TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Gastronomia - Espanha e Uruguai

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.171 Palavras (17 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

AMANDA DA ROSA MACHADO

ARIANA GABRIEL

DAIANE MARCOS

GIVAGO ADAM

MARIANE DANIEL

RAIANE SOUZA

GASTRONOMIA INTERNACIONAL

ESPANHA – URUGUAI

Tubarão

2015

AMANDA DA ROSA MACHADO

ARIANA GABRIEL

DAIANE MARCOS

GIVAGO ADAM

MARIANE DANIEL

RAIANE SOUZA

GASTRONOMIA INTERNACIONAL

ESPANHA - URUGUAI

                                                     

                                                                             

Trabalho de Gastronomia Internacional apresentado ao Curso de Nutrição na Universidade do Sul de Santa Catarina.

Tubarão

2015

ESPANHA

1 INTRODUÇÃO

A Espanha situa-se no sudoeste da Europa Ocidental e seu território faz parte da Península Ibérica, incluindo as Ilhas Baleares no Mediterrâneo e as Ilhas Canárias no Oceano Atlântico, sendo sua extensão territorial á quarta maior entre os países europeus e segunda maior da União Européia. Os limites físicos da Espanha são a oeste Portugal e Oceano Atlântico, a leste o Mar Mediterrâneo, ao sul o Mar Mediterrâneo e o oceano Atlântico e ao norte o Mar Cantábrico e os Pirineus.

A capital espanhola é Madri e a moeda o Euro. O território espanhol apresenta uma área de 505.954 km², com uma população de aproximadamente 47,2 milhões de habitantes. Entre as principais cidades pode-se destacar Madri, Barcelona, Valência, Sevilha, Málaga, Vigo, Granada e Palma do Mallorca. Em relação á composição da população 86,5% são espanhóis, 5,2% europeus não espanhóis e 5% americanos. (DADOS DEMOGRÁFICOS, 2012)

O idioma oficial é o espanhol, sendo usados outros idiomas como o basco, galego e catalão. Em relação a religião, na Espanha 90,1% são do cristianismo, 8,1% ateísmo e 1,6% islâmicos. (DADOS, 2010) O povo espanhol é uma mistura dos povos indígenas da península com os que foram conquistando sucessivamente o seu território: os romanos, um povo mediterrâneo; os suevos, os vândalos e os visigodos, povos germânicos, e elementos semíticos, em especial de origem árabe e judaica.

2 DESENVOLVIMENTO

O relevo é constituído de planalto na região central e rodeado por colinas, a região norte apresenta as Montanhas dos Pirineus. O ponto mais baixo da região é o Oceano Atlântico, sendo o ponto mais alto o Pico do Teide nas Ilhas Canárias com 3.718 metros. Mais de 50% da topografia do país é constituída por planaltos, onde a altitude possui em média 600 metros acima do nível do mar. Na hidrografia, os principais rios são: Tejo, Ebro e o Douro.

As características geográficas da Espanha tornam o seu clima bastante heterogêneo, sendo o mesmo mediterrâneo no litoral leste e sul, continental no centro do país e oceânico na zona norte. O clima é afetado pela altitude e pelo mar circundante, sendo a Espanha um dos países mais montanhosos da Europa. Há uma grande diferença entre as condições climáticas do Norte e Sul da Espanha.

 Ao norte do país, próximo a Costa Galega as chuvas são mais predominantes que nas outras regiões, sendo o verão em geral mais instável e úmido. O centro da Península Ibérica é marcado por verões quentes, e as zonas mais montanhosas da Espanha são caracterizadas por temperaturas frias e os invernos costumam ser acompanhados por neve. A Costa Andaluza no sul da Península caracteriza-se pelo seu clima agradável e por verões quentes, as Ilhas Canárias, situadas ao continente africano, apresentam uma temperatura em média de 20 graus e estações suaves.

Os verões espanhóis podem ser muito quentes, especialmente nas regiões mais interiores, sendo a temperatura média em torno de 30 C. Durante o verão, os dias apresentam uma média de onze á doze horas de sol. No outono as paisagens tornam-se verdes, e a temperatura média é de 28 C. O inverno a temperatura média é de 17 C, sendo que as temperaturas á noite se tornam mais frias, e nas áreas montanhosas como Granada o frio é intenso. Na primavera a temperatura pode chegar aos 21 C, sendo uma média de onze horas de sol por dia.

Em relação a agricultura da Espanha, os produtos agrícolas que se destacam são o trigo, beterraba, legumes e verduras, frutas cítricas, cana de açúcar, grãos, uva, laranja, azeitona e a cevada. Os espanhóis são grandes produtores de vinhos e azeites. Na pecuária pode-se destacar a produção de carnes bovinas, suínas, ovinas e aves. A pesca é uma grande atividade econômica, pois o país possui uma grande frota pesqueira.

A economia da mineração está relacionada ao carvão e o gás natural, e os principais recursos naturais são o carvão, minério de ferro, cobre, urânio, zinco, chumbo e mercúrio. São destaques as produções na indústria automobilística, naval, química, siderúrgica, têxtil e de calçados.  Os principais parceiros da Espanha, tanto na exportação como na importação, são a França, a Alemanha e a Itália. O turismo na Espanha movimenta bilhões de Euros ao ano, sendo o segundo país a liderar a economia com o turismo.

Na cultura dos espanhóis a dança típica é o flamenco, sendo um estilo musical fortemente influenciado pela cultura cigana. Os dançarinos de flamenco se vestem com roupas de cores fortes, babados que se movem enquanto rodam e dançam. As músicas e danças flamencas são passadas de geração em geração. São também abundantes estilos regionais da música folclórica e populares como o rock, pop e hip hop. As touradas estão em todo país, e é um dos signos da identidade da Espanha mais conhecido no mundo. As maiores e mais conhecidas touradas se realizam em Madri, e em algumas cidades de Castilhas, sendo que a temporada oficial começa em abril e termina em novembro.

A Páscoa é uma celebração muito importante no país, onde as procissões religiosas são de uma beleza excepcional. Um evento que atrai muitos turistas é A Provincial de Huelva, uma romaria com carroças tradicionais e decoradas com a cultura típica flamenca, para celebrar o folclore e a religião. Em abril, é celebrada a Feira em Sevilha, na qual ocorre uma semana de música e dança, onde as pessoas podem apreciar vinho, acompanhado de pernil e queijo.

O feriado nacional do Dia de Reis, celebrado em 06 de janeiro, há desfiles pelas cidades com os Reis Magos, vistos por milhares de crianças que esperam ansiosas seus presentes. No final de fevereiro têm o carnaval, sendo que segue os mesmos moldes do carnaval do Rio de Janeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (468.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com