TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relato de atividade

Por:   •  15/4/2015  •  Artigo  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

[TITULO]

Não me lembro muito bem, de na infância ter lido muitos livros, visto que, nessa época, não havia muito incentivo por parte dos meus pais em ler livros, apesar de sempre dizerem que era importante estudar. Não é que seja eles os culpados ou não, pois hoje eu entendo que o fato de meus pais não terem tido a oportunidade de poder dar continuidade aos estudos, por falta de informação, não percebiam a importância da leitura. Ainda no ensino fundamental, estudando em escola pública, os professores, pouco também, incentivavam a turma há leitura constante. Talvez devido à falta de recursos ou devido a cultura até então predominante do lugar.

O tempo foi passando, e logo, eu já me encontrava com a responsabilidade de ter que trabalhar durante o dia e cursar o ensino médio à noite, ocasionando, concomitante a falta de incentivo, certa falta de tempo para se dedicar totalmente aos estudos ou a leitura. Confesso que, apesar da dificuldade, sempre admirava os livros e colegas que sempre buscavam ler algum livro. Muitas vezes por desleixo deixava de ler para fazer outras atividades, mas hoje, percebo o quanto me faz falta esse tempo muitas vezes mal utilizado.

A internet nessa época era muito escassa, poucas famílias tinham condições de ter esse recurso em suas casas. Confesso que fui saber o que era Internet somente no ensino médio, ao utilizar o tão esperado laboratório de informática, na ocasião. Mesmo assim, fazia uso apenas quando era solicitado, pelo professor, alguma pesquisa. Um usuário avançado fui me tornar somente aos dezenove anos de idade, quando tive a oportunidade de comprar meu computador pessoal. Foi, assim como já ouvi por vezes, uma janela aberta em que eu pude ver o mundo. Desta forma, foi por meio da internet que comecei a buscar novas informações e conhecimentos antes desconhecidos.

Nesse sentido, foi que, eu comecei a estudar e gradativamente tomar gosto pelo conhecimento adquirido a partir da leitura, porém ainda uma leitura que caracterizo como apenas uma leitura virtual, ou seja, sem uma certa orientação, apenas para satisfazer os desejos do momento, ou melhor dizendo, sem um proposito acadêmico. Três anos depois de já ter terminado o ensino médio e totalmente sem nenhum contato com o universo literário, por intermédio de minha namorada na época, soube de uma bolsa de estudos para uma faculdade próximo a minha cidade natal. Sem perder tempo mas um pouco assustado fui em busca da minha graduação.

Já na faculdade, o primeiro período foi bastante apertado, devido o tempo sem contato com a leitura ou a escrita, mas estava muito satisfeito por estar novamente estudando e também muito engajado nas atividades e avaliações requeridas pelos professores e professoras. Pode-se comparar minha reação na faculdade com a hibernação de um urso, quando ele, após tanto tempo sem se comer ou beber, acorda faminto e totalmente disposto a saciar-se com um belo banquete. Assim com tal, foi uma sensação tão extraordinária, que desde a primeira aula, apaixonei-me pelo curso e pelas leituras ao longo dos períodos. Comecei a sentir cada vez mais a necessidade de estar em contato com novas leituras, novos livros, novos autores.

Diante tantos temas e novas experiências uma disciplina me cativou profundamente, a filosofia. Ao conhecer um pouco do mundo das ideias, sobre a vida e obra de grandes homens, fiquei profundamente entusiasmado em ler tudo que pudesse e que envolvesse filosofia, sociologia, psicologia ou antropologia.

 

Sou uma pessoa muito extrovertida, calma e atenciosa. Sou dedicado naquilo que me é proposto a realizar. Adoro fazer novas amizades e compartilhar experiências. Sou apaixonado pela educação e acredito que "o homem não é nada daquilo que a educação faz dele"(Immanuel Kant). Como visto amo filosofia, e consequentemente, filosofar. Meu sonho é simplesmente buscar evoluir sempre, aprendendo e refletindo sobre cada informação e novo conhecimento adquirido, a fim de me tornar um bom profissional e estar preparado para levar os futuros educandos a reflexão e ao conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com