TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE FILME TUCKER UM HOMEM E SEU SONHO

Por:   •  16/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  3.054 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS – CCJS

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

EMPREENDEDORISMO

JORGE ROMERO BAUNILHA

HELDER DA SILVA CELESTE

 FILME: TUCKER - UM HOMEM E SEU SONHO

1-Destacar a(s) Ideias que o empreendedor teve.

No filme Tucker - um homem e seu sonho relata a história de um homem ousado e que teve a visão empreendedora ao desenvolver e fabricar um novo modelo de automóvel nos EUA logo após a 2ª Guerra Mundial. O modelo de carro desenvolvido por ele era muito inovador para sua época. Era uma coisa nova para o mercado automobilístico, onde ele incluiu muitos itens que os demais carros não possuíam, como: freio a disco, motor na parte traseira, bicos injetores de combustível, cinto de segurança e um compartimento deformável dos passageiros. O para-brisa do Tucker Torpedo também recebeu uma atenção especial: ficava encaixado sobre uma espuma de borracha, fazendo com que ele saltasse para fora do carro em caso de colisão evitando que estilhaços de vido atingissem os passageiros. Este carro também possui um farol central que vira acompanhando a direção do volante para iluminar nas curvas. O carro ainda tinha um sistema de suspensão independente, freios a disco nas quatro rodas e era um carro com motor de 6 cilindros horizontais dotado de uma potência de 150cv, capaz de atingir 190 km/h.

2- Como o mesmo transformou as ideias e oportunidades?

Tucker montou equipe, que ergueu uma pequena fábrica de automóveis na sua casa, onde antigamente eram utilizados para a produção de tanques, caminhões e ate mesmo aviões, lá foram feitos os primeiros modelos do carro. No inicio, a empresa por ser de pequeno porte, possui um pequeno quadro de funcionários onde todos os trabalhavam igualmente no projeto desenvolvido por Tucker. Ele era um visionário para sua época e um excelente líder que sabia motivar e obter o empenho dos funcionários para atingirem um único objetivo: a realização do primeiro Tucker. O principal fator responsável pelo empenho dos colaboradores no projeto foi de o projeto ser bastante inovador e que iria mudar de vez o mercado de automóveis. Preston Tucker conseguiu através de uma grande divulgação, criar uma considerável demanda em torno do considerado “carro dos sonhos”. Com isso conseguiu atrair quase 28 milhões de dólares através do mercado de ações dos Estados Unidos que foi colocado em pratica na antiga fabrica de aviões alugada em Chicago.

3-Quais as forças do mercado que influenciaram positiva e negativamente o desenvolvimento das suas ideias?

Por ser um projeto totalmente inovador, a ideia de Tucker agitou o mercado automobilístico americano, chegando a receber apoio de muitos investidores que acreditavam no seu projeto onde chegou a alcançar a marca de 28 milhões de dólares em ações na bolsa americana. Como ele conseguiu abalar as montadoras, ele foi vitima de conspirações do governo e das grandes montadoras da época, que fizeram um marketing negativo agressivo e expansivo de ataque ao industrial com calúnias, processos e fraudes em seus projetos e balanços que colocaram Tucker como um dos maiores fraudadores do país, como se tivesse enganado acionistas e concessionários. Os concorrentes intervieram, conseguindo através de meios inescrupulosos pôr um processo no tribunal Norte Americano que obrigasse ao encerramento da empresa. No final do filme Tucker perde a batalha judicial, mas as suas propostas venceram, como por exemplo, a dos cintos de segurança que passaram a ser utilizados. O modo como Tucker utilizou as ferramentas de marketing, percebemos em cenas que nos fazem compreender melhor estas ferramentas, e os movimentos à mídia em relação ao lançamento de um novo produto. Cabe destacar que o filme retrata também uma saciedade que já se encontra madura e sedenta por informações dos meios de comunicação. Os diferenciais propostos no carro de Tucker eram ricos e amplamente explorados nas campanhas que foram desenvolvidas pelo empreendedor. Podemos perceber também que para o período em que os Estados Unidos estava enfrentando, os meios de comunicação de massa exerciam muita influencia na vida do americano. Os canais de comunicação estavam em forte desenvolvimento e impacto na vida das pessoas e tiveram efeito imediato ao projeto de comunicação do novo modelo de automóvel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com