TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antígona de Sófocles e o Profissional Cirurgião Dentista 

Por:   •  29/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

         

                 FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE CARATINGA  

                  CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA                              

                   ODONTOLOGIA_SOCIOANTROPOLOGIA

                                                   

        Amanda Braga Muzi, graduanda do curso de Bacharelado em Odontologia.

    Antígona de Sófocles e o Profissional Cirurgião Dentista em seu papel social

                   

A tragédia grega do rei Édipo de Tebas, introduz sobre desventuras que ocorreram com um grupo de quatro irmãos, após uma desgraça acometer ao pai, Édipo. Desenrola-se a trama, findando com a morte de dois irmãos, no campo de batalha, com agravante que tragicamente os irmãos foram mortos “entre si”, um ferindo o outro.

A peça de Antígona tem seu inicio a partir desse momento. Creonte, o novo rei de Tebas decreta que um dos irmãos, iria ser enterrado com honras militares e tendo todos os rituais que um cidadão grego tem direito para que descanse no Mundo Inferior, enquanto o outro teria seu corpo deixado no campo de batalha para ser comido por animais. A protagonista que era irmã desses guerreiros, Antígona, (mulher a frente de seu tempo, visto que mulheres não eram consideradas cidadãs na Grécia Antiga) então, confronta e se rebela ao decreto do rei, questionando o direito de seu irmão de ser enterrado conformem ao que os deuses haviam determinados aos seres humanos. O direito natural à morte digna. Nessa narrativa, o direito fundamental dos ser humano é questionado ao debater com o direito do estado.

Precipuamente, o direito natural é algo concebido ao ser humano, antes mesmo de nascer. Os ideais dessa corrente, agora conhecida como jusnaturalismo, influenciaram diferentes pensadores ao longo do tempo, sendo os Iluministas, defensores dessa ideologia.  Além disso, a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 segue sendo a norma máxima universal, contendo a ideia do fundamentalismo do direito natural. Nela está garantido, o direito a dignidade, a segurança, e também entre outras, a liberdade individual e coletiva, empregados em qualquer meio social, como por exemplo, consultórios odontológicos.

Para o jurista e filosofo Hans Kelsen, o direito é uma ordem normativa da conduta humana, o que regulam o comportamento humano. Desse modo, não só os direitos mais os deveres do individuo, irão estabelecer normas ás que ambas as partes sejam respeitadas de maneira igualitária, o que visa à existência do direito natural.

Dentro dessa perspectiva, o papel social que o profissional da Odontologia, possui é de suma importância para o bem estar da sociedade, já que é ele quem garante a saúde bucal da população, devendo zelar e fazer que essa seja cumprida na comunidade. Ademais, o dentista cuja, umas das principais tarefas é garantir tratamento de qualidade e digno (quais são parte essencial da Declaração Universal dos Direitos Humanos), passa a ser um ator social dessa norma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (211.8 Kb)   docx (427.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com