TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio em Nutrição Clínica Santa Casa de Sorocaba

Por:   •  13/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  10.824 Palavras (44 Páginas)  •  1.820 Visualizações

Página 1 de 44

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE SOROCABA

CURSO DE NUTRIÇÃO

Relatório de Estágio em Nutrição Clínica

Santa Casa de Sorocaba

        

Sorocaba/SP

2016

1        INTRODUÇÃO

O Hospital Santa Casa de Sorocaba foi fundado em 1803, e visa atender aos pobres e necessitados. No início, funcionou numa igreja dedicada a Santo Antônio que existia no centro da cidade. O projeto tomou impulso a partir dos entendimentos entre o capitão-mor Francisco José de Souza e o Capitão Antônio José de França e Horta.

Os cargos correspondiam na época, respectivamente, ao de prefeito e de governador. 'Os moradores distintos e abonados, por meio de uma devota subscrição, hão de concorrer com suas esmolas para a obra', escreveu o capitão-general em correspondência enviada à Câmara.

A instituição era inspirada na Irmandade da Confraria de Nossa Senhora Misericórdia, fundada em 15 de agosto de 1498, em Lisboa, tendo como patronesse a rainha Leonor de Lencastre. No fim do século 19, quando a febre amarela dizimava a população paulista, o hospital tornou-se referência no atendimento aos doentes.

        A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba completou em 2014, 212 anos de funcionamento ininterrupto. Atualmente o atendimento é somente público, pois está sob intervenção da Prefeitura de Sorocaba. Pacientes das cidades vizinhas também são atendidas na unidade. Atualmente possui 900 funcionários, cerca de 350 médicos, os gastos anuais somam R$ 63 Milhões de reais. A missão do hospital é promover a todos, saúde com qualidade e responsabilidade.

        O hospital atende as populações locais e pacientes de cidades vizinhas, principalmente nos ambulatórios de ortopedia e oncologia que são referência na região.

  1. Informações gerais de funcionamento da instituição e da Unidade de Alimentação e Nutrição do Hospital;

      O hospital funciona 24horas/dia, de segunda a segunda. No Hospital Santa Casa de Misericórdia trabalham em torno de 1365 colaboradores e prestadores de serviço.

      A Unidade de Alimentação e Nutrição conta com 48 funcionários.

1.4 Apresentação aos funcionários da equipe de UND – Unidade de Nutrição e Dietética;

      O Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital conta com um quadro atual de:

  • 01 nutricionista chefe (RT)
  • 02 nutricionistas: Clinica/UAN
  • 01 Técnica em Nutrição e Dietética
  • 06 cozinheiras
  • 06 auxiliares de cozinha
  • 01 auxiliares de serviços gerais
  • 03 auxiliares de limpeza
  • 15 copeiras
  • 05 lactaristas
  • 02 estoquistas
  • 06 estagiarias          

      Os funcionários da equipe de Unidade de Nutrição e Dietética apresentam-se com uniformes conservados e limpos, cabelos presos e totalmente protegidos com touca; sapatos fechados, antiderrapantes, em boas condições de higiene e conservação; botas de borracha, para a limpeza e higienização do estabelecimento. Os manipuladores dos alimentos apresentam-se com unhas curtas, limpas, sem esmalte ou base; maquiagem leve. Não utilizam adornos: colares, amuletos, pulseiras, fitas, brincos, piercing, relógio, anéis e alianças, entre outros.

  1. CARACTERIZAÇÃO GERAL DA ENTIDADE

  1. Tipo de hospital

      A Santa Casa de Sorocaba é classificada como um hospital geral e atende o Sistema Único de Saúde (SUS).

  1.  População atendida

Atualmente o atendimento é somente público, pois está sob intervenção da Prefeitura de Sorocaba. Pacientes das cidades vizinhas também são atendidas na unidade.

  1.  Capacidade real operacional da instituição (nº de leitos, % de ocupação, divisão de leitos/especialidade).

O hospital dispõe de 215 leitos, com uma porcentagem de ocupação de 80 a 90%.  Os leitos dividem-se em:

  • CTI
  • Maternidade
  • UTI Neonatal
  • Clínica Médica
  • Clínica Cirúrgica
  • Pronto Socorro

  1.  Especialidades atendidas (hospital e ambulatório)

      Atualmente possui conjunto cirúrgico, CTI (centro de terapia intensiva), pronto-socorro e referência no tratamento do câncer, com equipamentos de alta complexidade Serve de residência médica nas especialidades de Ortopedia e Traumatologia e treinamento em Nutrição e Enfermagem.

  1.  UNIDADE DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA- Organização

  1. Observação e descrição das áreas de produção e das atividades afins.
  • Localização

      A Unidade de Nutrição e Dietética (UND) é localizada no andar térreo. Nesse andar é possível locomover-se e atender pacientes que estão nas alas de internação I e II. São utilizados elevadores para atender os demais pacientes nas enfermarias (clínica médica, pronto socorro e CTI).

  • Iluminação

      A iluminação natural dá-se por meio de janelas grandes que proporcionam boa iluminação ao ambiente. A iluminação artificial nos setores do andar superior onde encontra-se a área de produção, e do andar inferior, onde encontra-se o estoque, a área para lavagem de utensílios, um refeitório pequeno, vestiários e banheiros feminino e masculino estão em conformidade com a CVS 05/2013.

  • Ventilação

      Na parte superior onde é realizada a maior parte da produção, existe boa ventilação garantindo o conforto térmico, a renovação do ar, a manutenção do ambiente livre de fungos, gases, fumaça, gordura e condensação de vapores. Nesse quesito, a Unidade de Nutrição e Dietética encontra-se de acordo com a CVS 05/2013. Na parte inferior, onde se concentra a área de lavagem de utensílios, e onde é realizada a produção de sobremesas, existe pouca ventilação, em um dos lados da cozinha, onde as janelas são completamente fechadas por outro prédio do hospital impedindo a circulação do ar. Sendo assim, nesse item observou-se desacordo com a CVS 05/2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (75.3 Kb)   pdf (642.4 Kb)   docx (704.6 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com