TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletrocardiograma

Por:   •  9/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO.

Segundo GUYTON (2008) o desempenho adequado da bomba cardíaca, que é formada por duas bombas distintas, o coração direito, que bombeia sangue pelos pulmões, e o coração esquerdo, que bombeia sangue pelos órgãos periféricos, estes exigem perfeita sincronia entre o período em que o músculo está relaxado, permitindo assim o enchimento das câmaras que são formadas por um átrio e um ventrículo, e o período de contração, o que possibilita imprimir pressão e velocidade ao sangue, garantindo a circulação sanguínea. O sincronismo dessa contração é garantido pela geração e propagação de potencias elétricos ao longo do miocárdico que funciona como sincício. O Eletrocardiograma constitui o exame padrão para se avaliar a geração e a propagação dessa atividade elétrica colocando-se eletródios na pele em lados opostos do coração, permitindo assim registrar os potenciais elétricos gerados por essas correntes.    

Com base nessas questões a prática teve como objetivo propiciar aos alunos conhecimentos práticos e básicos sobre eletrocardiografia.


MATERIAIS E MÉTODOS.

Vide roteiro.


CONCLUSÃO.

Ter conhecimento sobre eletrocardiograma nos proporciona um bom entendimento sobre os potenciais de ação no músculo cardíaco e como eles ocorrem para este realizar trabalho de forma correta, mostrando de forma matemática como ocorre a harmonia no trabalho realizado melo músculo cardíaco.

Portanto, é essencial ter ciência sobre eletrocardiograma para que se possa fazer uma avaliação clínica do coração, podendo com esse conhecimento perceber anomalias, perturbações, da execução normal das funções do músculo cardíaco.

 


REFERENCIAS.

GUYTON, A.; HALL, J. Tratado de Fisiologia Médica. 10ª edição, Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (102.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com