TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Técnica e Dietética- pesos e medidas

Por:   •  8/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  865 Visualizações

Página 1 de 5

BACHARELADO EM NUTRIÇÃO 

 

Técnica Dietética I

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 1: PESOS E MEDIDAS

2017.2

1 INTRODUÇÃO

De acordo com ORNELAS, L. H., alimento é toda substância ou mistura de substâncias, no estado sólido pastoso, líquido ou qualquer outra forma adequada, destinada a fornecer ao organismo vivo os elementos necessários à sua formação, desenvolvimento e manutenção. Muitas vezes, os alimentos cumprem ainda um importante papel social, no âmbito cívico, religioso e familiar.

Ainda ORNELAS, L. H., prossegue conceituando a Técnica Dietética como sendo a disciplina que, baseada em ciências exatas, estuda as operações às quais são submetidos os alimentos depois de cuidados seleção e modificações que estes sofrem durante os processos culinários e de preparação para o consumo. Para PHILEPPI (2008), a Técnica Dietética estuda e aplica os princípios e processos básicos da Ciência da Nutrição no organismo humano, permitindo o planejamento, a execução e a avaliação de dietas adequadas as características biológicas, socioeconômicas, culturais e psicológicas dos indivíduos. Bem como, uma sistematização da Técnica Dietética e o estudo da mesma e seus procedimentos, torna possível a utilização dos alimentos visando a preservação de um valor nutritivo de forma a preservar a obtenção dos caracteres sensoriais desejados.

De forma mais precisa por CAMPOS, P., vale ressaltar que é primordial à segurança laboratorial, em particular à manipulação segura de substâncias químicas e sua distinção adequada, o conhecimento acerca da correta utilização das vidrarias e dos equipamentos dos quais dispomos num laboratório de Química. Além de fazer-se uso de vidrarias específicas para cada tipo de material a ser medido, assim como de balanças para cada fase de pesagem de um material., tornando de grande valia, ao químico e técnico dietético laboratorial, quando se trata da obtenção de resultados corretos e precisos quanto a tais técnicas experimentais.

Ao olhar da Drª SLATER, B., para a produção de uma refeição que atenda ao valor nutricional apropriado, e para que não haja desperdícios, quantidades insuficientes de ingredientes, falta de material; é de grande importância que sejam estabelecidas estratégias para a confecção da receita. Para tal, é imprescindível a observação de alguns fatores, como: tempo e temperatura de preparo, tipo de utensílio utilizado e qualidade e quantidade dos ingredientes. Quando se observa estes itens com muito critério, é certo que a receita elaborada terá sempre a probabilidade de sair semelhante a cada repetição, mesmo que seja elaborada inúmeras vezes e por uma grande quantidade de pessoas.Ao preparar o alimento sem que haja as medidas necessárias, a chance de existir desperdício é muito grande. Dentre tais estratégias para a elaboração adequada da receita, está a verificação dos pesos e medidas.

2- OBJETIVO

  1. Identificar os diferentes fatores que interferem na precisão e exatidão das quantificações experimentais de alimentos;
  2. Identificar e aplicar técnicas recomendadas para pesagem e medição de alimentos nos diferentes estados físicos em que se apresentam;
  3. Identificar materiais e equipamentos adequados para pesagem e medição de alimentos.

3- MATERIAL E MÉTODOS

3.1 MATERIAIS

  • Copo Americano
  • Xícara de chá
  • Colher de Sopa
  • Colher de Sobremesa
  • Colher de Chá
  • Colher de Café
  • Mel de Abelha
  • Margarina
  • Balança analítica
  • Proveta

3.2 MÉTODOS

EXPERIMENTO 1: PADRONIZAÇÃO DE UTENSÍLIOS

Utilizou-se a água para medir o volume em ml dos seguintes utensílios: copo americano; xícara de chá; colher de sopa; colher de sobremesa; colher de chá e colher de café. Para fazer a medição de volume de água utilizou-se duas  provetas uma de 25 ml que me 0,5ml e uma de 250ml que mede 2ml.

Copo Americano: encheu-se o copo com água completamente, em seguida, transferiu-se o conteúdo para as duas provetas verificando-se a medida. Repetiu-se o mesmo procedimento mais duas vezes e no final obteve-se a média.

Xícara de Chá: encheu-se a xícara completamente com água, em seguida, transferiu-se o conteúdo para as duas provetas verificando a medida. Repetiu-se o mesmo procedimento mais duas vezes e no final obteve-se a media. Para fazer a transferência do conteúdo dos recipientes utilizou-se um funil.

Colher de Sopa: colocou-se água na colher até que ela fica-se cheia, seu conteúdo foi transferido para a proveta de 25ml, verificando-se a medida repetiu-se o procedimento mais duas vezes, em seguida retirou-se a média. Utilizou-se o mesmo procedimento para as medidas restantes, colher de sobremesa, de chá e de café.

EXPERIMENTO 4: TECNICA DE PESAGEM- INGREDIENTES PASTOSOS OU GORGUROSOS

A equipe do trabalho foi dividida em setores e cada um deste realizou-se um experimento. Na bancada de trabalho estavam os ingredientes (pastosos e gordurosos)

Com auxilio de uma xícara medimos a quantidade de cada gênero três vezes e em quantidades diferentes (colher de sopa cheia, colher de sopa rasa e colher de chá cheia) para obtermos a média de cada alimento.

Para realizarmos esse experimento tivemos o auxilio de uma balança analítica para medimos em gramas as quantidades de cada alimento. Tivemos todas as precauções possíveis para cumprimos todas às técnicas necessárias para pesagem e medições dos ingredientes. Ao final de cada medição anotamos os valores de cada medida que pesamos.

4- RESULTADOS E DISCUSSÃO

EXPERIMENTO 1: PADRONIZAÇÃO DE UTENSÍLIOS Volume em mL (utilizando água) das seguintes medidas:

Utensílios 

1ª medida

2ª medida

3ª medida

Média

Copo Americano

143

143

143

143

Xícara de Chá

192

192

192

192

Colher de Sopa

10

10

10

10

Colher de Sobremesa

7.5

7.5

7.5

7.5

Colher de Chá

3

3

3

3

Colher de Café

2.3

2.3

2.3

2.3

EXPERIMENTO 4 : TÉCNICA DE PESAGEM - INGREDIENTES PASTOSOS OU GORDUROSOS

       Medições Gêneros

Colher de Sopa Cheia (g)

Colher de sopa rasa (g)

Colher de Chá Cheia (g)

Medições

Média

Média

Média

Mel de Abelha

16.54

17.96

20

18.2

12.15

11.11

11.41

11.6

4.96

4.44

4.48

4.6

Margarina

21.39

20.80

20.49

20.9

13.10

10.06

10.81

11.3

3.59

4.13

3.79

3.8

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com