TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre a Região Norte do Brasil

Por:   •  17/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.109 Palavras (21 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

MARIANA GARCIA

LILIANE LOPES

NICOLE KOERICH RONDON

REGIÃO NORTE DO BRASIL

CULTURA E ALIMENTOS TÍPICOS

Palhoça

2016

MARIANE GARCIA

LILIANE LOPES

NICOLE KOERICH RONDON

REGIÃO NORTE DO BRASIL

CULTURA E ALIMENTOS TÍPICOS

Seminário apresentado ao Curso de Nutrição, da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito para disciplina de Cultura Alimentar.

Orientador: Prof. Fernanda Gavioli

Palhoça

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. OBJETIVOS 5

2.1 OBJETIVO GERAL 5

2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO 5

3. DISCUSSÃO 6

INTRODUÇÃO

A região norte do Brasil abriga em sua extensão grande parte das comunidades indígenas e devido ao seu estilo de vida puderam-se conservar seus aspectos culturais e suas tradições. Há muitas aldeias isoladas vivendo e mantendo seus costumes. É a região segundo dados estatísticos com maior área territorial e conseqüentemente a menos habitada. Está coberta pela Floresta Amazônica que representa uma grande biodiversidade na flora e fauna brasileira.

Sendo sua principal fonte de riqueza o extrativismo vegetal e a extração de madeira, outra fonte de economia em destaque e que esta crescendo gradativamente é agricultura em especial a plantação de soja e no turismo. Sobretudo o pólo industrial na Zona franca de Manaus onde estão concentradas as indústrias de eletroeletrônicos, informática da região.

A temperatura predomina-se sempre elevada, e possuindo grandes volumes de chuvas, relevo caracterizado como diversificado, grandes redes hidrográficas diversidade de espécies de animais e de vegetais.

Possui características próprias em relação a cultura festiva e musical influenciada por índios e africanos e pelos imigrantes europeus havendo uma miscigenação entre os povos suas festividades baseadas em ritos de adoração de deuses, histórias folclóricas e mitos.

1 OBJETIVOS GERAIS

Detalhar dados sobre a região norte como um todo, e conhecer seus alimentos típicos.

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

DELIMITAM OS CAPÍTULOS QUE NÓS VAMOS ESCREVER

REGIÃO NORTE DO BRASIL

COLONIZAÇÃO

Os primeiros a habitar o território foram os indígenas do período pré-colombiano até a chegada dos europeus, eles já habitavam a região a cerca de 1 milhão de anos antes da chegada dos portugueses, hoje são aproximadamente 56.000 nativos. Há povos que apresentam uma população de até mil pessoas. Somente três povos da Amazônia possuem mais de 10 mil pessoas são os Guajajara (MA), Makuxi (RR), e Ticuna (AM).

O processo de colonização da região norte enfrentou muitas complicações e empecilhos devido à grande resistência dos povos indígenas conhecidos como nativos. A colonização foi feita pelos portugueses em 1616 que iniciaram uma ocupação e com isso exploraram o território. Construíram fortes para proteger de invasões e de visitas de estrangeiros.

Além dos portugueses chegaram junto navegadores europeus – espanhóis, holandeses, franceses e etc. Esses por sua vez ficaram impressionados com o volume de água e a beleza da vegetação.

A expansão exploratória teve como princípios: buscar a chamadas drogas do sertão (cravo, canela, pimenta, cacau entre outras) e fazer a captura de indígenas para evangelizá-los, escravizá-los e até mesmo matá-los. No final do século XIX com o extrativismo foram atraídos muitos imigrantes a maioria desses era nordestina e vieram para trabalhar na extração de borracha onde houve um aumento direto nessas ocupações. Muitas famílias japonesas vieram trabalhar nas colônias agrícolas e iniciaram a plantação da pimenta do reino e da juta.

CARACTERÍSTICAS

A região norte, apesar de ser considerada a maior região do Brasil é também a com menor população, abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (88.4 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com