TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha gastronomia

Por:   •  29/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE ESTACIO FASE

BACHARELADO EM NUTRIÇÃO

GASTRONOMIA APLIACADA À NUTRIÇÃO CLÍNICA

Resenha Critica

                                                                            Prof. Leise Nascimento Moreira

Juliana Neres dos Santos

SERGIPE

2016

O papel da alimentação hospitalar, manutenção do estado nutricional.

Determinantes do grau de aceitabilidade da dieta hospitalar: ferramentas para a prática clínica?”

O artigo Determinantes do grau de aceitabilidade da dieta hospitalar: ferramentas para a prática clínica?” foi escrito por: Simone Augusta Ribas, Elaine de Oliveira Pinto, Camila Batista Rodrigues.

    As autoras desse artigo apresenta a prevalência de desnutrição em ambiente hospitalar , onde

caracteriza o importante problema de saúde pública. Sua ocorrência está associada ao aumento da taxa de morbimortalidade, ao período de internação e às despesas hospitalares apresentadas.

     A  percepção do o paciente quanto ao valor da dieta, está estritamente relacionada à

cura de sua doença, porem nessa pesquisa o papel da alimentação vai além de suprir calorias e auxiliar na recuperação/manutenção do seu estado nutricional. Tem também tem caráter afetivo, pois possui o propósito de atenuar o sofrimento gerado no período de internação, em que o indivíduo se desloca de suas atividades e dos papéis desempenhados na família, na comunidade e nas relações de trabalho.

      O propósito do estudo foi investigar o grau de aceitabilidade da dieta hospitalar em  pacientes  internados  em  um  hospital  público universitário na cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de estudo transversal, no qual aspectos quantitativos e ambientais relacionados a dieta, tempo médio de  internação  e  qualidade  de  atendimento  foram  investigados.

     Participaram do estudo transversal pacientes com idade entre 18 e 70 anos, internados no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, localizado na cidade do Rio de Janeiro, no período de agosto a dezembro de 2010.

     Este trabalho se diferencia dos demais por avaliar a aceitação da dieta hospitalar não de forma isolada, mas estratificada por tipo de refeição (do desjejum à ceia). As autoras entendem que o alcance das necessidades nutricionais do paciente depende da aceitação de todas as refeições servidas e não somente das grandes refeições, como explorado em alguns trabalhos.

Nos dias atuais a produção de alimentos hospitalares está levando em consideração as características sensoriais do alimento, mesmo com a necessidade da redução do sal. O sabor torna-se um elemento que contribui diretamente com a aceitação, a ausência ou a pouca quantidade de sal e falta de tempero torna-se motivo de insatisfação e/ou recusa. Nas restrições de sódio, procura usar condimentos caseiros para melhorar a palatabilidade do alimento. Procurando aumentar a aceitabilidade do cliente/paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (120.6 Kb)   docx (211.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com