TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Urgência Odontológica

Por:   •  5/6/2019  •  Ensaio  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ITACOATIARA – SEMSA

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SANTO ANTÔNIO

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA – PSE

LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA OLGA DE MORAES RÊGO FIGUEIREDO

ESF 20

ABRIL 2019

ITACOATIARA – AM

INTRODUÇÃO

Os levantamentos epidemiológicos são importantes para o conhecimento da prevalência e tipologia das doenças bucais, podendo-se a partir dos dados coletados, planejar, executar e avaliar ações de saúde.

A avaliação da saúde bucal dos educandos tem como objetivo identificar o estado de saúde bucal e situações de maior vulnerabilidade, identificando os estudantes com necessidade de cuidados específicos.

Os materiais necessários para a execução da avaliação de saúde bucal dos educandos incluem: luvas de procedimentos descartáveis, máscara descartável, avental descartável, espátulas de madeira, lixeiras, fichas para registro das informações e caneta.

A ficha odontológica foi preenchida com a quantidade em números de dentes cariados, perdidos (extração indicada) e obturados de cada aluno.

        O levantamento epidemiológico foi realizado no dia 28/03/219 na Escola Municipal Olga de Moraes Rêgo Figueiredo com as seguintes turmas do turno matutino: 1º Período A, 2º Período A, 2º período B, 2º período C, 1º ano A, 1º ano B, 2º ano A e 2º ano B totalizando 125 crianças avaliadas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Ao avaliar os resultados, foi possível observar na turma 1º Período A, onde foram avaliadas 07 crianças, que a quantidade de elementos dentários cariados foi maior que a de elementos obturados (restaurados), como mostra o gráfico 1. Todos os alunos avaliados dessa turma se encontravam na faixa etária de 4 anos de idade.

Conforme a análise dos dados coletados, pode-se obter um total de 7 dentes cariados e 6 dentes obturados em toda a turma avaliada.

Dentes

Cariados

Extração Indicada

Obturados

Total

7

0

6

Tabela 1 – Número total de dentes cariados e obturados.

A turma do 1º ano a, com alunos na faixa etária entre 6 e 7 anos, onde foram avaliadas 22 crianças, apresentou os seguintes dados:

Dentes

Cariados

Extração Indicada

Obturados

Total

31

7

12

Tabela 2 – Dentes cariados, extração indicada e obturados.

O 1º ano b, onde foram avaliados 21 alunos entre 6 e 7 anos de idade, apresentaram os seguintes dados, como mostra a tabela abaixo:

Dentes

Cariados

Extração Indicada

Obturados

Total

51

9

5

Tabela 3 – Dentes cariados, extração indicada e obturados.

A turma do 2º ano A, na qual estavam presentes alunos na faixa etária entre 6 e 7 anos de idade, apresentou maior quantidade de dentes cariados com relação a dentes obturados, como mostra a tabela 2. Foram avaliados 26 alunos, os quais já apresentavam dentição mista, ou seja, dentes decíduos e permanentes. Com a avaliação, é possível observar que a doença cárie não está sendo tratada nesses alunos, pois o número de dentes obturados, ou seja, restaurados, é muito menor que o número de elementos cariados e de extração indicada.

Dentes

Cariados

Extração Indicada

Obturados

Total

62

12

9

Tabela 4 – Número de dentes cariados, extração indicada e obturados.

A turma do 2º Ano B, com alunos entre 7 e 8 anos, apresentou o maior número de elementos com cárie (gráfico 3). Sendo que foram avaliados 17 alunos. Com isso, nota-se que há uma necessidade de tratamento restaurador além da promoção de saúde bucal.

Dentes

Cariados

Extração Indicada

Obturados

Total

45

15

15

Tabela 5 – Número de dentes cariados, extração indicada e obturados.

        A turma do 2º Período A, onde foram avaliados um total de 13 alunos, todos com 5 anos de idade, apresentaram:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (475.8 Kb)   docx (403 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com