistir, mas que ela e o marido tinham medo.

  Quando acabaram de jantar, a estagiária acompanhou a professora de ciências e o professor de português até a sala dos professores. Lá a estagiária observou o quadro do mês onde estavam marcados os eventos que aconteceriam, a professora comentou: “Estamos em contagem regressiva para as férias”. Os dois professores começaram a comentar sobre um possível passeio que aconteceria com os alunos para o cinema. A professora comentou que ouviu falar bem do filme “Top Gun” que estava nos cinemas e o professor comentou sobre o filme do Dr. Estranho da Marvel. A estagiária começou a conversar com o professor sobre esse filme e explicou que o ruim dos filmes da Marvel é que tem uma sequência e talvez se os alunos assistissem só aquele filme, sem ter assistido os filmes anteriores eles não entenderam muita coisa. O professor começou a falar sobre o filme do Batman que ele gostou muito e começou um assunto sobre filmes de super-heróis. O  professor C. de geografia chegou na sala e disse que eles precisavam ter uma reunião rápida para decidir sobre o cinema, todos foram até a copa onde estava a vice-diretora e o professor  J. de geografia também.

 A vice-diretora disse que queria fazer uma votação e ouvir todos sobre o passeio ao cinema. Primeiro o professor C. disse que achava importante eles saírem ao cinema, mesmo que o filme fujisse pouco do pedagógico. O outro professor de geografia J. disse que talvez essa fosse a única oportunidade dos alunos irem ao cinema e que muitos nunca tinham ido. A vice-diretora disse que não era contra o passeio, porém que talvez não seria o momento ideal e que também não tinha um filme que tivesse a ver com os temas que os alunos estavam estudando. Disse também que eles tinham que se preocupar em resolver outros assuntos como confraternização dos formandos, festa junina, camiseta de formatura e que já estava em cima da hora, eles tinham apenas duas semanas para resolver tudo. Ela também disse que os professores precisavam se organizar melhor, pois no passeio ao teatro acabou sobrando trabalho para dois professores fazerem. O professor de português falou que também achava importante os alunos terem essa oportunidade de ir ao cinema e que o tempo não seria um problema, pois seria só fazer a lista de quem iria e organizar o ônibus para irem e que no passeio para o teatro eles resolveram isso em uma semana. Disse também que as outras tarefas que precisavam organizar não interferiam com o cinema, pois o cinema seria em horário de aula e as outras atividades seriam organizadas em outro momento.  A professora de ciências comentou que mesmo que o filme não fosse tão interessante, o mais importante era a experiência que os alunos teriam e as lembranças que teriam do EJA. Disse que antigamente cada passeio era um professor que organizava e que geralmente era de acordo com o tema, por exemplo se ela como professora de ciências quisesse levar os alunos ao Museu do Catavento, era ela que organizava todo o passeio. Ela se ofereceu para ajudar a organizar o passeio ao cinema. O professor C. disse que precisavam resolver sobre a camiseta dos formandos e disse que já poderiam ver com os alunos qual modelo seria e concordavam com o valor para fechar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (102.3 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com